quinta-feira, 1 de março de 2018

Predicado Verbal e Predicado nominal - exercícios






PREDICADO NOMINAL E PREDICADO VERBAL

a)   Predicado Verbal: o verbo indica AÇÃO. (o VERBO é o núcleo do predicado) Exemplo:
 O professor  trabalha.
  Choveu muito ontem.

b) Predicado Nominal - o núcleo do  predicado é uma palavra que caracteriza o Sujeito.
1. O professor estava feliz.
2. Dona Dolores continua jovem.
3.Você é tudo.
4. Maria era uma beleza.
5. Eu sou você amanhã.

Chamamos esse termo que caracteriza o Sujeito de “predicativo do sujeito.”

Observação: normalmente o predicativo do sujeito é formado por ADJETIVO ou SUBSTANTIVO.


EXERCÍCIOS

Marque VL  VT ou VI de acordo coma classificação dos verbos grifados. Em seguida, classifique o predicado das orações.

1. As luzes ficaram acesas. 

2. Os alunos permaneceram na sala.

3. Os alunos permaneceram em silêncio.

4. Mulheres amam.

5. Mulheres amam bichinhos de estimação.

6. Ele sempre será um mau sujeito.

7. O motorista está ao celular.

O. motorista está desatento.

8. A criança sorria.

9. A criança sorria para a mãe.

10.Meu tio anda doente.

11. Meu tio anda depressa.

12. Estavam roxos os olhos do garoto.

13. As luzes estavam acesas.

14. O Brasil produziu muito em 2017.

15. O Brasil produziu muita soja em 2017.

16. Meu pai está feliz.

17. Meu pai está na loja.

GABARITO

1     
1                  

3         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...