Questões atuais Enem
QUESTÃO 1)
QUESTÃO 1)
Dia do Músico, do Professor, da Secretária, do
Veterinário... Muitas são as datas comemoradas ao longo do ano e elas, ao darem
visibilidade a segmentos específicos da sociedade, oportunizam uma reflexão
sobre a responsabilidade social desses segmentos. Nesse contexto, está inserida
a propaganda da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em que se combinam
elementos verbais e não verbais para se abordar a estreita relação entre
imprensa, cidadania, informação e opinião. Sobre essa relação, depreende-se do
texto da ABI que,
a)
para a imprensa exercer seu papel social, ela deve
transformar opinião em informação
b)
para a imprensa democratizar a opinião, ela deve
selecionar a informação.
c)
para o cidadão expressar sua opinião, ele deve
democratizar a informação.
d)
para a imprensa gerar informação, ela deve
fundamentar-se em opinião.
e)
para o cidadão formar sua opinião, ele deve ter
acesso à informação.Resolução
QUESTÃO 2)
Rede social pode prever desempenho profissional, diz pesquisa
Rede social pode prever desempenho profissional, diz pesquisa
Pense duas vezes antes de postar
qualquer item em seu perfil nas redes sociais. O conselho, repetido à exaustão
por consultores de carreira por aí, acaba de ganhar um status,
digamos, mais cientifico. De acordo com resultados da pesquisa, uma rápida
análise do perfil nas redes sociais pode prever o desempenho profissional do
candidato a uma oportunidade de emprego. Para chegar a essa conclusão, uma
equipe de pesquisadores da Northern Illinois University, University of
Evansville e Aubum University pediu a um professor universitário e dois alunos
para analisarem perfis de um grupo de universitários.
Após checar fotos, postagens, número
de amigos e interesses por 10 minutos, o trio considerou itens como
consciência, afabilidade, extroversão, estabilidade emocional e receptividade.
Seis meses depois, as impressões do grupo foram comparadas com a análise de
desempenho feita pelos chefes dos jovens que tiveram seus perfis analisados. Os
pesquisadores encontraram uma forte correlação entre as características
descritas a partir dos dados da rede e o comportamento dos universitários no
ambiente de trabalho.
Disponível em:
http://exame.abril.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
As redes sociais são espaços de
comunicação e interação on-line que possibilitam o
conhecimento de aspectos da privacidade de seus usuários. Segundo o texto, no
mundo do trabalho, esse conhecimento permite
a) identificar a capacidade física atribuída ao candidato.
b) certificar a competência profissional do candidato.
c) controlar o comportamento virtual e real do candidato.
d) avaliar informações pessoais e comportamentais sobre o candidato.
e) aferir a capacidade intelectual do candidato na resolução de problemas.
QUESTÃO 3)
Poesia quentinha
Projeto literário publica poemas em sacos de pão na capital mineira
Se a literatura é mesmo o alimento da alma, então os mineiros estão
diante de um verdadeiro banquete. Mais do que um pãozinho com manteiga, os
moradores do bairro de Barreiro, em Belo Horizonte (MG), estão consumindo
poesia brasileira no café da manhã. Graças ao projeto “Pão e Poesia”, que faz
do saquinho de pão um espaço para veiculação de poemas, escritores como Affonso
Romano de Sant’Anna e Fernando Brant dividem espaço com estudantes que passaram
por oficinas de escrita poética. São ao todo 250 mil embalagens, distribuídas
em padarias da região de Belo Horizonte, que trazem a boa literatura para o
cotidiano de pessoas, além de dar uma chance a escritores novatos de verem seus
textos impressos. Criado em 2008 por um analista de sistemas apaixonado por
literatura, o “Pão e Poesia” já recebeu dois prêmios do Ministério da Cultura.
Língua Portuguesa, n. 71, set. 2011.
A proposta de um projeto como o “Pão e Poesia” objetiva inovar em sua
área de atuação, pois
a)
privilegia novos escritores em detrimento daqueles já consagrados.
b)
resgata poetas que haviam perdido espaços de publicação impressa.
c)
prescinde de critérios de seleção em prol da popularização da
literatura.
d)
propõe acesso à literatura a públicos diversos.
e)
alavanca projetos de premiações antes esquecidos.
QUESTÃO 4)
QUESTÃO 4)
TEXTO I
Um ato de
criatividade pode contudo gerar um modelo produtivo. Foi o que ocorreu com a
palavra sambódromo, criativamente formada com a terminação -(ó)dromo
(=corrida), que figura em hipódromo, autódromo, cartódromo, formas que designam
itens culturais da alta burguesia. Não demoraram a circular, a partir de então,
formas populares como rangódromo, beijódromo, camelódromo.
AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da
língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.
TEXTO II
Existe coisa mais
descabida do que chamar de sambódromo uma passarela para desfile de escolas de
samba? Em grego, -dromo quer dizer “ação de correr, lugar de corrida”, daí as
palavras autódromo e hipódromo. É certo que, às vezes, durante o desfile, a escola
se atrasa e é obrigada a correr para não perder pontos, mas não se desloca com
a velocidade de um cavalo ou de um carro de Fórmula 1.
GULLAR, F. Disponível em:
www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012.
Há nas línguas
mecanismos geradores de palavras. Embora o Texto II apresente um julgamento de
valor sobre a formação da palavra sambódromo, o processo de formação dessa
palavra reflete
a)
o dinamismo da língua na criação
de novas palavras.
b)
uma nova realidade limitando o aparecimento de novas palavras.
c)
a apropriação inadequada de mecanismos de criação de palavras por
leigos.
d)
do reconhecimento da impropriedade semântica dos
neologismos.
e)
e a restrição na produção de novas palavras com
o radical grego.
QUESTÃO 5)
Tudo era harmonioso, sólido, verdadeiro. No princípio. As mulheres, principalmente as mortas do álbum, eram maravilhosas. Os homens, mais maravilhosos ainda, ah, difícil encontrar família mais perfeita. A nossa família, dizia a bela voz de contralto da minha avó. Na nossa família, frisava, lançando em redor olhares complacentes, lamentando os que não faziam parte do nosso clã. [...]
Tudo era harmonioso, sólido, verdadeiro. No princípio. As mulheres, principalmente as mortas do álbum, eram maravilhosas. Os homens, mais maravilhosos ainda, ah, difícil encontrar família mais perfeita. A nossa família, dizia a bela voz de contralto da minha avó. Na nossa família, frisava, lançando em redor olhares complacentes, lamentando os que não faziam parte do nosso clã. [...]
Quando Margarida
resolveu contar os podres todos que sabia naquela noite negra
da rebelião, fiquei furiosa. [...]
É mentira, é
mentira!, gritei tapando os ouvidos. Mas Margarida seguia em frente: tio
Maximiliano se casou com a inglesa de cachos só por causa do dinheiro, não
passava de um pilantra, a loirinha feiosa era riquíssima. Tia Consuelo? Ora,
tia Consuelo chorava porque sentia falta de homem, ela queria homem e não Deus,
ou o convento ou o sanatório. O dote era tão bom que o convento abriu-lhe as
portas com loucura e tudo. “E tem mais coisas ainda, minha queridinha”,
anunciou Margarida fazendo um agrado no meu queixo. Reagi com violência: uma
agregada, uma cria e, ainda por cima, mestiça. Como ousava desmoralizar meus
heróis?
TELLES, L. F. A estrutura da bolha de
sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999
Representante da
ficção contemporânea, a prosa de Lygia Fagundes Telles configura e desconstrói
modelos sociais. No trecho, a percepção do núcleo familiar descortina um(a)
a)
convivência frágil ligando pessoas financeiramente dependentes.
b)
tensa hierarquia familiar equilibrada graças à presença da matriarca.
c)
pacto de atitudes e valores mantidos à custa de ocultações e
hipocrisias.
d)
tradicional conflito de gerações protagonizado pela narradora e seus
tios.
e)
velada discriminação racial refletida na procura de casamentos com
europeus.
QUESTÃO 6)
14 coisas que você não deve jogar na privada
14 coisas que você não deve jogar na privada
Nem no ralo. Elas
poluem rios, lagos e mares, o que contamina o ambiente e os animais. Também
deixa mais difícil obter a água que nós mesmos usaremos. Alguns produtos podem
causar entupimentos:
• cotonete e fio
dental;
• medicamento e preservativo;
• óleo de cozinha;
• ponta de cigarro;
• poeira de varrição de casa;
• fio de cabelo e pelo de animais;
• tinta que não seja à base de água;
• querosene, gasolina, solvente, tíner.
• medicamento e preservativo;
• óleo de cozinha;
• ponta de cigarro;
• poeira de varrição de casa;
• fio de cabelo e pelo de animais;
• tinta que não seja à base de água;
• querosene, gasolina, solvente, tíner.
Jogue esses
produtos no lixo comum. Alguns deles, como óleo de cozinha, medicamento e
tinta, podem ser levados a pontos de coleta especiais, que darão a destinação
final adequada.
MORGADO, M.; EMASA. Manual de
etiqueta. Planeta Sustentável, jul.-ago. 2013 (adaptado).
O texto tem
objetivo educativo. Nesse sentido, além do foco no interlocutor, que caracteriza
a função conativa da linguagem, predomina também nele a função referencial, que
busca
a)
despertar no leitor sentimentos de amor pela natureza, induzindo-o a ter
atitudes responsáveis que beneficiarão a sustentabilidade do planeta.
b)
b informar o leitor sobre as consequências da
destinação inadequada do lixo, orientando-o sobre como fazer o correto descarte
de alguns dejetos.
c)
c transmitir uma mensagem de caráter subjetivo,
mostrando exemplos de atitudes sustentáveis do autor do texto em relação ao
planeta.
d)
D estabelecer uma comunicação com o leitor,
procurando certificar-se de que a mensagem sobre ações de sustentabilidade está
sendo compreendida.
e)
E explorar o uso da linguagem, conceituando
detalhadamente os termos utilizados de forma a proporcionar melhor compreensão
do texto.
QUESTÃO 7)
Disponível em: www.behance.net.
Acesso em: 21 fev. 2013 (adaptado).
A rapidez é
destacada como uma das qualidades do serviço anunciado, funcionando como
estratégia de persuasão em relação ao consumidor do mercado gráfico. O recurso
da linguagem verbal que contribui para esse destaque é o emprego
a)
do termo “fácil” no início do anúncio, com foco no processo.
b)
de adjetivos que valorizam a nitidez da impressão.
c)
das formas verbais no futuro e no pretérito, em sequência.
d)
da expressão intensificadora “menos do que” associada à qualidade.
e)
da locução “do mundo” associada a “melhor”, que quantifica a ação.
Respostas comentadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário