sábado, 28 de abril de 2012

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - MACKENZIE 2008

 Mack 2008

Texto para as questões de 1 a 3

 Ao presenciarmos situações assustadoras, que geram expectativa de um final ruim ou problemático, mesmo que na televisão ou no cinema, nosso cérebro cria uma sensação de tensão como se estivéssemos  vivenciando aquela situação. Essa capacidade do cérebro de vivenciar um episódio protagonizado por outra pessoa tem sido muito útil na evolução da raça humana, pois funciona como uma espécie de aprendizado para que saibamos como proceder frente a situações de ameaça.

1- Compreende-se corretamente do texto que
a) experiências em que se vivencia o terror devem ser estimuladas, dada sua extrema relevância no desenvolvimento das pessoas.
b) a identificação que se observa entre espectadores e personagens televisivas ou cinematográficas é determinada pelo grau de ameaça das situações ficcionais.
c) sobrecargas emocionais que propiciam crescimento humano são aquelas que a pessoa vivencia como se estivesse no lugar de um outro.
d) o ser humano é afetado emocionalmente não só pelo que vivencia diretamente, mas também pelo que observa, fato que constitui significativa experiência humana.
e) o cérebro é especialmente estimulado por situações inquietantes, oportunidades em que prepara a pessoa para ser protagonista de todos os episódios em que vier a se envolver na sua existência.

2- Assinale a alternativa correta.
a) O trecho “que geram expectativa de um final ruim ou problemático” (linha 1) equivale a uma caracterização da ideia contida em situações assustadoras (linha 1).
b) Em como se estivéssemos vivenciando (linhas 2 e 3), a forma verbal destacada indica um fato efetivamente realizado.
c) Em capacidade do cérebro (linha 3), a preposição estabelece entre os termos o mesmo tipo de relação que se observa em “mesa de vidro”.
d) A expressão aquela situação (linha 3) refere-se ao trecho sensação de tensão (linha 2).
e) A expressão mesmo que (linha 2) pode ser substituída por “embora”, sem prejuízo da correção e do sentido original.

3- Assinale a alternativa correta.
a) (linhas 3 e 4) Substituindo outra pessoa por “outras pessoas”, a forma verbal subseqüente, de acordo com a norma culta da língua, deveria ser grafada assim: “têm”.
b) (linha 5) Em frente a situações de ameaça, é opcional o uso de acento indicador de crase.
c) (linha 5) A expressão frente a pode ser substituída por “diante de”, sem prejuízo para o sentido original do trecho.
d) (linha 5) A eliminação da palavra como não prejudica nem a correção nem o sentido originais do trecho.
e) (linhas 4 e 5) Em para que saibamos como proceder, pode-se substituir para que, sem prejuízo do sentido original e do uso da norma culta escrita, por “afim de que”.

MACK/2012  -  VENÇA A GUERRA CONTRA A OBESIDADE
Texto para as questões de 04 a 08

4- Assinale a alternativa INCORRETA.
a)  Vença a guerra contra a obesidade (título) e enxugar as medidas (linha 01) exemplificam a presença de  linguagem metafórica no texto.
b) A partícula até (linha 08) apresenta mesmo sentido daquele presente em “Ele correu tanto como maratonista que chegou até a ponte da outra cidade”.
c) A presença de dados estatísticos (linhas 04 e 05) fortalece o argumento central, pois os números contribuem para evidenciar o assunto tratado.
d) Em Se nada for feito (linha 06), a partícula Se denota condição para que algo possa ser concretizado.
e) O título apresenta verbo no modo imperativo, expressando a noção, na globalidade da unidade textual, de  conselho, de atitude a ser tomada pelo leitor.

5- Considere as seguintes afirmações:
I. Em afinar a cintura (linhas 02 e 03), há uso de metonímia, considerando que a expressão se relaciona com  o excesso de peso em determinado indivíduo.
II. Em mas dá para reverter esse quadro (linha 07), a conjunção atribui sentido de oposição à estrutura sintática.
III. É opcional a presença da partícula se na forma verbal exercitar-se (linha 08), já que sua ausência mantém  inalterada a semântica do verbo.
Assinale:
a) se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.
b) se apenas as alternativas I e III estiverem corretas.
c) se apenas as alternativas II e III estiverem corretas.
d) se todas as alternativas estiverem corretas.
e) se nenhuma das alternativas estiver correta.

6- Assinale a alternativa correta sobre o texto.
a) É uma carta aberta com estrutura rígida que apresenta o ponto de vista de seu autor sem chegar, no entanto, a uma conclusão específica.
b) É um relato, considerando que há transmissão de um posicionamento pessoal situado num tempo e espaço específicos.
c) Por conter dados estatísticos, caracteriza-se essencialmente como um relatório de apresentação de resultados obtidos em um procedimento específico.
d) A narração no tempo presente de um fato cotidiano permite que se classifi  que o texto como um gênero leve de narrativa, tal como na crônica.
e) A finalidade do texto é esclarecer e orientar a população sobre determinado assunto e persuadi-la a uma mudança de comportamento.

7-Assinale a alternativa que melhor explica o significado de síndrome (linha 09) tal como presente no texto.
a) Estado de obesidade em que se encontra a população.
b) Associação de uma situação crítica a um conjunto de sinais e características.
c) Equivalente a hipertensão, obesidade e colesterol alto.
d) Medo diante de uma situação muito crítica.
e) Restrição física, mental ou sensorial, causada por fatores sociais.
8-Assinale a alternativa correta.
a) O texto explora fundamentalmente uma questão estética em relação ao aumento de peso, sugerindo, na sua conclusão, estratégias para voltar à boa forma.
b) Por meio de um confronto de argumentos, há no texto uma discussão implícita a respeito de a obesidade ser incorretamente tachada de doença no mundo ocidental.
c) Há, na exposição das ideias do texto, comparações que possibilitam ao leitor verificar que a obesidade é um problema exclusivamente norte-americano.
d) O texto defende que a obesidade é um problema essencialmente masculino, relacionado ao sedentarismo
dos envolvidos exclusivamente com o trabalho.
e) Por meio de uma linguagem clara e objetiva, o texto associa a obesidade não só a uma questão de saúde pública, mas também a uma necessária alteração de hábitos.


GABARITO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...