segunda-feira, 25 de abril de 2011

O HÁBITO DA LEITURA

O hábito da leitura

A melhor forma de  se obter conhecimento é mergulhar na leitura de bons livros, porém essa prática tem sido abandonada devido ao desinteresse pelos livros e a falta de hábito de leitura fora da escola.

Com o advento da internet, muitos jovens deixam o livro do qual já não eram grandes fãs e passam horas no MSN, alimentando um vocabulário cada vez mais restrito ao universo da oralidade. Esse  fato torna  adolescentes e jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, adquirindo um conhecimento linguístico  cada vez mais limitado. Culpa do Internetês? É possível, pois ele induz  à abreviação, um dos vícios de linguagem . Por exemplo: beleza, vira blz, não, vira n, ou naum, o que é pior, uma vez que a palavra nem existe no vocabulário; está, vira tá e assim por diante.

Com certeza, a comunicação via msn tem seus atrativos, o que não pode acontecer é ela tomar o lugar da leitura de textos informativos e instrutivos.
Muitos desses jovens estão em fase de vestibular e o mesmo exige provas com conhecimento da língua portuguesa padrão. É preciso cuidado, pois pode ocorrer  um (des) aprendizado em relação à língua.
Muitos conteúdos aprendidos durante o período escolar são esquecidos por falta de estudo. Alguns alunos não adquirem o hábito de ler fora da escola,  restringindo o aprendizado à sala de aula. Dúvidas podem ser sanadas pelo hábito da leitura dos textos trabalhados em sala ou de livros relacionados com o tema discutido, principalmente no caso de língua portuguesa, sem falar em outras disciplinas como história, geografia e ciências.
 
Toda escola deve investir mais na  leitura,  pois  é por meio dela que se adquire cultura , enriquecimento do  vocabulário , exercício da criatividade  e aprimoramento do  processo de interpretação de texto.

Antônia de Fátima Fuini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turma do MARIO Dica para conjugar 5 verbos terminados em -iar que diferem dos demais com a mesma terminação. M ediar A nsiar ...