segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SUBSTANTIVO E ADJETIVO

QUESTÃO DA UNICAMP COMENTADA
Há notícias que são de interesse público e há notícias que são de interesse do público. Se a celebridade "x" está saindo com o ator "y", isso não tem nenhum interesse público. Mas, dependendo de quem sejam "x" e "y", é de enorme interesse do público, ou de um certo público (numeroso), pelo menos.
As decisões do Banco Central para conter a inflação têm óbvio interesse público. Mas quase não despertam interesse, a não ser dos entendidos.
O jornalismo transita entre essas duas exigências, desafiado a atender às demandas de uma sociedade ao mesmo tempo massificada e segmentada, de um leitor que gravita cada vez mais apenas em torno de seus interesses particulares.
(Fernando Barros e Silva, O jornalista e o assassino. Folha de São Paulo (versão on line), 18/04/2011. Acessado em 20/12/2011.)
a) A palavra  público é empregada no texto ora como substantivo, ora como adjetivo. Exemplifique cada um desses empregos com passagens do próprio texto e apresente o critério que você utilizou para fazer a distinção.
b) Qual é, no texto, a diferença entre o que é chamado de interesse público e o que é chamado de interesse do público.

COMENTÁRIO
a) Em “interesse público”, público é adjetivo; em “interesse do público”, público é substantivo.  Como adjetivo, público concorda com o substantivo a que se refere em gênero e número  Como substantivo, no segundo caso,público  é substantivo precedido pelo artigo o junto com a preposição de ( do público)
b) Interesse público é sinônimo de “interesse coletivo” e refere algo que diz respeito à sociedade e a afeta. Interesse do público designa o que desperta curiosidade, ainda que tal curiosidade não seja motivada por interesses justificáveis ou legítimos.
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...