domingo, 26 de julho de 2020

Meia-noite/ meia noite

Meia-noite ou meia noite ?

 As expressões existem, dependendo do contexto em que estão inseridas.

1. Para marcar a hora, devemos empregar meia-noite. Trata-se de um substantivo composto.

Exemplos:

Já é tarde, passa da meia-noite.

Trabalhei até às 23h50, quase meia-noite.


2. A expressão meia noite ( sem hífen) refere-se à metade da noite.


Gostaria de passar a noite inteira com minha prima no hospital, mas não aguentei.  Consegui ficar apenas meia noite.


x

sábado, 18 de julho de 2020

Período composto - exercícios

EXERCÍCIOS
CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES SUBLINHADAS em coordenadas ou subordinadas e justifique sua resposta:
1.    O bom é que você não desconfia nunca.

2.    Não veio nem telefonou.

3.    A estrada era perigosa, entretanto todos queriam visitá-la.

4.    Alencar estava esperançoso de que tudo se resolveria.

5.    Ora chama pela mãe, ora procura o pai.

6.    Todos desejamos que seu futuro seja brilhante.

7.    Argumentou durante duas horas, mas não convenceu.

8.    Falta carne no mercado, portanto conheça a comida vegetariana.

9.    Nesse particular, você tem razão, contudo não me convenceu.

10.  Vivia zombando de todos; logo, não merecia complacência.

11.  Conseguiu a aprovação, pois estudou como nunca fizera antes.

12.  Sabemos que eles estudam muito.



Orações subordinadas

ORAÇÕES SUBORDINADAS

Orações subordinadas
Como na imagem, vemos o presidente(oração principal e seus subordinados( orações subordinadas)


Por que subordinadas?

Na subordinação uma oração depende sintaticamente da outra, isto é, exerce uma função sintática em relação à oração principal.
 Um termo subordinado sempre  se relaciona com o principal.( relação de dependência)
  Desejo que você seja feliz.


                Desejo= oração principal

               Que você seja muito feliz. = oração subordinada substantiva objetiva direta.


Desejo é uma oração incompleta sintaticamente, pois apresenta um verbo transitivo direto (desejo), um sujeito oculto eu, mas falta o objeto direto ( termo subordinado)obrigatoriamente exigido pelo verbo transitivo direto.

que você seja muito feliz é uma oração que funciona como o objeto direto  que completa o verbo DESEJO da oração principal

1. ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA

AS ORAÇÕES SUBSTANTIVAS exercem função própria de um SUBSTANTIVO, isto é:

subordinada pode funcionar como:

SUJEITO
É possível que ele vença o jogo. 

OBJETO DIRETO> O aluno deseja que o professor explique bem o assunto.

OBJETO INDIRETO> Tudo depende de que você tome a decisão certa.

COMPLEMENTO NOMINAL> Tenho medo de que ele perca a coragem.

PREDICATIVO DO SUJEITO> O mais importante é que você me ame.

APOSTO> Ele só queria uma coisa: ganhar o mundo.

AGENTE DA PASSIVA> apesar de não ser reconhecida pela Gramática Normativa, a oração substantiva agente da passiva é cobrada em alguns processos seletivos.
Exemplo:
O caçador matou o leão por quem foi atacado.


2. ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

A oração subordinada vai exercer a função de um adjetivo, pois vai caracterizar a oração principal.
Exemplo:
O homem que trabalha acumula riquezas.
 O homem acumula riquezas = oração principal
 que trabalha = oração subordinada adjetiva
que trabalha é uma oração subordinada que funciona  como adjunto adnominal de homem.
homem que trabalha= homem trabalhador.
A oração subordinada adjetiva vale por um ADJETIVO.

3. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Exerce a função de um advérbio em relação à oração principal.

Assim que ele chegou, eu saí.
Assim que ele chegou = oração subordinada
   eu saí = oração principal
Assim que ele chegou é uma oração subordinada, pois funciona como adjunto adverbial de tempo do verbo SAÍ da oração principal.

Resumindo:
A oração subordinada sempre vai exercer função sintática em relação à oração principal.


terça-feira, 14 de julho de 2020

ACENTUAÇÃO - EXERCÍCIOS






Acentuação Gráfica – EXERCÍCIOS
1. Assinale o item em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de: também, incrível e caráter.
a) alguém, inverossímil, líder
b) hífen, ninguém, possível
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós


2. São acentuadas graficamente pela mesma razão as palavras da opção:
a) há – até – atrás
b) história – ágeis – você
c) está – até – você
c) ordinário – apólogo – insuportável
c) mágoa – ícone – número
3. Todas as palavras devem ser acentuadas na alternativa:
a) pudico, pegada, rubrica
b) gratuito, avaro, policromo
c) abdomen, itens, harem
d) magoo, perdoe, ecoa
e) contribuia, atribuimos, caiste


4. Assinale o item em que as palavras estão acentuadas segundo a mesma regra:
a) miúdo, pêndulo
b) história, distância
c) música, porém
d) respeitável, pálpebra
e) Lucília, três


5. Por serem proparoxítonos, deveriam estar acentuados os vocábulos da opção:
a) refrega, ibero, decano
b) aziago, pegada, avaro
c) leucocito, alcoolatra, interim
d) inaudito, batavo, erudito
e) rubrica, maquinaria, pudico


6. Qual  palavra deve ser necessariamente acentuada:
a) ai
b) pais
c) doida
d) sauva
e) saia


8. A alternativa em que somente uma das palavras deve receber acento gráfico é:
a) cha, patroa, nuvem
b) hifens, item, somente
c) arcaico, amor, caju
d) seduzi-lo, maracatu, cafezal
e) abençoe, saiu, hotel



9– (Mackenzie) Indique a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens,
b) ruim, sozinho, aquele, traiu
c) saudade, onix, grau, orquidea
d) flores, açucar, album, virus,
e) voo, legua, assim, tenis
      

10.Assinale a alternativa cuja palavra seja obrigatoriamente acentuada, em seguida, justifique sua resposta.

a) ate

b) fabrica

c) voce

d) medico

e) camelo

11. Assinale a alternativa cujas palavras são acentuadas pela mesma regra

a) ninguém, sofá, líder, música

b) saúde, Itaú, saída, miúdo

c) hífen, líder, método, barítono

e) desejável, imprescindível, lembrássemos, táxi.

12. Assinale a alternativa correta

a) todas as palavras possuem uma sílaba tônica.

b) Nem todas as palavras possuem uma sílaba tônica.

c) Todas as oxítonas terminadas em u são acentuadas.

d) Nem todas as proparoxítonas são acentuadas.


gabarito


sábado, 11 de julho de 2020

Coesão - exercícios



EXERCÍCIOS DE COESÃO

1- Assinale a opção que preenche, de forma coesa e coerente, as lacunas do texto abaixo.
O fenômeno da globalização econômica ocasionou uma série ampla e complexa de mudanças sociais no nível interno e externo da sociedade, afetando, em especial, o poder regulador do Estado. _________________ a estonteante rapidez e abrangência _________ tais mudanças ocorrem, é preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a mudança existiu como algo inerente ao sistema social.
(Adaptado de texto da Revista do TCU, nº82)

a) Não obstante – com que
b) Portanto – de que
c) De maneira que – a que
d) Porquanto – ao que
e) Quando – de que

2- Marque a seqüência que completa corretamente as lacunas para que o trecho a seguir seja coerente.

A visão sistêmica exclui o diálogo, de resto necessário numa sociedade ________ forma de codificação das relações sociais encontrou no dinheiro uma linguagem universal. A validade dessa linguagem não precisa ser questionada, ________ o sistema funciona na base de imperativos automáticos que jamais foram objeto de discussão dos interessados.
(Barbara Freytag, A Teoria Crítica Ontem e Hoje, pág. 61, com adaptações)

a) em que – posto que
b) onde – em que
c) cuja – já que
d) na qual – todavia
e) já que - porque

3. Leia o texto a seguir e assinale a opção que dá sequência com coerência e coesão.
Em nossos dias, a ética ressurge e se revigora em muitas áreas da sociedade industrial e pós-industrial. Ela procura novos caminhos para os cidadãos e as organizações, encarando construtivamente as inúmeras modificações que são verificadas no quadro referencial de valores. A dignidade do indivíduo passa a aferir-se pela relação deste com seus semelhantes, muito em especial com as organizações de que participa e com a própria sociedade em que está inserido.
(José de Ávila Aguiar Coimbra – Fronteiras da Ética, São Paulo, Editora SENAC, 2002).

a) A sociedade moderna, no entanto, proclamou sua independência em relação a esse pensamento religioso predominante.

b) Mesmo hoje, nem sempre são muito claros os limites entre essa moral e a ética, pois vários pensadores partem de conceitos diferentes.

c) Não é de estranhar, pois, que tanto a administração pública quanto a iniciativa privada estejam ocupando-se de problemas éticos e suas respectivas soluções.

d) A ciência também produz a ignorância na medida em que as especializações caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades e suas respectivas soluções.

e) Paradoxalmente, cada avanço dos conhecimentos científicos, unidirecionais produz mais desorientação e perplexidade na esfera das ações a implementar, para as quais se pressupõe acerto e segurança.

4- Assinale a opção que não constitui uma articulação coesa e coerente para as duas partes do texto.

O capital humano é a grande âncora do desenvolvimento na Sociedade de Serviços, alimentada pelo conhecimento, pela informação e pela comunicação, que se configuram como peças-chave na economia e na sociedade do século XXI. _____________,no mundo pós-moderno, um país ou uma comunidade equivale à sua densidade e potencial educacional, cultural e científico-tecnológico, capazes de gerar serviços, informações, conhecimentos e bens tangíveis e intangíveis, que criem as condições necessárias para inovar, criar, inventar.
 (Aspásia Camargo, “Um novo paradigma de desenvolvimento”)

a) Diante dessas considerações,

b) É necessário considerar a idéia oposta de que,
c) Partindo-se dessas premissas,
d) Tendo como pressupostos essas afirmações,
e) Aceitando-se essa premissa, é preciso considerar que,

5- Assinale a opção que não representa uma continuação coesa e coerente para o trecho abaixo.

É preciso garantir que as crianças não apenas fiquem na escola, mas aprendam, e o principal caminho para isso, além de investimentos em equipamentos, é o professor. É preciso fazer com que o professor seja um profissional bem remunerado, bem preparado e dedicado, ou seja, investir na cabeça, no coração e no bolso do professor.

a) Qualquer esforço dessa natureza já tem sido feito há muitos anos e comprovou que os resultados são irrelevantes, pois não há uma importação de tecnologia educacional.

b) Tal investimento não custaria mais, em 15 anos, do que o equivalente a duas Itaipus.

c) Esse esforço financeiro custaria muito menos do que o que será preciso gastar daqui a 20 ou 30 anos para corrigir os desastres decorrentes da falta de educação.

d) Isso custaria muitas vezes menos que o que foi gasto para criar a infra-estrutura econômica.

e) Um empreendimento dessa natureza exige como uma condição preliminar: uma grande coalizão nacional, entre partidos, lideranças, Estados, Municípios e União, todos voltados para o objetivo de chegarmos a 2022, o segundo centenário da Independência, sem a vergonha do analfabetismo.
(Adaptado de Cristovam Buarque, O Estado de S.Paulo, 09/7/2003)

6- Os trechos abaixo compõem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os para que componham um texto coeso e coerente e indique a opção correta.

( ) O primeiro desses presidentes foi Getúlio Vargas, que soube promover, com êxito, o modelo de substituição de importações e abriu o caminho da industrialização brasileira, colocando, em definitivo, um ponto final na vocação exclusivamente agrária herdada dos idos da colônia.

( ) O ciclo econômico subseqüente que nos surpreendeu, sem dúvida, foi a modernização conservadora levada à prática pelos militares, de forte coloração nacionalista e alicerçado nas grandes empresas estatais.

( ) Hoje, depois de todo esse percurso, o Brasil é uma economia que mantém a enorme vitalidade do passado, porém, há mais de duas décadas, procura, sem encontrar, o fio para sair do labirinto da estagnação e retomar novamente o caminho do desenvolvimento e da correção dos desequilíbrios sociais, que se agravam a cada dia.

( ) Com JK, o país afirmou a sua confiança na capacidade de realizar e pôde negociar em igualdade com os grandes investidores internacionais, mostrando, na prática, que oferecia rentabilidade e segurança ao capital.
( ) Em mais de um século, dois presidentes e um ciclo recente da economia atraíram as atenções pelo êxito nos programas de desenvolvimento.
( ) Juscelino Kubitschek veio logo depois com seu programa de 50 anos em 5, tornando a indústria automobilística uma realidade, construindo moderna infra-estrutura e promovendo a arrancada de setores estratégicos, como a siderurgia, o petróleo e a energia elétrica.
(Emerson Kapaz, “Dedos cruzados” in: Revista Política Democrática nº 6, p. 39)

a) 1º - 2º - 4º - 5º - 6º - 3º
b) 2º - 3º - 5º - 1º - 4º - 6º
c) 2º - 5º - 6º - 4º - 1º - 3º
d) 5º - 2º - 4º - 6º - 3º - 1º
e) 3º - 5º - 2º - 1º - 4º - 6º

7. Se cada período sintático do texto for representado, respectivamente, pelas letras X, Y, W e Z, as relações semânticas que se estabelecem no trecho correspondem às idéias expressas pelos seguintes conectivos:

a) X e Y mas W e Z.
b) X porque Y porém W logo Z.
c) X mas Y e W porque Z.
d) Não só X mas também Y porque W e Z.
e) Tanto X como Y e W embora Z.

8. Indique a opção que completa com coerência e coesão o trecho a seguir.

Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade ao da educação. Nem mesmo os de caráter econômico lhe podem disputar a primazia nos planos de reconstrução nacional. Pois, se a evolução orgânica do sistema de um país depende de suas condições econômicas,

a) subordina-se o problema pedagógico à questão maior da filosofia da educação e dos fins a que devem se propor as escolas em todos os níveis de ensino.

b) é impossível desenvolver as forças econômicas ou de produção sem o preparo intensivo das forças culturais.

c) são elas as reais condutoras do processo histórico de arregimentação das forças de renovação nacional.

d) o entrelaçamento das reformas econômicas e educacionais constitui fator de somenos relevância para o soerguimento da cultura nacional.

e) às quais se associam os projetos de reorganização do sistema educacional com vistas à renovação cultural da sociedade brasileira.

Atenção: as próximas questões são de Verdadeiro ou Falso.

Como se tornar o número 1

Chegar ao posto mais alto de uma empresa não é tarefa para acomodados. Exige talento, dedicação, persistência e principalmente uma boa dose de sacrifício. Segundo consultores de recursos humanos, é justamente esse empenho e espírito de liderança que as empresas valorizam nos ocupantes de cargos mais altos. “A pessoa deve ter iniciativa, capacidade de tomar decisões, fazer as coisas acontecerem”, diz o diretor da Top Human Resources, de São Paulo.

A qualificação profissional também é um dos principais aspectos para se alcançar o posto mais alto. “Qualquer executivo tem de investir sempre em sua educação”, enfatiza outro diretor de recursos humanos. “Senão você será um computador sem software”, completa.

Traçar metas profissionais é outro aspecto fundamental para quem quer chegar ao topo. Nesse caso, a ambição acaba sendo uma boa aliada.
A intuição também é uma boa arma na hora de dar um palpite em uma reunião. E, quem sabe, pode valer aquela promoção esperada...
Conhecer passo a passo cada etapa do processo de produção da empresa e do setor é um dos principais fatores que levaram M.C.P. a uma carreira bem-sucedida.
Ele aponta ainda a importância de valorizar os colegas. “Ninguém consegue as coisas sozinho. É fundamental reconhecer a participação do grupo e sempre motivá-lo”.
A primeira regra da cartilha daqueles que anseiam alcançar um alto cargo em uma corporação, de acordo com esses consultores, é não permanecer estagnado em uma função ou empresa por um longo período.
Daniela Paiva. Emprego e formação profissional. In Correio Braziliense, 23/6/2002.

Considerando o desenvolvimento das idéias do texto acima, julgue a pertinência das inserções sugeridas em cada parágrafo indicado nos itens abaixo, de modo a preservar os argumentos utilizados, as relações de coesão e coerência e a correção gramatical do texto.

9. Ao final do segundo parágrafo: Ciente disso, o economista R. B. nunca passou mais de um ano sem participar de algum tipo de especialização e considera que a aprendizagem é que vai permitir que alguém permaneça na função e obtenha resultados melhores.
10. Ao final do terceiro parágrafo: “Pois, se não sabe o que quer, dificilmente o profissional vai alcançar uma função significativa”, alerta um consultor paulista.
11. Ao final do quarto parágrafo: “Correr riscos com bom senso e ter uma boa percepção são necessários para se tornar um líder”, acrescenta um diretor da Executive Search.

12. Ao final do quinto parágrafo: Ele planejou, detalhe por detalhe, sua carreira deexecutivo na empresa X, qualificando-se por meio de cursos especializados ededicando tempo, além do horário de expediente, ao aprimoramento de línguas epesquisas sobre o mercado.

13. Ao final do sexto parágrafo: O executivo da CBI, J. S., concorda com M. C. P. e acrescenta: “Você tem de reconhecer a importância de cada um e as dificuldades de sua equipe”.


Julgue os itens subseqüentes com relação aos recursos de coesão textual e à adequação das palavras e da pontuação utilizadas no texto acima.


14. O adjetivo “acomodados”, no primeiro período, está empregado, textualmente, em oposição ao conjunto de substantivos expressos em “talento, dedicação, persistência e principalmente uma boa dose de sacrifício”, no período seguinte, que, por sua vez, podem ser interpretados como resumidos em “esse empenho”, no terceiro período.

15. Para que o texto fosse adequado ao tema e aos leitores em potencial, o estilo muito informal de linguagem e, especialmente, o título deveria sofrer ajustes retóricos de modo a se tornarem mais coerentes com o gênero argumentativo utilizado.

16. O emprego de outro (terceiro parágrafo), também (quarto parágrafo) e ainda(sexto parágrafo) mostra que diferentes classes gramaticais podem desempenhar a função de manter coesão textual entre os parágrafos e no texto como um todo.

17. Ao usar, tão freqüentemente, o recurso do discurso alheio, o autor do texto toma o cuidado de marcar por aspas aquelas afirmações acerca das quais não tem muita certeza ou que são empregadas com ironia.

18. De acordo com o desenvolvimento da argumentação, a troca de lugar entre o último período sintático do texto e o primeiro preservaria a coerência e a coesão textuais.

Leia o texto a seguir para responder às questões.

Os fragmentos abaixo, adaptados de VEJA, 13/2/2002, constituem um texto, mas estão ordenados aleatoriamente.
I. Para chefes, o caso é ainda mais complexo. Os que acham que seus subordinados nunca entendem o que eles falam precisam ficar atentos à própria conduta. Talvez o problema seja tanto de habilidade quanto de falta de comunicação.
II. E você? Está pronto para coordenar uma equipe ou para relatar a um grupo as propostas de seu departamento? Se a resposta é não, cuide-se. Corra atrás de cursos de liderança, compre livros que lhe ensinem a expressar suas idéias claramente.
III. O caixa da agência bancária é o mais indicado para liderar a equipe que vai propor alteração no desenho da área de atendimento ao público, onde ficam as filas. O faxineiro deve tomar a frente do pessoal que decidirá o local mais adequado para estocar material de limpeza.
IV. Competência técnica é só um ingrediente necessário à liderança. Um bom coordenador tem de conseguir explicar como a tarefa sob seu controle vai contribuir para os resultados da companhia, ou da instituição.

 Considerando que a organização de um texto implica a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, julgue os itens a seguir quanto à possibilidade de constituírem sequências lógicas e coerentes para os fragmentos acima.

19. I, II, IV, III. 
20. I, III, II, IV. 
21. II, III, IV, I.
 22. III, I, II, IV.
 23. IV,III, I, II.

Coesão – grupo de estudos
A coesão integra um dos requisitos imprescindíveis à construção de todo e qualquer texto. Há, portanto, alguns elementos que funcionam como principais agentes nesse processo, com vistas a fazer com que a mensagem se materialize de forma clara e precisa. Assim sendo, o texto que ora se evidencia a seguir carece de tais elementos, e sua principal tarefa é apontá-los, tendo como base os exemplos sugeridos.

Muito suor, pouca descoberta
O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. ---------não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade------- os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. ---------as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, --------- ---------- identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. -------------, é preciso persistência para encarar a profissão, -------------os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ---------não há faculdade de Arqueologia. --------, é preciso gostar de viver sem rotina, -------------o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.
                                                                (Super for Kids, nº 1)



gabarito AQUI

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...