quinta-feira, 10 de setembro de 2015

EXERCÍCIOS - 8o. ano




EXERCÍCIOS - FUNÇÕES DA LINGUAGEM E VOZES VERBAIS



EXERCÍCIOS - FUNÇÕES DA LINGUAGEM E VOZES VERBAIS 

Questões
01. Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)

b) O verbo infinitivo



     Ser criado, gerar-se, transformar
     O amor em carne e a carne em amor; nascer
     Respirar, e chorar, e adormecer
     E se nutrir para poder chorar

     Para poder nutrir-se; e despertar
     Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
     E começar a amar e então ouvir
     E então sorrir para poder chorar.

     E crescer, e saber, e ser, e haver
     E perder, e sofrer, e ter horror
     De ser e amar, e se sentir maldito

     E esquecer tudo ao vir um novo amor
     E viver esse amor até morrer
     E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)


 
c) " - Que coisa, né?
       - É. Puxa vida!

d) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."

e) " - Que quer dizer pitosga?
       - Pitosga significa míope.
       - E o que é míope?
       - Míope é o que vê pouco."

2) A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
(DUARTE, M.
O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)

No texto predomina a função da linguagem
A) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:
a) "Se um dia você for embora
      Ria se teu coração pedir
      Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)

b)"Olá, como vai?
      Eu vou indo e você, tudo bem?
      Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
      Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)
  


4. Identifique os verbos das frases a seguir e a voz (ativa, passiva ou medial reflexiva ou recíproca) em que eles se encontram.

a) O vento agitava as águas do lago. 
____________________________________________________________________________
b) Os votos foram dados pelos deputados.
____________________________________________________________________________
c) Eliana não se sentia bem.
____________________________________________________________________________
d) Após uma longa disputa, abraçaram-se comovidos.
____________________________________________________________________________

5. Dados os verbos, elabore uma frase  para cada verbo, empregando-o no modo imperativo afirmativo ( na 2ª pessoa do singular e depois na 3ª. Pessoa do singular). 

a) fazer

b) comprar

c) pedir

6. Explique a diferença entre as frases a seguir:


a) Não se deve falar mal dos outros.
   Não fale mal dos outros.

b)É bom acreditar que tudo vai dar certo.
   Acredite que tudo vai dar certo.

c) Não é bom envolver-se em confusão.
    Não se envolva em confusão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turma do MARIO Dica para conjugar 5 verbos terminados em -iar que diferem dos demais com a mesma terminação. M ediar A nsiar ...