PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
De acordo com a função sintática que exercem em relação à Oração Principal, as orações subordinadas podem ser SUBSTANTIVAS, ADJETIVAS E ADVERBIAIS,
1. Subordinadas SUBSTANTIVAS – função sintática própria de um substantivo.
Observação:
As subordinadas substantivas, quando desenvolvidas, são introduzidas pelas conjunções integrantes QUE E SE Exemplo:
Sei que ele virá ao meu encontro.
Não sei se ele virá ao me encontro.
As orações subordinadas substantivas podem ser:
SUBJETIVA – Exerce a função de sujeito da oração principal.
Ex.
Parece impossível que ela me perdoe.
Dica: pergunte ao verbo da oração principal: “o que parece impossível?”
A resposta é o sujeito ( que ela me perdoe)
OBJETIVA DIRETA - Exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal.
Ex.: Todo torcedor deseja que seu time seja campeão.
Ex.: Todo torcedor deseja que seu time seja campeão.
Dica: observe que a oração principal fica incompleta: todo torcedor deseja o quê?
A oração em destaque completa o verbo da oração principal sem preposição, por isso OBJETIVA DIRETA.
OBJETIVA INDIRETA: exerce a função de objeto indireto do verbo da oração principal.
Ex.: Os meninos de rua necessitam de que a sociedade os ampare.
Ex.: Os meninos de rua necessitam de que a sociedade os ampare.
Dica: observe que a oração principal fica incompleta: os meninos de rua necessitam de quê? ????
A oração em destaque completa o verbo da oração principal COM preposição, por isso OBJETIVA INDIRETA.
PREDICATIVA: exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal.
Ex.: Meu consolo era que ela me perdoasse.
Dica; o verbo da oração principal é de ligação
COMPLETIVA NOMINAL: exerce a função de complemento nominal da oração principal.
Ex.: Tenho certeza de que você será o vencedor
Dica: a oração principal fica incompleta: certeza de quê?
APOSITIVA: exerce a função de aposto de algum nome da oração principal.
Ex.:Há nas empresas uma norma: que todos sejam respeitados.
Dicas: a oração apositiva sempre estará pontuada: ou entre vírgulas ou depois de dois-pontos.
APOSITIVA: exerce a função de aposto de algum nome da oração principal.
Ex.:Há nas empresas uma norma: que todos sejam respeitados.
Dicas: a oração apositiva sempre estará pontuada: ou entre vírgulas ou depois de dois-pontos.
2) Subordinadas ADJETIVAS
Exercem a função de ADJUNTO ADNOMINAL da oração principal.
Equivalem a um adjetivo.
Indicam uma característica de um termo da oração principal.
São introduzidas por pronome relativo( que, quem,qual, cujo, onde...)
Podem ser:
1- Restritivas (restringem o sentido do nome ao qual se referem e não são separadas por vírgulas.)
Ex. Os meninos de rua que procuram abrigo são repelidos pela sociedade..( apenas aqueles que procuram abrigo )
2- Explicativas ( ampliam o sentido do nome ao qual se referem e são sempre separadas por vírgulas.)
Ex.: Os meninos de rua, que procuram abrigo, são repelidos pela sociedade.( todos os meninos)
Note que a presença das vírgulas amplia o significado de MENINOS DE RUA .
3) Subordinadas ADVERBIAIS:
- funcionam como ADJUNTOS ADVERBIAIS da oração principal.
- indicam uma circunstância em relação ao verbo da oração principal
1- Causais
Expressam a causa expressa na oração principal.
Ex.: Chegou atrasado ao encontro porque o trânsito estava horrível.
2- Consecutivas
Expressam a consequência, o resultado da causa expressa na oração principal.
Ex.: O trânsito estava tão congestionado que ele se atrasou para o encontro.
3- Proporcionais
Expressam proporção.
Ex.:À medida que o trânsito ficava mais complicado, ele se atrasava para o encontro.
4- Temporais
Indicam tempo em relação ao verbo da oração principal.
Ex.: Logo que ele chegou, todos notaram seu perfume forte.(Quando notaram seu perfume forte? Logo.)
5- Finais
Expressam finalidade, objetivo em relação à oração principal.
Ex.: Amigos, tenham mais paciência para educar seus filhos.
Qual o objetivo de se ter mais paciência? A educação dos filhos
6- Condicionais
Expressam condição, hipótese.
Ex.: Se o governo não liberar a verba, o projeto será cancelado.
O projeto será cancelado somente se o governo não liberar a verba.
7- Comparativas
Expressam comparação.
Ex.: Seu tempo é tão importante quanto seu dinheiro.( é importante)
Equivalem a um adjetivo.
Indicam uma característica de um termo da oração principal.
São introduzidas por pronome relativo( que, quem,qual, cujo, onde...)
Podem ser:
1- Restritivas (restringem o sentido do nome ao qual se referem e não são separadas por vírgulas.)
Ex. Os meninos de rua que procuram abrigo são repelidos pela sociedade..( apenas aqueles que procuram abrigo )
2- Explicativas ( ampliam o sentido do nome ao qual se referem e são sempre separadas por vírgulas.)
Ex.: Os meninos de rua, que procuram abrigo, são repelidos pela sociedade.( todos os meninos)
Note que a presença das vírgulas amplia o significado de MENINOS DE RUA .
3) Subordinadas ADVERBIAIS:
- funcionam como ADJUNTOS ADVERBIAIS da oração principal.
- indicam uma circunstância em relação ao verbo da oração principal
1- Causais
Expressam a causa expressa na oração principal.
Ex.: Chegou atrasado ao encontro porque o trânsito estava horrível.
2- Consecutivas
Expressam a consequência, o resultado da causa expressa na oração principal.
Ex.: O trânsito estava tão congestionado que ele se atrasou para o encontro.
3- Proporcionais
Expressam proporção.
Ex.:À medida que o trânsito ficava mais complicado, ele se atrasava para o encontro.
4- Temporais
Indicam tempo em relação ao verbo da oração principal.
Ex.: Logo que ele chegou, todos notaram seu perfume forte.(Quando notaram seu perfume forte? Logo.)
5- Finais
Expressam finalidade, objetivo em relação à oração principal.
Ex.: Amigos, tenham mais paciência para educar seus filhos.
Qual o objetivo de se ter mais paciência? A educação dos filhos
6- Condicionais
Expressam condição, hipótese.
Ex.: Se o governo não liberar a verba, o projeto será cancelado.
O projeto será cancelado somente se o governo não liberar a verba.
7- Comparativas
Expressam comparação.
Ex.: Seu tempo é tão importante quanto seu dinheiro.( é importante)
Observação: nas comparativas, omite-se o verbo para evitar repetição de palavras subentendidas na oração principal.
compara a importância do tempo com o a do dinheiro.
8- Concessivas
A ideia contida na oração subordinada entra em choque com a ideia contida na oração principal.
Ex.: Mesmo que você estude a noite inteira, não conseguirá tirar nota máxima na prova.
(o normal seria você tirar ótima nota na prova)
9- Conformativas
Expressam um acordo, uma conformidade em relação à oração principal.
Ex.: Conforme anunciamos, a viagem será cancelada.
compara a importância do tempo com o a do dinheiro.
8- Concessivas
A ideia contida na oração subordinada entra em choque com a ideia contida na oração principal.
Ex.: Mesmo que você estude a noite inteira, não conseguirá tirar nota máxima na prova.
(o normal seria você tirar ótima nota na prova)
9- Conformativas
Expressam um acordo, uma conformidade em relação à oração principal.
Ex.: Conforme anunciamos, a viagem será cancelada.
ORAÇÕES SUBORDINADAS - EXERCÍCIOS
Questão 1
Observe a indicação entre parênteses e use a conjunção adequada.
a – (oração subordinada
adverbial proporcional) que o tempo passa, tornamo-nos mais experientes.
b – (oração subordinada adverbial
causal)estava chovendo, não fomos ao passeio combinado.
c – Devemos sempre acreditar em
um mundo melhor (oração subordinada adverbial concessiva) a paz pareça estar
longe do nosso alcance.
d– (oração subordinada adverbial
temporal) você chegar, avise-me, pois precisamos conversar sobre um assunto de
seu interesse.
e – Precisamos nos qualificar
sempre (oração subordinada adverbial final) possamos acompanhar as novas
exigências do mercado de trabalho.
Questão 2
Referindo-nos aos períodos
abaixo, analise-os de acordo com o que se pede:
Mariana está à espera de
notícias desde que amanheceu.
Mariana mudaria para São Paulo
desde que conseguisse um bom emprego.
a – Procurando manter o mesmo
sentido, atribua uma outra conjunção para as que encontram-se em destaque.
b – De acordo com sua análise,
as orações subordinadas possuem a mesma classificação?
c – Caso sua resposta tenha sido
negativa, justifique, levando em consideração o modo como são classificadas.
Questão 3
De acordo com o referido modelo,
transforme em um substantivo as orações subordinadas substantivas em destaque:
a – Acreditávamos realmente que
você colaborasse durante a pesquisa.
Acreditávamos realmente na sua
colaboração durante a pesquisa.
b – A família estava certa de
que Carlos chegaria para a comemoração.
c – O meu desejo era que todos
comparecessem à reunião.
d – Foi confirmado que você
participou na entrevista aos candidatos.
e – A solução mais viável é que
os funcionários desistam em permanecer com a greve.
Questão 4
(Uberlândia) Na frase: “Suponho
que nunca teria visto um homem”, a subordinada é:
a – ( ) substantiva objetiva direta
b – ( ) substantiva completiva nominal
c – ( ) substantiva predicativa
d – ( ) substantiva apositiva
e – ( ) substantiva subjetiva
Questão 5
Procurando se ater ao código ora
exposto, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
a – (A) oração subordinada
objetiva direta
b – (B) oração subordinada
completiva nominal
c – (C) oração subordinada
objetiva indireta
d – (D) oração subordinada
subjetiva
e – (E) oração subordinada
predicativa
( ) Ninguém desconfiava de que as decisões já
estavam tomadas.
( ) Chegamos à conclusão de que nosso passeio
não acontecerá.
( ) O problema é que não confio em você.
( ) O barulho constante não permite que os
moradores vivam tranquilos.
( ) Decidiram-se que as novas mercadorias
teriam um novo valor.
GABARITO
Resumo
Orações subordinadas
Como na imagem, vemos o presidente(oração principal e seus subordinados( orações subordinadas)
Por que subordinadas?
Na subordinação uma oração depende sintaticamente da outra, isto é, exerce uma função sintática em relação à oração principal.
SUJEITO> É possível que ele vença o jogo.
Assim que ele chegou, eu saí.
Assim que ele chegou = oração subordinada
Orações subordinadas
Orações subordinadas
Como na imagem, vemos o presidente(oração principal e seus subordinados( orações subordinadas)
Por que subordinadas?
Na subordinação uma oração depende sintaticamente da outra, isto é, exerce uma função sintática em relação à oração principal.
Um termo subordinado sempre se relaciona com o principal.( relação de dependência)
Desejo que você seja feliz.
Desejo= oração principal
Que você seja muito feliz. = oração subordinada substantiva objetiva direta.
Desejo é uma oração incompleta sintaticamente, pois apresenta um verbo transitivo direto (desejo), um sujeito oculto eu, mas falta o objeto direto ( termo subordinado)obrigatoriamente exigido pelo verbo transitivo direto.
que você seja muito feliz é uma oração que funciona como o objeto direto que completa o verbo DESEJO da oração principal
1. ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
AS ORAÇÕES SUBSTANTIVAS exercem função própria de um SUBSTANTIVO, isto é:
A subordinada pode funcionar como:
SUJEITO> É possível que ele vença o jogo.
OBJETO DIRETO> O aluno deseja que o professor explique bem o assunto.
OBJETO INDIRETO> Tudo depende de que você tome a decisão certa.
COMPLEMENTO NOMINAL> Tenho medo de que ele perca a coragem.
PREDICATIVO DO SUJEITO> O mais importante é que você me ame.
APOSTO> Ele só queria uma coisa: ganhar o mundo.
AGENTE DA PASSIVA> apesar de não ser reconhecida pela Gramática Normativa, a oração substantiva agente da passiva é cobrada em alguns processos seletivos.
Exemplo:
O caçador matou o leão por quem foi atacado.
2. ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
A oração subordinada vai exercer a função de um adjetivo, pois vai caracterizar a oração principal.
Exemplo:
O homem que trabalha acumula riquezas.
O homem acumula riquezas = oração principal
que trabalha = oração subordinada adjetiva
que trabalha é uma oração subordinada que funciona como adjunto adnominal de homem.
homem que trabalha= homem trabalhador.
A oração subordinada adjetiva vale por um ADJETIVO.
A oração subordinada adjetiva vale por um ADJETIVO.
3. ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Exerce a função de um advérbio em relação à oração principal.
Assim que ele chegou, eu saí.
Assim que ele chegou = oração subordinada
eu saí = oração principal
Assim que ele chegou é uma oração subordinada, pois funciona como adjunto adverbial de tempo do verbo SAÍ da oração principal.
Resumindo:
A oração subordinada sempre vai exercer função sintática em relação à oração principal.
Upaupa muito bom , amei
ResponderExcluir