segunda-feira, 9 de setembro de 2013

DISTORÇÕES


DISTORÇÕES

Na transmissão oral, preconceitos, preocupações, sentimentos integram-se à mensagem recebida e juntam-se aos maus hábitos para distorcer o que se ouve. A seguir, citamos um exemplo que ilustra perfeitamente tal situação:

CAPITÃO AO SARGENTO AJUDANTE:
- Sargento, dando-se amanhã um eclipse do sol, determino que a companhia, em uniforme de campanha, esteja formada, no campo de exercício, onde darei explicações em torno desse raro fenômeno que não acontece todos os dias. Se chover, nada se poderá ver. Nesse caso, a companhia ficará dentro do quartel.

SARGENTO AJUDANTE AO SARGENTO DO DIA:
- Sargento, de ordem do meu capitão, amanhã haverá um eclipse do sol, em uniforme de campanha. Toda a companhia deverá estar formada no campo de exercício onde o capitão dará as explicações necessárias, o que não acontece todos os dias. Se chover, o fenômeno será mesmo dentro do quartel.

SARGENTO DO DIA AO CABO:
- Cabo, o nosso capitão fará amanhã um eclipse do sol, no campo de exercício. Se chover, o que não acontece todos os dias, nada se poderá ver. Em uniforme de campanha, o capitão dará as explicações necessárias sobre esse raro fenômeno dentro do quartel.

CABO AOS SOLDADOS:
- Soldados, amanhã, para receber o eclipse do sol que dará explicações necessárias sobre o nosso capitão, ocorrerá o raro fenômeno em uniforme de campanha no campo de exercício. Isso se chover dentro do quartel, o que não acontece todos os dias.
(Texto adaptado de “A técnica da Comunicação humana” de J. R. Witaker Penteado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...