1 CONCEITO
Conjunções são palavras que ligam termos de uma oração e também orações.
Exemplo: Pedro e João foram ao cinema.( a palavara E ligou dois núcelos do sujeito.)
Lutamos e vencemos.( a palavra E ligou duas orações.)
Exemplo: Pedro e João foram ao cinema.( a palavara E ligou dois núcelos do sujeito.)
Lutamos e vencemos.( a palavra E ligou duas orações.)
As conjunções podem se coordenativas e subordinativas
a) Coordenativas – que podem relacionar termos de mesmo valor sintático ou orações sintaticamente equivalentes - as chamadas orações coordenadas.
Exemplo: O professor entrou na sala, cumprimentou os alunos e iniciou a explicação.
De acordo com o sentido das relações que estabelecem, as conjunções coordenativas são classificadas em:
Aditivas (exprimem valor de adição, soma): e, nem, não só... mas também, etc.;
Exemplo:
Exemplo:
1.Não só comentou o caso com os colegas, mas também o levou ao conhecimento da imprensa.
2.Comentou o caso com os colegas e o levou ao conhecimento da imprensa.
3.Não fez o relatório nem comunicou que não o fizera.
Adversativas (exprimem valor de oposição, contraste): mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, etc.
Exemplo:
Pediu a palavra, mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto não conseguiu falar na reunião..
Exemplo:
Pediu a palavra, mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto não conseguiu falar na reunião..
Alternativas (exprimem valor de alternância ou exclusão): ou..., ou; ora... ora,etc.;
Resolva seu problemas ou não terá paz.
Ora chora, ora ri, aquela doida.
Resolva seu problemas ou não terá paz.
Ora chora, ora ri, aquela doida.
Conclusivas (exprimem valor de conclusão): logo, portanto, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), etc.
Já tomei todas as providência, portanto o evento sairá perfeito.
Já tomei todas as providência, portanto o evento sairá perfeito.
Explicativas (exprimem valor de explicação ou justificativa): pois (anteposto ao verbo), que, porque, porquanto, pois.
"Cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida por seus pensamentos".
"Cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida por seus pensamentos".
B: Subordinativas: introduz ou relaciona uma oração subordinada que desempenha função sintática em relação à oração principal. Observe:
A sociedade deseja que a imprensa seja livre. ( que a imprensa seja livre completa o sentido do verbo desejar( da oração principal), exercendo a função sintática de OBJETO DIRETO )
Se houvesse mais homens honestos, haveria mulheres mais seguras.( se houvesse mais homens honestos expressa uma condição para que haja mulheres mais seguras.
As conjunções subordinativas classificam-se como
a. Integrantes : que e se( introduzem orações subordinadas substantivas)
Sabemos que ela saiu mais cedo.
Não sabemos se ela saiu mais cedo.
Sabemos que ela saiu mais cedo.
Não sabemos se ela saiu mais cedo.
b. concessivas (exprimem concessão): embora, ainda que, mesmo que, conquanto, apesar de que.
Embora fosse o melhor jogdor do Santos, Robinho ficou na reserva.
Embora fosse o melhor jogdor do Santos, Robinho ficou na reserva.
c. condicionais (exprimem condição ou hipótese): se, caso, desde que, contanto que, etc.;
Se fizer bom tempo, iremos à praia.
Se fizer bom tempo, iremos à praia.
d. conformativas (exprimem conformidade): conforme, consoante, segundo, como, etc.;
Tomei o remédio conforme o médico me orientou.
Tomei o remédio conforme o médico me orientou.
e. comparativas (estabelecem comparação): como, mais... (do) que, menos... (do) que, etc.;
Ele ronca como um leão( ronca)
Ele ronca como um leão( ronca)
f. consecutivas (exprimem consequência): que, de sorte que, de forma que, etc.;
Estudou tanto que dormiu em cima do livro.
Estudou tanto que dormiu em cima do livro.
g. finais (exprimem-finalidade): para que, a fim de que, que, porque, etc.;
Lutamos para que as crianças tenham educação de qualidade..
Lutamos para que as crianças tenham educação de qualidade..
h. proporcionais (estabelecem proporção): à medida que, à proporção que, ao passo que,quanto mais..., menos...,
À medida que os convidados chegavam, a comida era servida.
À medida que os convidados chegavam, a comida era servida.
i. temporais (indicam tempo): quando, enquanto, antes que, depois que, desde que, logo que, assim que, etc.
Assim que o professor chegou, os alunos fizerem silêncio.
j. Causais ( expressam uma causa): porque, pois, que, como.
As educação corre perigo porque os professores não são valorizados..
Assim que o professor chegou, os alunos fizerem silêncio.
j. Causais ( expressam uma causa): porque, pois, que, como.
As educação corre perigo porque os professores não são valorizados..
Observação:
A mesma conjunção pode apresentar significado diferente, dependendo do contexto em que estiver inserida.
Exemplo:
Como não tinha dinheiro para pagar a conta, o casal passou a noite lavando pratos no restaurante.( a conjunção como indica causa( como = porque)
O aluno fez a redação como o professor orientou. ( a conjunção como indica conformidade: como = conforme)
Ele canta como um canário.( como = igual a ( comparação)
ATIVIDADES
1. Procure unir as orações de cada um dos pares seguintes, utilizando uma conjunção coordenativa adequada.
a) Este é um país rico. A maior parte de seu povo é muito pobre.
b) Você se preparou dedicadamente. Será bem-sucedido.
c) É um velho político corrupto. Não se deve reelegê-lo.
d) Fique descansado. Eu tomarei as providências necessárias.
e) Choveu durante a noite. As ruas estão molhadas.
f) Você pode apresentar suas propostas esta noite. Pode ficar remoendo-as sozinho por muitas noites.
g) Você deve conversar abertamente com ela sobre seus sentimentos. Deve esquecê-la definitivamente.
2. A classificação de uma conjunção só pode ser realizada satisfatoriamente a partir de sua atuação efetiva numa frase. Observe os conjuntos de frases seguintes e procure indicar o tipo de relação estabelecida pela conjunção destacada.
a) (Como) chovesse, decidi adiar a partida.
Ele é compreensivo (como) um travesseiro.
Fiz tudo (como) combináramos.
b) A indignação foi tanta (que) produziu seguidas manifestações de rua.
Tivemos de sair correndo, (que) a situação ficou difícil!
Será que os brasileiros são mais alegres (que) os outros povos?
c) Por favor, fale mais alto, (que) eu também quero ouvir.
Qual e a resposta do exercicio 2?
ResponderExcluireu tenho a mesma dúvida!! Alguém poderia me ajudar?
ResponderExcluir