quarta-feira, 13 de abril de 2011

EU/MIM

eu / mim


Pronomes do caso reto
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
eles
Oblíquos  tônicos
Mim, comigo
 ti, contigo
 si consigo
 conosco
 convosco
 si, consigo




As gramáticas da língua portuguesa sempre recomendam que as formas oblíquas tônicas dos pronomes pessoais sejam regidas de preposição.


•Romualdo não vive sem  mim.

Meu amor pertence a ti; o teu, a mim.

•Minha filha precisa de mim.

•Aquele egoísta só pensa em em si (mesmo).

Observação:
use sempre as construções entre mim e ti.

Expressões como"entre eu e ele";
"entre eu e você"são consideradas desvio da norma culta. 

De acordo com a norma culta da língua, costuma haver confusão  entre pronome pessoal do caso oblíquo tônico "mim" e o pronome pessoal do caso reto "eu".

Exemplo:

 Você sempre ficou  entre mim e o Romualdo.

A norma culta condenaria, por exemplo, o uso de( Você  ficou entre eu e Romualdo...), porque "entre" é uma preposição e exige, como já ressaltado, o pronome na forma oblíqua tônica "mim", e não a forma pessoal do caso reto "eu".

Outros casos:

- O delegado fez de tudo para eu falar.
- Não façam nada sem eu saber.

Nas frases acima,  o pronome  eu é sujeito  de um verbo no infinitivo que vem a seguir. Para ter certeza, façamos o teste. É como se disséssemos:

 O delegado fez de tudo para que eu falasse.
 Não façam nada sem que eu saiba.


Cumpre evitar-se uma incorreção muito generalizada, que consiste em dar forma oblíqua ao sujeito do verbo infinitivo. Diga-se:

•Aquela não é tarefa para eu realizar.
e não:
•Aquela não é tarefa para mim realizar."( mim não pode ser sujeito)

Do cruzamento de duas construções perfeitamente corretas:

•Isto não é trabalho para eu fazer
e
•Isto não é trabalho para mim, surgiu uma terceira:

•Isto não é trabalho para mim fazer, em que o sujeito do verbo no infinitivo assume a forma oblíqua, contrariando a norma culta.

Observação:

Só existe um caso em que o verbo no infinitivo pode vir depois do pronome
”mim”. É quando mim não é sujeito do verbo em questão, mas complemento nominal do adjetivo difícil.
Exemplo:

E difícil para mim resolver esta questão.

  “difícil para mim”( mim é complemento nominal do adjetivo difícil e não sujeito do verbo resolver.

“Resolver esta questão” é sujeito oracional( oração subordinada subjetiva)


Exercícios
1.Complete com “eu” ou “mim”:


- eles chegaram antes de ____ .
- há algum trabalho para _____ fazer?
- há algum trabalho para ____ ?
- ele pediu para _____ elaborar alguns exercícios;
- para _____, viajar de trem é uma aventura deliciosa;


a) mim – mim – mim – mim – mim;
b) mim – eu – eu – eu – mim;
c) eu – eu – mim –mim – eu;
d) eu – mim –eu – mim – eu;
e) mim – eu – mim – eu – mim.

2. Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.

a) mim – consigo – o;
b) eu – com ele – lhe;
c) mim – consigo – lhe;
d) mim – contigo – te
e) eu – com ele – o .
3. Leia atentamente as seguintes frases:

I - João deu o livro para mim ler.
II - João deu o livro para eu ler.

A respeito das frases anteriores, assinale a afirmação correta:


a) a frase I está certa, pois a preposição para exige o pronome oblíquo mim.
b) a frase II está certa¸ pois o sujeito de ler deve ser o pronome do caso reto eu.
c) a frase I está certa, pois mim é objeto direito de deu.
d) a frase II está certa, pois para exige o pronome do caso reto eu.
e) ambas as frases estão corretas, pois a preposição para pode exigir a forma mim quanto a eu.
4.Complete  as lacunas com o pronome correto:


“Este encargo é para _________ assumir sozinho, sem que se repartam as responsabilidades
entre __________ .”


a) mim - eu e ti;
b) mim - mim e tu;
c) mim - mim e ti;
d) eu - eu e ti;
e) eu - mim e ti.
5. Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços.

I - de presente, deu-lhe, um livro para _____ ler.
II - de presente, deu um livro para _______ .
III - nada mais há entre _______ e você .
IV - sempre houve entendimentos entre _______ e ti.
V - José, espere, vou _______ .


a) ela – mim – eu – eu – consigo;
b) ela – eu – mim – eu – consigo;
c) ela – mim – mim – mim – com você;
d) ela – mim – eu – eu – consigo;
e) ela – mim – eu – mim – consigo.


GABARITO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...