quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Um grão de mostarda





Um grão de mostarda para expulsar a tristeza


Uma antiga lenda chinesa fala de uma mulher cujo filho único morreu. Em sua dor, ela aproximou-se de um mestre e disse: ' De que orações ou de que encantamentos mágicos dispões para trazeres de volta a vida do meu filho?'
Em vez de mandá-la embora ou argumentar com ela, ele lhe disse: “ Traga-me um grão de mostarda de um lar que jamais conheceu a tristeza. Nós o usaremos para expulsá-la de sua vida”.
A mulher partiu de imediato em busca do grão mágico de mostarda. Primeiro, dirigiu-se a uma esplêndida mansão, bateu à porta e falou: “ Estou procurando uma casa que nunca conheceu a tristeza. Esta casa é uma delas? É muito importante para mim!
'Responderam-lhe:
- Vieste ao lugar errado. E começaram a descrever-lhe os acontecimentos trágicos que recentemente pelos quais haviam passado. A mulher pensou consigo mesma: quem é capaz de ajudar esses infelizes melhor do que eu, que tive minhas próprias desgraças? E demorou-se algum tempo confortando-os.
Em seguida, prosseguiu em sua busca. Porém,  em todos os lugares, nas choupanas ou nos palácios, ela só encontrava histórias de tristeza e desgraças. Ao final, ela se envolveu tanto em amenizar a dor das outras pessoas que esqueceu a busca da semente de mostarda, não percebendo que acabara por expulsar a tristeza de sua vida e da vida da maioria das pessoas.

 Texto adaptado de algumas versões que circulam pela internet.

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...