INSPER 2013/2
Utilize o texto abaixo para responder ao teste 1
1
Levando em conta
os elementos verbais e imagéticos presentes no texto acima, é correto afirmar
que se trata de uma campanha educativa cujo objetivo é
a) denunciar a existência de métodos ultrapassados de alfabetização
nas escolas públicas brasileiras.
b) informar a população sobre a existência de distúrbios de
aprendizagem associados à leitura.
c) alertar educadores para a importância de realizar com seus
alunos exames oftalmológicos preventivos.
d) destacar a importância do acesso ao código escrito, visando
ao combate ao analfabetismo.
e) mobilizar a população para exigir melhores condições de
infraestrutura nas escolas públicas.
2. Leia estas manchetes:
I – Câncer mata Hugo Chávez, líder populista da
Venezuela (Folha de S. Paulo, 06/03/2013)
II – Chorão é achado morto em apartamento de Pinheiros
(Folha de S. Paulo, 07/03/2013)
Considerando que as vozes verbais abrem um leque de possibilidades
expressivas, é correto afirmar que
a) em I, a opção pela voz ativa assume caráter de deboche
ao enfatizar que o poderoso líder foi vencido por uma doença.
b) em II, a construção na voz passiva analítica tem o intuito
de colocar em evidência quem é o agente da ação expressa pelo verbo.
c) em I, a predicação do verbo “matar” não permite, segundo
a norma padrão, a transposição para a voz passiva analítica.
d) em II, a omissão do agente da passiva acentua o mistério
em torno da morte do cantor; já em I, o sujeito agente esclarece a causa da morte.
e) em I, a opção pela voz ativa produz marcas de subjetividade que revelam um enunciador simpatizante do
chavismo.
Utilize o texto abaixo para responder aos testes 3 e 4.
Quando a crase muda o sentido
Muitos deixariam de ver a crase como bicho-papão se pensassem
nela como uma ferramenta para evitar ambiguidade nas frases.
O emprego da crase costuma desconcertar muita gente. A
ponto de ter gerado um balaio de frases inflamadas ou espirituosas de uma turma renomada. O poeta Ferreira Gullar,
por exemplo, é autor da sentença "A crase não foi feita para humilhar ninguém", marco da tolerância gramatical
ao acento gráfico. O escritor Moacyr Scliar discorda, em uma deliciosa crônica "Tropeçando
nos acentos", e afirma que a crase foi feita, sim, para humilhar as
pessoas; e o humorista Millôr Fernandes, de forma irônica e jocosa, é taxativo:
"ela não existe no Brasil".
O assunto é tão candente que, em 2005, o deputado João Herrmann
Neto, (...), propôs abolir esse acento do português do Brasil por meio do projeto de lei 5.154,
pois o considerava "sinal obsoleto, que o povo já fez morrer". Bombardeado,
na ocasião, por gramáticos e linguistas que o acusavam de querer abolir um fato
sintático como quem revoga a lei da gravidade, Herrmann Neto logo desistiu do
projeto.
(Adaptado, Revista Língua, edição 48)
3-
Se o projeto de lei do deputado João Herrmann Neto tivesse
sido aprovado, seria difícil evitar a ambiguidade dos enunciados abaixo, o que comprova que a crase também
é um fato sintático. Assinale a alternativa em que o emprego do acento grave modifica o sentido do período por
transformar o agente em alvo da ação.
a) Os trabalhadores correm a cidade para procurar emprego.
b) E a mente apavora o que ainda não é mesmo velho.
c) Sempre ouvia comentários irônicos quando cumprimentava
a francesa.
d) Naquele momento, ficou a vontade entre as crianças.
e) A noite ouvia um grito ensurdecedor.
4
Na passagem “O assunto é tão candente que, em
2005, o deputado João Herrmann Neto, (...), propôs abolir esse
acento”, o termo sublinhado, em sentido denotativo, significa
a) ardente. b) polêmico.
c) urgente. d) efêmero. e) obscuro.
Utilize o texto abaixo para responder à questão 5 .
5
Considerando-se os elementos verbais e visuais da tirinha,
é correto afirmar que o que contribui de modo
mais decisivo para o efeito de humor é
a) a ingenuidade dos personagens em acreditarem na existência
de poderes sobrenaturais.
b) o contraste entre os personagens que representam diferentes
classes sociais.
c) o duplo sentido do substantivo “super-herói”, no contexto
do 1º quadrinho.
d) a tentativa fracassada do personagem ao fazer um discurso
panfletário.
e) a quebra de expectativa produzida, no último quadrinho,
pelo termo “invisibilidade”.
INSPER 2013/2
Utilize o excerto abaixo para responder aos testes 6 a 8.
O consumo e, consequentemente, a
publicidade, intensificaram-se muito nas últimas décadas. Anos atrás, a publicidade
veiculada nas mídias era bem diferente.
O núcleo principal de quase todas
elas eram as características dos produtos anunciados, que eram bem enaltecidas.
As peças publicitárias tentavam convencer o consumidor de que o produto que
vendiam era especial e, por isso, deveria ser o escolhido entre tantos produtos
similares. Outro foco era a marca, que funcionava mais ou menos como um
indicador de qualidade.
Além disso, o público-alvo dos
anúncios eram os adultos. Eles eram considerados os consumidores por excelência
porque detinham o poder de decisão de compra. Hoje, muitas vezes assistimos a
um comercial e ao final dele não lembramos bem qual foi o produto anunciado. É que
o foco das peças atuais não é o produto, e sim o estilo de vida prometido a
quem o comprar.
(Rosely Sayão, Folha de S. Paulo, 09/04/2013)
6 ) Uma paráfrase gramaticalmente correta para a passagem destacada
“... tentavam convencer o consumidor de que o produto que vendiam era
especial” é:
a) ... influenciar o consumidor, cujo produto vendido,
era especial.
b) ... induzir o consumidor sobre o produto especial que vendiam.
c) ... aludir o consumidor do produto vendido como especial.
d) ... cativar o consumidor para o qual vendiam ser
aquele
um produto especial.
e) ... persuadir o consumidor de que o produto vendido era
especial.
7 )Relacione os slogans dos anúncios publicitários a seguir
ao conteúdo do excerto de Rosely Sayão.
Anúncio 1 – Comparando bem, é incomparável
Anúncio 2 – Dia útil é aquele que você curte
Anúncio 3 – Sinistro é não ter seguro com a corretora certa
Para ilustrar os novos conceitos abordados na publicidade de
que trata a autora, deve(m) ser selecionado(s) o(s)anúncio(s)
a) apenas 1.
b) apenas 2.
c) apenas 3.
d) apenas 1 e 2.
e) apenas 2 e 3.
b) apenas 2.
c) apenas 3.
d) apenas 1 e 2.
e) apenas 2 e 3.
8) Em “... porque detinham o poder de compra”, o verbo deter está no pretérito imperfeito do indicativo. Se for transposta para o pretérito perfeito, a forma verbal será
a) detiveram.
b) detêm.
c) deteram.
b) detêm.
c) deteram.
d) deterão.
e) detém.
e) detém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário