segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ortografia

Dicas de ortografia

GRAFIA CORRETA DOS VERBOS
Não confunda  as terminações verbais -am, -ão.

Presente do indicativo
Os meninos jogam bola. (correta)
 Os meninos jogão bola. (incorreta)

 Isso é porque confundimos a pronúncia da sílaba tônica JOGAM com JOGÃO. Ora, jogão é um jogo grande, IMPORTANTE e não uma forma verbal.

Presente do indicativo:
 Façam de conta que eu não estou aqui(CORRETA)

“Fação de conta que e não estou aqui.”(INCORRETA)

Não passe vergonha escrevendo desta maneira:

“Vejão esta postagem no meu blog”.

“Sigão-me no twitter.”

Resumo:
Verbos terminados em -ar,  no presente do indicativo apresentam a terminação -AM .
 Eles jogam, comentam, brincam, cantam, pegam, falam, etc.

Exceção para os verbos SER e IR
Eles são muito inteligentes.
As amigas vão ao teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...