sábado, 26 de fevereiro de 2011

CONCORDÂNCIA VERBAL

Um dos assuntos mais cobrados em concursos e vestibulares

Concordância verbal

 Regra nº1

 O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa( esteja o verbo antes ou depois do sujeito. )

Demais casos:
1. Sujeito simples
 Ex.: Ele joga bola. / Eles jogam conversa fora. /  Chegou o aluno/ Chegaram os alunos.

 Impressionou-me aquele comentário./Impressionaram-me aqueles comentários.

2. sujeito composto antes do verbo

 a) o verbo vai para o plural:

 Exemplo: Alunos e professores participaram do projeto Tutela Educacional.

b) o verbo poderá ficar no singular:

- os núcleos  do sujeito composto aparecem resumidos por tudo, nada, ninguém.

Exemplo: Diretores, gerentes, supervisores, ninguém faltou à reunião.

 A ameaça, o terrorismo, a agressão, nada o assustava.


c) sujeito composto depois do verbo:  o verbo vai para o plural

 Chegaram ao estádio os jogadores e o técnico.

 Cambaleavam na rua aqueles pobres mendigos.


3. núcleos do sujeito ligados por OU

 a) se houver ideia de exclusão ou retificação, o verbo fica no singular.

 Paulo ou José será o presidente do clube. (apenas um pode ser o presidente)

b) se não houver ideia de exclusão o verbo vai para o plural.
 A bebida ou o fumo causam dependência no indivíduo; são drogas pesadas. 
( tanto a bebida quanto o fumo causam dependência)


 4. Sujeito coletivo

 Quando o sujeito é um coletivo, o verbo concorda com esse coletivo.

 Exemplo: A multidão aplaudiu o discurso do diretor.

 As boiadas seguiam seu caminho pelo pantanal.

 Observação: se o coletivo vier especificado o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural.

 Exemplo: A equipe de cinegrafistas acompanhou o protesto dos professores pelas ruas do Recife. (verbo concorda com equipe)

 A equipe de cinegrafistas acompanharam o protesto dos professores pelas ruas do Recife. (verbo concorda com cinegrafistas)

A maioria dos diretores concordou/concordaram com a execução do projeto.
(maioria concordou/ diretores concordaram)

5. Sujeito é substantivo que só tem plural.

 Quando o sujeito é um substantivo usado somente no plural, há duas possibilidades:

 a) se o substantivo não vier precedido de artigo fica no singular.

 Exemplo: Estados Unidos é a maior potência econômica do mundo.
              
b) se o substantivo for precedido de artigo, o verbo vai para o plural.
Os Estados Unidos são a maior potência econômica do mundo

6. Sujeito é um pronome de tratamento.

 Quando o sujeito é um pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa.
 Exemplo: Vossa Excelência agiu corretamente.
Vossas Excelências votaram a nova lei.

7. Sujeito é um pronome relativo QUE ou QUEM

 a) se o sujeito for o pronome relativo QUE, o verbo concordará em número e pessoa com o antecedente do pronome.
 Exemplo: Fui eu que liguei o rádio.
 Fomos nós que consertamos a TV.

b) se o sujeito for o pronome QUEM, o verbo fica na 3ª pessoa do singular.

 Exemplo: Não sou eu quem faz o jantar.

 Fui eu quem pagou o jantar.

 Observação: É comum o verbo concordar com o antecedente do pronome QUEM.

Exemplo: Não sou eu quem faço o jantar.


8. Verbo + pronome SE  apassivador( Voz passiva pronominal)

 O verbo concorda com o sujeito.

 Exemplo: Vende-se uma geladeira.
 Vendem-se várias geladeiras.

 Vende-se este carro .
Vendem-se  estes carros.


9. Sujeito formado por expressões Um ou outro

O verbo concorda no singular com o sujeito.
 Exemplo: Um ou outro jogador merecia críticas.
Um ou outro motorista levava a irmã ao colégio.

10. Um e outro, nem um nem outro

O verbo concorda preferencialmente no plural.

 Exemplo: Um e outro permaneciam aguardando a chamada.

 Nem um nem outro quiseram tomar banho.

11. Um dos que, uma das que

O verbo vai, de preferência, para o plural.
 Exemplo: Antônio é um dos que mais estudam matemática.


12.Mais de, menos de
O verbo concorda com o numeral a que se refere.

 Exemplo:
Mais de um aluno apresentou a pesquisa de campo.
Mais de cem menores fugiram do presídio.

13. A maior parte de, grande número de

Essas expressões seguidas de substantivos ou pronome no plural, o verbo pode ir para o singular ou para o plural.
 Exemplo: Grande número de empresários se revoltou/revoltaram contra o governo. ( grande número se revoltou) (empresários se revoltaram)
 A maioria das pessoas protestou/protestaram contra o aumento da energia elétrica. ( maioria protestou) ( pessoas protestaram)


14.Quais de vós, quantos de nós, alguns de nós

O verbo concordará com os pronomes nós ou vós ou fica na 3ª pessoa do plural.
 Exemplo: Alguns de nós concordamos com você.
 Muitos de vós não conheceis as leis.

 Observação

 Se o pronome indefinido ou interrogativo estiver no singular, o verbo ficará na 3ª pessoa do singular.

 Exemplo: Nenhuma de nós ouviu a notícia.

15.  Verbos impessoais ficam na 3ª pessoa do singular, pois não possuem sujeito.

Casos:
a) Verbo Fazer indicando tempo:
Faz cinco anos que ele não aparece.
Deve fazer anos que ele não aparece.

b) Verbo HAVER

Haver com significado de EXISTIR, OCORRER, ACONTECER( O verbo haver fica na 3a. pessoa do singular)Neste caso temos ORAÇÃO SEM SUJEITO.

muitos livros sobre a mesa./ EXISTEM MUITOS LIVROS SOBRE A MESA
Havia pessoas interessadas na vaga de recepcionista./EXISTIAM PESSOAS...
Houve vários acidentes durante o Carnaval.

Deve haver pessoas interessadas na vaga de.../DEVEM EXISTIR PESSOAS

Vai haver comentários a respeito daquele assunto./VÃO OCORRER COMENTÁRIOS..

Haverá muitas pessoas desempregadas no ano que vem./EXISTIRÃO MUITAS PESSOAS ...

OBSERVAÇÃO:
HAVER EM SENTIDO REAL( HAVER MESMO) o verbo concorda com o sujeito.

As costureiras haviam feito os vestidos de noiva.( concordância com o sujeito "costureiras")

Havemos de vencer mais esta prova.

Bibliografia consultada:
Cipro Neto, Pasquale


    Gramática da língua Portuguesa/Pasquale & Ulisses, - São Paulo, Scipione, 1988

CONCORDÂNCIA VERBAL – EXERCÍCIOS
--------------------------------------------------------------------------------
Exercício 1: (FCC 2006)

Para que se respeite a concordância verbal, será preciso corrigir a frase:
A)  Têm havido dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano.
B)  Têm sido levantadas dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano.
C)  Será que o sistema de saúde cubano tem suscitado dúvidas sobre sua eficácia?
D)  Que dúvidas têm propalado os adversários de Cuba sobre seu sistema de saúde?
E)  A quantas dúvidas tem dado margem o sistema de saúde de Cuba?

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 2: (FCC 2007)
As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:

A)  Não se imputem aos adolescentes de hoje a exclusiva responsabilidade pelo fato, lastimável, de aspirarem a tão pouco.
B)  A presença maciça, em nossas telas, de tantas ficções, não nos devem fazer crer que sejamos capazes de sonhar mais do que as gerações passadas.
*C)  Se aos jovens de hoje coubesse sonhar no ritmo das ficções projetadas em nossas telas, múltiplos e ágeis devaneios se processariam.
D)  Ficaram como versões melhoradas da nossa vida acomodada de hoje o vestígio dos nossos sonhos de ontem.
E)  Ao pretender que se mobilize os estudantes para as exigências do mercado de trabalho, o professor de nossas escolas impede-os de sonhar.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 3: (FCC 2007)

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase:


A)  Para que não …… (restringir) o sonho de um jovem, as imposições do mercado de trabalho devem ter sua importância relativizada.

B)  Seria essencial que nunca …… (faltar) aos adolescentes, mesmo em nossos dias pragmáticos, a liberdade inclusa nos sonhos.

C)  Entre as duas hipóteses que …… (examinar), considera o autor que o elemento comum é redução da capacidade de sonhar.

D)  Não se …… (delegar) às escolas a missão exclusiva de preparar os jovens para sua inserção no mercado de trabalho.

E)  É pena que …… (faltar) aos jovens a referência dos sonhos que seus pais já tenham alimentado em sua época de adolescentes.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 4: (FCC 2009)

As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na construção da seguinte frase:


A)  Atribuem-se a picos de tensão ou raios ocasionais a causa de muita perda de informações, que se julgavam preservadas numa memória eletrônica.

B)  Diferentemente do que ocorre com livros muito antigos, que se vêm revelando muito resistentes, os de hoje ressentem-se do uso constante.

C)  Caso deixassem de haver as grandes bibliotecas de hoje, é possível que os homens do futuro não pudessem interpretar plenamente a nossa cultura.

D)  Confia-se a um suporte eletrônico incontáveis informações, mas não se podem avaliar com segurança quanto tempo permanecerão disponíveis.

E)  Ainda que só venha a restar da nossa época algumas boas bibliotecas, elas serão suficientes para dar notícia do que pensamos e criamos.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 5: (FEI-SP 1997)

Indique a alternativa em que haja ERRO de concordância:


A)  Terminadas as aulas, os alunos viajaram.
B)  Esta maçã está meia podre.
C)  É meio-dia e meia.
D)  Dinheiro, benefícios pessoais, chantagens, nada podia corrompê-lo.
E)  Ajudaram no trabalho amigos e parentes.

--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 7:

“Se _________ mais tarefas a executar ____________ mais elementos na equipe de trabalho”.


A)  houvessem / deveriam existir.
B)  houvesse / deveria existir.
C)  houvessem / deveria existir.
D)  houvesse / deveriam existir.
E)  houvessem / deveriam existirem.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 8:

“No dia marcado ___________-se as provas, a que ___________ de _________ apenas dois por cento dos candidatos”.


A)  realizou / deixou / comparecer.
B)  realizou / deixaram / comparecer.
C)  realizou / deixou / comparecerem.
D)  realizaram / deixou / comparecerem.
E)  realizaram / deixaram / comparecer.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 9:

“Não _______ ainda sete horas, e já _________ muitas pessoas que ___________ o início do expediente”.


A)  seriam / haviam / aguardava.
B)  seriam / havia / aguardavam.
C)  seria / haviam / aguardava.
D)  seria / haviam / aguardavam.
E)  seria / havia / aguardavam.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 10:

“Não ___________ condições para se ____________ os trabalhos; mesmo que as _____________, era tarde”.


A)  havia / recomeçarem / houvesse.
B)  haviam / recomeçarem / houvessem.
C)  haviam / recomeçar / houvesse.
D)  haviam / recomeçar / houvessem.
E)  havia / recomeçar / houvessem.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 11:

“__________ três meses que não ___________ os pássaros”.


A)  faziam / via-se.
B)  fazia / viam-se
C)  fazia / se viam
D)  fazia / se via
E)  faziam / se viam

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 12:

“______________ épocas em que não __________ levantamentos; praticamente, não __________ dados atualizados na secretaria”.


A)  houve / se fez / havia.
B)  houve / se fizeram / havia.
C)  houveram / se fez / tinha.
D)  houveram / se fizeram / haviam.
E)  houve / se fizeram / existia.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 13: (UFPR 2010)

Considere as seguintes formas verbais:

1.havia recebido
2.tinha recebido
3.estava recebendo
4.iria estar recebendo

Na frase “Todas as notícias daquele dia foram redigidas a partir dos documentos que a direção do jornal recebera do ministério público”, a forma verbal grifada pode ser substituída, mantendo-se a relação de sentido temporal e sem prejuízo à obediência à língua culta, por:


A)  4 apenas
B)  1, 2 e 3 apenas.
C)  3 e 4 apenas.
D)  1 e 4 apenas.
E)  1 e 2 apenas.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 14:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:

“Nesse campo ___________ muitas teorias, algumas __________ apresentadas do que outras, mas não perfeitas”.


A)  existe / melhores.
B)  existe / mais bem.
C)  existem / mais bem.
D)  existem / melhores.
E)  existe / melhor.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 15:

Assinale a alternativa que contém as formas adequadas ao preenchimento das lacunas.

“___________ dez horas que se ____________ iniciado os trabalhos de apuração dos votos sem que se ___________ quais seriam os candidatos vitoriosos”.


A)  fazia / haviam / previsse.
B)  faziam / haviam / prevesse.
C)  fazia / havia / previsse.
D)  faziam / havia / previssem.
E)  fazia / haviam / prevessem.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 16:

ssinale a concordância errada.


A)  Aqui faz verões terríveis.
B)  Era três horas quando Pedro saiu.
C)  A maior parte de suas companheiras eram felizes.
D)  Antigamente devia haver ali belas matas.
E)  Ficou na gaveta o dinheiro e as jóias.

--------------------------------------------------------------------------------

Exercício 17:

Assinale a alternativa cujos verbos que completam adequadamente as lacunas abaixo.

“Logo que forem ________ os relatórios e __________ os problemas, será ______________ a razão das grandes despesas em nossa repartição”.


A)  lido, resolvido, discutido.
B)  lidos, resolvidos, discutido.
C)  lidos, resolvido, discutida.
D)  lido, resolvidos, discutida.
E)  lidos, resolvidos, discutida.

GABARITO AQUI

Um comentário:

Junto e separado

Junto e separado O som pode ser o mesmo, mas a grafia e o significado são diferentes. Confira! 1.Porquanto Não me separo de você porqu...