segunda-feira, 14 de setembro de 2015

De olho no meio ambiente





Leitura e interpretação de texto


Texto para as questões de 1 a 5.

DE OLHO NO MEIO AMBIENTE
Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as mesmas coisas que quase todo mundo faz. E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam impacto na natureza.
Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso. Antigamente, as pessoas não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros seres. A população era bem menor, e o modo de vida era muito diferente.
Assim, usar madeira de uma árvore para fazer uma casa não seria um problema. Mas, para erguer uma cidade, uma floresta inteira poderia ser destruída, mudando a vida de muitos seres. Além disso, com uma população maior, há mais interferência no ambiente para ter plantações, ruas, indústrias e fontes de energia.
Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco o homem foi percebendo que causava desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave.
Preocupado, em 1866, o alemão Ernst Haeckel criou um termo para definir uma ciência que estava surgindo: a ecologia, que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente.
Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido. Em 5 de junho de 1972, foi realizada a primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente para destacar a importância de proteger a natureza e melhorar as condições de vida do planeta. A data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. Hoje, todos sabem que é importante preservar a natureza, e a data serve para lembrar que devemos pensar sobre o problema.
A cada ano, nascem 77 milhões de pessoas. É mais gente consumindo produtos e recursos naturais. Aí, as indústrias produzem mais, muitas poluem o ar, as águas e o solo. Lixo, contaminação dos mares e poluição do ar e do solo não são ruins só para os humanos. Se outros seres vivos ficam sem alimento ou casa, podem desaparecer, piorando o desequilíbrio ecológico.
Além de tentar recuperar o que foi destruído, temos de encontrar soluções para que as pessoas vivam bem sem prejudicar a natureza.
Hoje, há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na Terra. Calcula-se que, em 2050, sejam mais de 9 bilhões. Se toda essa turma ajudar, a Terra poderá se tornar um lugar melhor para os habitantes de todas as espécies.
(Revista Recreio, maio de 2012. p. 24. Adaptado.)

1.       As vírgulas presentes no segmento “Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola...” servem para


a) indicar que uma palavra foi suprimida.
b) isolar palavras repetidas de um texto.
c)mostrar que o pensamento terminou.
d) separar palavras que enumeram ações.
e) introduzir uma explicação.


2.        
No trecho “Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso”, a palavra em destaque refere-se ao trecho


a) “... essas ações causam impacto na natureza.”
b) “... há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na Terra.”
c) “... faz as mesmas coisas que quase todo mundo faz.”
d) “... usar madeira de uma árvore para fazer uma casa...”
e) “A data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.”



3.       O autor do texto “De olho no meio ambiente” afirma que, por alguma razão, o homem tomou consciência de que suas ações prejudicavam a natureza.
A frase que aponta essa razão é

a) “Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido.”
b) “Antigamente, as pessoas não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de
outros seres.”
c) “Hoje, todos sabem que é importante preservar a natureza, e a data serve para lembrar que
devemos pensar sobre o problema.”
d) “Além disso, com uma população maior, há mais interferência no ambiente para ter plantações, ruas, indústrias e fontes de energia.”
e) “Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco o homem foi percebendo que causava desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave.”

4.
No trecho “Além disso, com uma população maior, há mais interferência no ambiente para ter plantações, ruas, indústrias e fontes de energia.”, a expressão em destaque tem a função de
a) indicar uma causa.
b) acrescentar uma ideia.
c) corrigir uma informação.
d) excluir um trecho sem sentido.
e) explicar a importância de algo.

5.
Em “Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco o homem foi percebendo que causava desequilíbrio no ambiente...”, a expressão destacada exprime circunstância de


a)modo.       b) dúvida.     c) tempo.            d)afirmação.         e)negação.

Gabarito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turma do MARIO Dica para conjugar 5 verbos terminados em -iar que diferem dos demais com a mesma terminação. M ediar A nsiar ...