quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O menininho




 É lamentável que ainda haja profissionais procedendo como a professora da rosa vermelha com caule verde.


O menininho

        Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com uma escola bastante grande. Quando o menininho descobriu que podia ir à sua sala caminhando pela porta da rua, ficou feliz. A escola não parecia tão grande quanto antes.
        Uma manhã a professora disse:
        “Hoje vamos fazer um desenho.”
        ‘” Que bom!”. Pensou o menininho. Ele gostava de desenhar. Leões, tigres, galinhas, trens e barcos... Pegou a caixa de lápis de cor e começou a desenhar. A professora então disse:
        “Esperem, ainda não é hora de começar!” Ela esperou até que todos estivessem prontos.
        “Agora”, disse a professora, “nós iremos dese
        “Hoje vamos fazer alguma coisa em barro”.
        “Que bom”, pensou o menininho. Ele gostava de trabalhar com barro. Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões. Começou a ajuntar e amassar a sua bola de barro. Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões. Começou a juntar e amassar sua bola de barro. Então a professora disse:
        “Esperem, não é hora de começar!” ela esperou até que todos ficarem prontos.
        “Agora”, disse a professora, “nós iremos fazer um prato.”
        “Que bom”, pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse:
        “Esperem. Vou mostrar como se faz. Assim, agora vocês podem começar”.E o prato era bem fundo.
        O menininho olhou para o prato da professora, olhou para o seu próprio prato e gostou mais do seu, mas ele não podia dizer isso. Amassou o barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo, igual ao da professora.
        E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a fazer as coisas exatamente igual a professora e já não fazia as coisas por si próprio.
        Então aconteceu que o menininho teve que mudar de escola. Esta escola era ainda maior que a primeira. Ele tinha que subir grandes escadas até a sua sala.
        Um dia a professora disse:
        “Hoje nós vamos fazer um desenho.”
        “Que bom!”, pensou o menininho enquanto esperava que a professora dissesse o que fazer. Ela não disse. Apenas andava pela sala. Quando veio até o menininho, disse:
        ― Você não quer desenhar?
        ― Sim, e o que é que nós vamos fazer?
        ― Não sei, até que você o faça.
        ― Como eu posso fazê-lo?
        ― Da maneira que você gostar.
        ― E de que cor?
        ―Se todo mundo fizer sempre o mesmo desenho e usar sempre as mesmas cores, como eu posso saber qual é o desenho de cada um?
        ―  Eu não sei!
E começou a desenhar uma flor vermelha de caule verde.

                                                                       Helen E. Buckley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pronome relativo

Pronomes relativos Pronomes relativos são usados para retomar  um termo antecedente( já expresso anteriormente) Observe o exempl...