RIC. Disponível em:
www.nanquim.com.br. Acesso em: 8 dez. 2012.
Questão 1
O texto faz referência
aos sistemas de comunicação e informação. A crítica feita a urna das
ferramentas midiáticas se fundamenta na falta de
a) opinião dos
leitores nas redes sociais.
b) recursos
tecnológicos nas empresas jornalísticas.
c) instantaneidade na
divulgação da notícia impressa.
d) credibilidade das
informações veiculadas nos blogs.
e) adequação da linguagem jornalística ao
público jovem
Questão 2
Adoçante
Quatro gotas do produto
contêm 0,04 kcal e equivalem ao poder adoçante de 1 colher (de chá) de açúcar. Ingredientes
– água, sorbitol, edulcorantes (sucralose e acesulfame de potássio);
conservadores: benzoato de sódio e ácido benzoico, acidulante ácido cítrico e regulador
de acidez citrato de sódio.
Não contém glúten.
Informação nutricional
– porção de 0,12 mL (4 gotas).Não contém quantidade significativa de
carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, fibra alimentar e
sódio.
Consumir preferencialmente
sob orientação de nutricionista ou médico.
Cosmed Indústria de
Cosméticos e Medicamentos S/A. Barueri, SP.
Esse texto, rótulo de
um adoçante, tem como objetivo transmitir ao leitor informações sobre
a) composição
nutricional do produto.
b) necessidade de
consultar um especialista antes do uso.
c) medida exata de
cada ingrediente que compõe a fórmula.
d) quantidade do
produto que deve ser consumida diariamente.
e) correspondência
calórica existente entre o adoçante e o açúcar.
Questão 3
O acervo do Museu da
Língua Portuguesa é o nosso idioma, um “patrimônio imaterial” que não pode ser,
por isso, guardado e exposto em uma redoma de vidro. Assim, o museu, dedicado à
valorização e difusão da língua portuguesa, reconhecidamente importante para a preservação
de nossa identidade cultural, apresenta uma forma expositiva diferenciada das
demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta
e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.
Disponível em: www.museulinguaponuguesa.org.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).
De acordo com o texto,
embora a língua portuguesa seja um “patrimônio imaterial”, pode ser exposta em
um museu. A relevância desse tipo de iniciativa está pautada no pressuposto de
que
a) a língua é um
importante instrumento de constituição social de seus usuários.
b) o modo de falar o
português padrão deve ser divulgado ao grande público.
c) a escola precisa de
parceiros na tarefa de valorização da língua portuguesa.
d) o contato do público
com a norma-padrão solicita o uso de tecnologia de última geração.
e) as atividades lúdicas
dos falantes com sua própria língua melhoram com o uso de recursos
tecnológicos.
Questão 4
Disponível em: http://portal.saude.gov.br.
Acesso em: 8 nov. 2013
(adaptado).
Na campanha publicitária,
há uma tentativa de sensibilizar o público-alvo, visando levá-lo à doação de sangue.
Analisando a estratégia argumentativa utilizada, percebe-se que
a) a exposição de alguns
dados sobre a jovem procura provocar compaixão, visto que, em razão da doença, ela
vive de maneira diferente dos demais jovens de sua idade.
b) a campanha defende
a ideia de que, para doar, é preciso conhecer o doente, considerando que foi
preciso apresentar a jovem para gerar identificação.
c) o questionamento
seguido da resposta propõe reflexão por parte do público-alvo, visto que o
texto critica a prática de escolher para quem doar.
d) as escolhas verbais
associadas à imagem parecem contraditórias, pois constroem uma aparência incompatível
com a de uma jovem doente.
e) a campanha explora
a expressão da jovem a fim de gerar comoção no leitor, levando-o a doar sangue
para as pessoas com leucemia.
Questão 5
Disponível em: www.ideiasustentavel.com.br. Acesso em: 30 maio 2016 (adaptado).
A importância da preservação
do meio ambiente para a saúde é ressaltada pelos recursos verbais e não verbais
utilizados nessa propaganda da SOS Mata
Atlântica. No texto, a relação entre esses recursos:
a) condiciona o entendimento
das ações da SOS Mata Atlântica.
b) estabelece
contraste de informações na propaganda.
c) é fundamental para
a compreensão do significado da mensagem.
d) oferece diferentes
opções de desenvolvimento temático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário