sexta-feira, 9 de março de 2012

CONJUNÇÃO - EXERCÍCIOS

Conjunção:exercícios

Relembre o assunto CONJUNÇÃO

1) Sublinhe as conjunções e indique o efeito de sentido de cada uma:

a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.

b) Estava estudando, quando você me telefonou.

c) Você reage ou será dominado pela doença.

d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.

e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.

f)Falou bonito, todavia não me convenceu.

g) Você presenciou a cena, portanto pode explicar tudo.

h) As plantações estavam bonitas, mas o temporal destruiu tudo.

i) Nossas leis não são justas, portanto precisamos de uma Constituinte para modificá-las,

j) Errou, mas não quer reconhecer o erro.

k) Ele falava e eu ficava ouvindo.

2) Diga se a conjunção E está ligando palavras ou orações:

a) Trabalha de dia e estuda à noite.

b) O médico e o psicólogo estudam o caso.

c) Desceu do carro e entrou no banco.

d) Minhas tias e meu avô vieram para a festa.

3) Sublinhe a conjunção coordenativa e classifique-a:

a) Tinha feito vários cursos, logo devia estar preparado para o cargo.

b) Vocês falam muito, contudo agem pouco.

c) O ator não aceitava críticas ao seu trabalho e criou vários atritos com a imprensa.

d) Reativemos o transporte ferroviário, pois é mais econômico.

e) Os povos da América Latina enfrentam problemas, por isso devem unir-se.

f) Não escreverei nada nem darei entrevista.

g) Quer colabore, quer dificulte nosso trabalho, o projeto será aprovado,

h) Continue escrevendo que você pode ir longe.

i) Ou muda muita coisa aqui, ou a situação vai ficar insuportável.

j) Havia várias propostas de emprego, todavia o salário não era convidativo.

4) Em cada uma das questões que seguem, ocorre uma conjunção coordenativa grifada. Indique o tipo de relação estabelecido por tal conjunção, de acordo com o código que segue.

A) relação de adição;

B) relação de oposição;

C) relação de alternância;

D) relação de conclusão;

E) relação de explicação

1. Não vieram à festa nem telefonaram avisando. (                                          )

2. Compre um carro, ou ande a pé. (                                                        )

3. Ele deve ser importante, pois todos falam dele. (                                          )

4. O terreno era árido, mas produzia alimentos para todos. (                            )

5) Saiu daqui faz umas duas horas, portanto já dever ter chegado. (                            )

5) Assinale a alternativa onde existe uma conjunção:

a) Era uma casa de tijolos.

b) Vi o carro de Mário.

c) Trajava roupas finas

d) Viu e comprou aquele sapato.

e) Falou contra nós.

6) "Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo." Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:

a) adição

b) oposição

c) alternância

d) explicação

e) conclusão

GABARITO  AQUI

54 comentários:

  1. Olá boa tarde. Não achei as respostas das três primeiras questões. Poderia me ajudar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as atividades....me ajudou mto.....obg!!!

    ResponderExcluir
  3. Pode me ajudar ?? Tenho 12 anos e ainda não aprendi o que é uma conjunção coordenativa pode me explicar?????? :D

    PS:Muito bom o site gostei demais estudei para minha prova nele :DDDD

    ResponderExcluir
  4. Pode me ajudar ?? Tenho 12 anos e ainda não sei o que é uma conjunção coordenativa pode me explicar adorei o blog estudei para prova com a ajuda dele :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel,
      Conjunção COORDENATIVA
      Coordenativas – que podem relacionar termos de mesmo valor sintático ou orações sintaticamente equivalentes - as chamadas orações coordenadas.
      Exemplo: O professor entrou na sala, cumprimentou os alunos e iniciou a explicação.
      Clique no link conjunções para ver a aula completa.
      Um abraço,
      Fátima

      Excluir
  5. Olá Fatima,
    Poderia me explicar o porque do #3, letra H, ser alternativa e não conclusiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conjunção OU indica ideia de alternância e não de conclusão.
      Ou acontece uma coisa ou outra.

      A conclusão se dá quando uma coisa é o resultado da outra. Exemplo:
      Trabalhei muito, LOGO, estou cansado.

      Excluir
    2. 3h-) Continue escrevendo que você pode ir longe. alternativa
      Não tá explicando o porquê ele deve continuar escrevendo?
      Continue escrevendo porque/pois você pode ir longe.
      Não entendi..

      Excluir
    3. Olá, Jeziel, o problema é que a letra h estava junto com a letra g, daí, a confusão.
      Realmente na letra H a conjunção QUE dá ideia de explicação. Já consertei o gabarito. Obrigada por sua participação. Se encontrar outro erro, fique à vontade para me comunicar.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Nao gostei muito!Senti falta de um exercicio sobre valor semantico dasconjunçoes. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, acho que você não prestou atenção ao exercício 1 . Efeito de sentido é justamente o valor semântico da conjunção.
      1) Sublinhe as conjunções e indique o efeito de sentido de cada uma:

      a) Saiu cedo, mas não voltou ainda. mas indica oposição,
      Veja também o exercício 4
      4) Em cada uma das questões que seguem ocorre uma conjunção coordenativa grifada. Indique o tipo de relação estabelecido por tal conjunção, de acordo com o código que segue.

      A) relação de adição;

      B) relação de oposição;

      C) relação de alternância;

      D) relação de conclusão;

      E) relação de explicação

      Quando perguntamos que tipo de relação a conjunção estabelece, estamos falando em valor semântico.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  8. Gosteii muitoo !!! Me ajudou a estudar para a prova de amh... kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, ótimo exercício, porem a resposta da questão um está incompleta uma vez que não diz quais as relações da preposições em destaque, mostrando somente sublinhadas.
    Respondi tudo, e agora estou com dúvidas sobre quais seriam os valores semânticos da preposições destacadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      primeiramente são CONJUNÇÕES e não preposições. Se você prestar atenção, o exercício pede para SUBLINHAR e não para explicar os valores semânticos , mas vou explicar, volte ao gabarito e terá a resposta do exercício 1. Obrigada por participar.

      Excluir
  10. Parabéns e obrigada.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Suas atividades são maravilhosas! Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito dessas atividades.Se você puder colocar questões voltadas ao Enem, seria bom também. Obrigado, é só uma sugestão.

    ResponderExcluir
  13. Esta atividade me ajudou bastante,nao tem este conteudo no meu livro do 5 ano,como a prefeitura da minha cidade cobra esse conteudo na prova padronizado deste bimestre,não nos da suporte,foi maravilhoso,obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, Vitória, a casa é sua, volte sempre!

    ResponderExcluir
  15. Nossa muito bom, me ajudou muito. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  16. ola, gostei da atividade mas voce poderia fala a resposta da segunda questao por favor, Fátima. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  17. poderia falar a resposta da segunda questao?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  18. ola, gostei da atividade mas voce poderia fala a resposta da segunda questao por favor, Fátima. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  19. Este blog foi um verdadeiro achado. Muito obrigado, professora!

    ResponderExcluir
  20. Muito boa essa atividade, estava com medo porque iria fazer uma prova do assunto, mas esse medo passou, obrigado!

    ResponderExcluir
  21. MUITO BOM O SITE, ME AJUDOU MUITO NA PROVA!!!! OBRIGADO

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito dos exercícios, Antônia. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...