quinta-feira, 15 de setembro de 2011

VOCATIVO



Vocativo
Vocativo é um termo que não mantém relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar por alguém, para interpelar ou para invocar um ouvinte real ou imaginário.
Senhor presidente, a reunião começa dentro de 10 min.
A vida, minha amada, é feita de alegrias e de tristezas.
             
Querido, olhe para mim!
Atenção ao meu comando, pessoal!
Calma, meu amor, o mundo não foi feito num dia só.
Nessas orações, os termos destacados são vocativos: indicam e nomeiam o interlocutor a que se está dirigindo a palavra.
Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de apelo, tais como ó, olá, eh!, etc.
Por Exemplo:
Ó querida, preste mais atenção aos meus versos.
Eh! pessoal, nessa velocidade, vamos chegar à praia só amanhã.


Observação:
O emprego da vírgula é indispensável no vocativo. Observe:
Carlos, pode entrar.( Carlos é vocativo) .
Carlos pode entrar .( Carlos é sujeito)



VOCATIVO EXERCÍCIOS
1-    (UFMG) A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
 
“Minha bela Marília,
 tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.

a - (  ) vocativo
b - (  ) sujeito
c - (  ) aposto
d - (  ) adjunto adnominal

2. Aponte o vocativo nos casos abaixo:

1 – Tenha esperança, meu filho! Não desanime!
2 – Tome cuidado, garoto! Poderás se machucar.
3 – Ó Pai, obrigada por proteger-me.  
4– Amigo, posso pedir-lhe um favor? 
5 -  Participem todos da comemoração, caros colegas!

GV- QUESTÃO 122

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...