quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Hábito de ler

  

 


 

 

Muito se tem falado sobre gostar ou não de ler. Em primeiro lugar, não nascemos gostando ou não disso ou daquilo. Assim como ninguém nasce gostando de cinema, de futebol ou de música, ninguém nasce gostando de ler.

Aprendemos a gostar das atividades e essa aprendizagem é cultural, é questão de hábito. Podemos desenvolver o gosto pela leitura se, desde cedo, tivermos experiências gratificantes com os livros.Sabemos que a criança aprende por imitação, incentivo, inspiração. Portanto, é mais fácil motivar a criança a ler do que fazer isso com o adolescente ou adulto.

Assim, para a criança que lê mais nas séries iniciais, a leitura se torna um hábito. Nessa fase, os pais parecem mais preocupados com a vida escolar dos filhos: acompanham as tarefas de casa, querem saber como os filhos estão desenvolvendo as atividades, incentivam a leitura, leem para a criança e com ela.

É importante lembrar que a leitura fornece material para a escrita: o que vamos escrever (desenvolvimento do vocabulário) e como vamos fazê-lo (estrutura do texto). Além disso, ler é uma grande aventura...

Um abraço,

 Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...