ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
Projeto – grupo de estudo ENSINO FUNDAMENTAL do 6º
ao 9º ano – Profª Antônia de Fátima Fuini
Introdução
Frequentemente encontramos alunos desmotivados para
o estudo, dispersos em sala de aula, desconcentrados, falantes, ou seja, NÃO QUEREM SABER DE ESTUDAR. Essas são algumas causas do
baixo rendimento escolar e da insatisfação pessoal diante dos desafios
encontrados tanto na escola como na
vida.
Diante desse quadro, começamos grupos de estudos a
fim de ajudar esses alunos a descobrirem
como lidar com a causa desses problemas.
Quem participa?
alunos do 6º ao 9º ano - grupo aberto ou com
indicação dos professores -
Objetivos
Diagnosticar cada caso;
levar o aluno a trabalhar:
- AUTOMOTIVAÇÃO
- AUTODISCIPLINA
- AUTOCONHECIMENTO;
- entender a diferença entre VONTADE E NECESSIDADE:
EU QUERO ISSO?
EU PRECISO DISSO?
POR QUE DEVO FAZER OU NÃO FAZER TAL COISA?
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DOS MEUS ATOS?
ESTRATÉGIAS
Trabalhar com textos motivadores, levando aluno a
reconhecer o valor de cada área do conhecimento em cada contexto.
Por que
estudar determinada disciplina? Onde aplicar o conhecimento adquirido?
Fazer perguntas:
Fazer perguntas:
Por que não
vou bem numa prova ou não consigo executar alguma tarefa?
Por que não gosto de tal disciplina?
Por que não gosto de estudar?
PERGUNTAS IMPORTANTES
O quê?
Quem?
Por quê?
Quando?
Onde?
Como?
Para quem?
Em que contexto?
- Textos trabalhados nas duas primeiras aulas do
curso
Texto I
Valorize-se
“Tenha cuidado com o que você pensa, pois sua vida é
dirigida pelos seus pensamentos”( Provérbios 4:23)
Rei Salomão
Texto
II
Na carpintaria
Numa carpintaria, as ferramentas resolveram
realizar uma assembleia para resolver suas diferenças e pôr tudo em pratos limpos.
O martelo assumiu a presidência. Entretanto,
ele foi notificado que teria que renunciar porque fazia muito barulho. O
martelo aceitou, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, porque ele dava
muitas voltas para que servisse para alguma coisa. O parafuso acatou a decisão,
mas exigiu que a lixa também saísse, pois era muito áspera e sempre causava
atritos. Mas a condição para a lixa sair era que também fosse expulso o metro,
pois ficava medindo todo mundo como se ele fosse perfeito!
Nisso chegou o carpinteiro e, utilizando o
martelo, o metro, a lixa e o parafuso, finalmente transformou a madeira num
lindo móvel.
Quando a carpintaria ficou completamente
vazia, a reunião recomeçou. Foi então que o serrote pediu a palavra:
- Senhoras e senhores”, disse ele, parece que
ficou demonstrado que todos nós temos defeitos, entretanto o carpinteiro,
quando trabalha, utiliza as nossas qualidades. E é isso que nos faz valiosos.
Assim, temos que deixar de lado os nossos pontos negativos e nos concentrar nos
nossos pontos positivos”.
A assembleia então concluiu que o martelo era
forte, que o parafuso unia e dava força, que a lixa aparava as arestas e o
metro era preciso e exato.
Sentiram-se então uma equipe capaz! E todos
ficaram felizes.
(Adaptado de autor desconhecido)
(Adaptado de autor desconhecido)
MÉTODOS DE ESTUDO
“Aquele que despreza o conhecimento é um tolo.”
A..F. Fuini
Só se adquire hábito
de estudo, estudando diariamente, fazendo as tarefas de casa todos os dias, com
vontade, atenção e capricho.
Como proceder:
a) em sala de aula
- prestar atenção às aulas, pedindo esclarecimentos sempre
que forem necessários;
- ficar atento às perguntas dos colegas.
- fazer anotações durante a aula;
- esclarecer todas as dúvidas;
- corrigir os exercícios, tanto de classe como de casa;
- manter em dia a agenda.
b) em casa:
- procurar um
local claro, arejado e tranquilo para estudar;
- ter um horário
estabelecido para realizar as tarefas;
- concentrar-se com a intenção de aprender e
recordar; - manter em ordem o material escolar;
- dividir o tempo de maneira a realizar as
tarefas e revisar os assuntos trabalhados no dia;
- ler, com atenção, o enunciado dos
exercícios, procurando respondê-los e, só depois, conferir suas respostas;
- rever as tarefas
antes de considerá-las prontas.
- escrever
corretamente, com ordem e capricho;
- no caso de
dúvidas, anotá-las, para esclarecê-las na próxima aula;
· não deixar
acumular conteúdos de uma disciplina, pois isso exigirá um esforço
desnecessário, além de ser cansativo e
desanimador.
· nunca deixar
para estudar somente um dia antes da prova, pois essa sobrecarga poderá
prejudicar o aprendizado;
·
esquematizar os conteúdos que
ouvir em sala e aqueles que estudar ou
pesquisar em casa;
Gostei!!! Muito bom!!!
ResponderExcluirGostei!!! Muito bom!!!
ResponderExcluir