quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DISTORÇÕES

 

 

 DISTORÇÕES


Na transmissão oral, preconceitos, preocupações, sentimentos integram-se à mensagem recebida e juntam-se aos maus hábitos para distorcer o que se ouve. A seguir, citamos um exemplo que ilustra perfeitamente  tal situação:

CAPITÃO AO SARGENTO AJUDANTE:
- Sargento, dando-se amanhã um eclipse do sol, determino que a companhia, em uniforme de campanha, esteja formada, no campo de exercício, onde darei explicações em torno desse raro fenômeno que não acontece todos os dias. Se  chover, nada se poderá ver. Nesse caso, a companhia ficará dentro  quartel.

SARGENTO AJUDANTE AO SARGENTO DO DIA:
- Sargento, de ordem do meu capitão, amanhã haverá um eclipse do sol, em uniforme de campanha. Toda a companhia deverá estar formada no campo de exercício onde o capitão dará as explicações necessárias, o que não acontece todos os dias. Se chover, o fenômeno será mesmo dentro do quartel.

SARGENTO DO DIA AO CABO:
- Cabo, o nosso capitão fará amanhã um eclipse do sol, no campo de exercício. Se chover, o que não acontece todos os dias, nada se poderá ver. Em uniforme de campanha, o capitão dará as explicações necessárias  sobre esse raro fenômeno dentro do quartel.

CABO AOS SOLDADOS:
- Soldados, amanhã, para receber o eclipse do sol que dará explicações necessárias sobre o nosso capitão, ocorrerá o raro fenômeno em uniforme de campanha  no campo de exercício. Isso se chover dentro do quartel, o que não acontece todos os dias.
(Texto adaptado de “A técnica da Comunicação humana” de J. R. Witaker Penteado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pronome relativo

Pronomes relativos Pronomes relativos são usados para retomar  um termo antecedente( já expresso anteriormente) Observe o exempl...