quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

ORTOGRAFIA X E CH


Cuidado na hora de escrever! 


Não  se  deve MEXER no facebook na hora do culto, nem MECHER.


Além de "mechendo", há outro erro gramatical  na charge acima( pronome demonstrativo esse . " esse aqui"
O correto é ESTE aqui, pois a expressão está perto do falante e não do ouvinte
Como se escreve? com ch ou com X

Aprenda a usar o ch e o x

Procure memorizar as palavras abaixo.

Ortografia
Representação do som (Xê)
a)   Com X
Dicas:
1.     palavras iniciadas por (en):
 enxoval – enxada – enxame – enxuto – enxada – enxurrada – enxerido – enxergar – enxotar .

Exceção:encher, encharcado.

2.     Ditongos:
 ameixa – caixa – baixo – enfaixar - faixa  - feixe – peixe – trouxa.


  Outros exemplos:
Bexiga -  caxumba – elixir -  frouxo -faxina -  graxa – lagartixa – laxante –luxação – mexer – mexerico - relaxante – repuxado - pixaim -  praxe – puxar  -  xale – xaxim - xícara - xingar –xampu – xará - xereta – xodó – xucro –  vexame


b)   Com CH
Apetrecho – bocheche – boliche – cachimbo – cachola – chafariz – cheque(ordem de pagamento)- chuchu – chumaço – chute –cochilar – colcha – deboche – encher – encharcado – espichar - fachada – facho – fecho – ficha – flecha – inchaço – machucar – mochila – pechincha – rachado – salsicha – piche.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Os porquês



Atendendo a pedidos, mais uma dica do emprego dos porquês.


1- Início de frase- por que  separado, sem acento.

2- Porquê junto, com acento  é substantivo( o porquê)

3- Porque junto, sem acento – usado na resposta ou indicando causa ou explicação.

4- Por que  separado e sem acento, quando significa o motivo
( pode ser trocado por pelo qual)


5- Por quê, separado e com acento, usado em  final de frase.




(1)Por que você não entende os (2)porquês?

 (3)Porque acha difícil demais.

Muitos não entendem ( 4) por que precisam escrever corretamente.

Não gosta dos porquês (5) por quê?




sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

REESCRITURA

A mensagem é verdadeira, mas o texto precisa ser revisado.
De acordo com a norma culta da língua portuguesa, há 3 erros neste texto:


Reescritura:
Perguntaram-me quanto vale um amigo.
Eu respondi.- não sei, os que tenho ganhei....
Não estão à venda...
E não têm preço.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Classes gramaticais - exercícios




Classes gramaticais : 

Leia: Quem casa quer casa/ longe de casa/ onde casa.

a) Escreva uma palavra ou expressão sinônima para cada ocorrência da palavra casa.
b) A que classe gramatical pertence cada uma das palavras destacadas?

2 Os carros importados estão cada vez mais caros; aliás, todos os importados estão cada vez mais caros.
a) na primeira ocorrência, a palavra importados é substantivo ou adjetivo? Por quê?
b) E na segunda ocorrência? por quê?

3. Sublinhe a palavra das orações abaixo que assumiu a função de substantivo.

a) Dois bicudos não se beijam.
b)Dançar é delicioso.
c) Oba! Tiramos três dez seguidos!
d) Desculpe, mas não aceito um não.
4.Indique a relação que as  das preposições grifadas estabelecem:
1.     Chegou de ônibus. (                                       )
2.     Voltou de Pernambuco. (                          )
3.     Saiu com os amigos. (                             )
4.     Vivia sem dinheiro.   (                       )
5.     Discursava para convencer. (                            )
6.     Morava em uma praia distante. (                      )
7.     Morreu de fome. (                         
8.     Usava um chapéu de palha. (                          )
9.     O carro de Paulo é antigo. (                     )
10.  Conversavam sobre futebol. (             )
5. Dê a classe gramatical  das palavras grifadas.
a)      Curta o curta: aproveite o feriado para assistir ao festival de curta-metragem.
b)    É trágico verificar que, na televisão brasileira, só o trágico é que faz sucesso.
c)     O café brasileiro faz sucesso no exterior.
d)    Tomar café é um costume do brasileiro.
e)     A cozinheira já preparou o jantar. Você vai jantar agora?
f)     O feitor gritou: “Eu mato aqueles escravos que fugirem para o mato.
g)    É difícil engolir o choro, quando choro porque estou nervosa.
h)     A professora corrigia a prova calmamente.
i)      A garçon prova o vinho antes de servir.

6.     Acrescente um advérbio aos verbos das frases a seguir.
a)     A criança brincava.
b)    O aluno fez a prova.
c)     O guerreiro luta.
d)    O cachorro morreu.
e)     Mariana mentiu.
f)     O dia amanheceu.

g)    Gosto do calor.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Posição das palavras na frase

Cuidado com a colocação das palavras na frase. Isso pode 

gerar CANIBALISMO.Observe o anúncio:







Reescritura:
Não é permitido duas pessoas comerem no mesmo prato.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Emprego dos porquês

A mensagem é verdadeira, porém a palavra " porque", na primeira frase, está empregada incorretamente.
PORQUE, neste caso, significa por que motivo, logo, dever ser escrito separado( por que).

Corrigindo:
Sabe por que os relacionamentos acabam cedo demais? 
Veja outros exemplos na postagem:
Emprego dos PORQUÊS

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...