domingo, 24 de abril de 2011

TEMPOS COMPOSOS

Verbo

TEMPOS COMPOSTOS:
Formados por uma locução verbal  com o auxiliar  ter ou haver + o verbo principal no particípio
Apenas os verbos auxiliares são conjugados
Observação:
Nem toda locução verbal constitui um tempo composto.
Em "quero sair" temos apenas locução verbal.


Modo indicativo



pretérito perfeito ( auxiliar no presente indicativo + verbo principal no particípio)

Eu tenho/hei,
Tu tens/hás,
Ele  tem/há, 
Nós temos/havemos,
Vós tendes/haveis,
Eles têm/hão

pensado, concedido, permitido


pretérito mais-que-perfeito( auxiliar no imperfeito  indicativo+ verbo principal no particípio)  

 tinha/havia, 
 tinhas/havias
 tinha/havia,
 tínhamos/havíamos
 tínheis/havíeis,
 tinham/haviam.

pensado, concedido, permitido


Futuro do presente( auxiliar no futuro do presente + verbo principal no particípio)

 terei/haverei,
 terás/haverás,
 terá/haverá,
 teremos/haveremos,
 tereis/havereis,
 terão/haverão.

pensado, concedido, permitido


Futuro do pretérito( auxiliar no futuro do pretérito + verbo  principal no particípio)

teria/haveria, 
terias/haverias, 
teria/haveria,
teríamos/haveríamos,  teríeis/haveríeis,
teriam/haveriam,

pensado, concedido, permitido





MODO SUBJUNTIVO


pretérito perfeito(auxiliar no presente subjuntivo + verbo principal no particípio)

tenha/haja, 
tenhas/hajas,
tenha/haja,
tenhamos/hajamos,
tenhais/hajais,
tenham/hajam,

pensado, concedido, permitido



Futuro( auxiliar no futuro do subjuntivo+ verbo principal no particípio)

tiver/houver,
tiveres/houveres,
tiver/houver, 
tivermos/houvermos,
tiverdes/houverdes,  tiverem/houverem.

pensado, concedido, permitido



pretérito mais-que-perfeito( auxiliar no imperfeito subjuntivo  + verbo principal no particípio)

tivesse/houvesse,  tivesses/houvesses,  tivesse/houvesse,
tivéssemos/houvéssemos,  tivésseis/houvésseis,  tivessem/houvessem,

pensado, concedido, permitido

Formas nominais
INFINITIVO IMPESSOAL : ter/haver
(pensado, refletido, concedido)
INFINITIVO

PESSOAL
ter/haver,
 teres/haveres, 
ter/haver, 
termos/havermos,
terdes/haverdes, 
terem/haverem

pensado, concedido, permitido

Formas nominais:
gerúndio (tendo/havendo
particípio ( tido/havido

pensado, concedido, permitido

Exercícios:
I. Complete com o verbo no tempo adequado. Observe que todos os verbos devem estar conjugados em tempos compostos:

1. (ler) Eu não fui ver o filme porque já ............................... o livro e já sei o final.

2. (tomar) Ultimamente eu não ................................... café, porque me tira o sono.

3. (comer) Ele nunca ............................... feijoada antes de vir ao Brasil.

4. (descansar) Até o fim das férias eu .................................... bastante.

5. (ir) Com um dia de sol, eu ............................................. à piscina.

6. (levantar-se) Esse mês, eu .................................... cedo todos os dias.

7. (pagar) Eu já ......................................... a viagem toda.

8. (ver) Eu nunca .......................................... coisa tão bonita antes.


II . Assinale a frase mais correta:

1. ( ) Eu durmo tarde todas as noites essa semana.
    ( ) Eu tenho dormido tarde todas as noites essa semana.

2. ( ) Ultimamente o trânsito tem andado péssimo.
    ( ) Ultimamente o trânsito anda péssimo.

3. ( ) Desde terça-feira faz muito calor.
    ( ) Desde terça-feira tem feito muito calor.

4. ( ) Nessas férias eu não faço nada.
    ( ) Nessas férias eu não tenho feito nada.

EXERCÍCIOS
1. “Já nessa altura eu tinha pegado a segunda fila...” A forma verbal sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

a) pegaria
b) pegara
c) pegava
d) havia de pegar
e) tive que pegar

2. Passando-se o verbo do trecho: “aquilo que o auditório já sabe” para o futuro composto do subjuntivo, obtém-se a forma verbal:

a) terá sabido
b) ter sabido
c) tiver sabido
d) tenha sabido
e) souber

3. Marque a opção em que a forma verbal do tempo composto corresponde à forma verbal do tempo simples, modificando o modo, na frase abaixo:
“Quando eu cheguei, ela já saíra.”

a) tinha saído
b) tenha saído
c) tem saído
d) tivesse saído
e) teria saído

4. “Os infantes não chegariam lá, ou se chegassem, seria a duras penas...” As formas verbais compostos correspondentes às formas simples destacadas são, respectivamente:

a) tinha chegado – tivessem chegado
b) não há – tinha chegado
c) teriam chegado – têm chegado
d) terão chegado – tivessem chegado
e) teriam chegado – não há

5. “Cidadezinha que não coube no mapa...”
Assinale o item que apresenta o tempo composto correspondente à forma verbal sublinhada:

a) tivesse cabido
b) tinha cabido
c) têm cabido
d) tenha cabido
e) tem cabido

6. A forma verbal “expôs” corresponde à terceira pessoa do singular do pretérito perfeito simples do indicativo. Como seria a forma dessa mesma pessoa no pretérito perfeito composto do indicativo?

a) havia exposto
b) tinha exposto
c) tem exposto
d) teve exposto
e) foi exposto

7. “...têm as mesmas oportunidades...” A forma verbal correta do verbo TER ( ou de um verbo de derivado  TER) é:

a) As pessoas se entretém em sociedade.
b) A liberdade não se mantém para sempre.
c) Todos se manteram de forma disciplinada.
d) Ele não se conteve de tão contente.
e) Ela se mantia afastada de todos.

8. “um desafio que vem desde os tempos da colônia...”; a forma verbal abaixo grafada ou acentuada erradamente é:

a) O mal da corrupção provém de longo tempo atrás.
b) Os políticos não se detêm nestes problemas.
c) Não convêm os jornais falarem de corrupção no país.
d) Isto os políticos não leem.
e) O jornal contém muitas verdades.

9. Que item abaixo caracteriza inadequadamente a forma verbal “venham atingir”?

a) Corresponde a uma locução verbal.
b) Constitui o núcleo verbal de uma só oração.
c) Apresenta “vir” como verbo auxiliar.
d) Equivale ao presente do subjuntivo composto.
e) Indica semanticamente uma possibilidade futura.

GABARITO AQUI


3 comentários:

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...