sábado, 27 de outubro de 2018

Verbos anômalos






VERBOS ANÔMALOS


Verbos anômalos apresentam profunda alteração no radical. Esse conceito faz a diferença entre IRREGULARES E ANÔMALOS .
Tomemos como exemplo o verbo irregular DORMIR
Radical dorm- ir
Quando conjugado na primeira  pessoa do presente do indicativo, observamos uma alteração: o redical dorm- ir, passa a dur-mo.
Nas demais pessoas o verbo segue com seu radical regular, ou seja, sem alterações.

 Presente do indicativo
Pretérito perfeito
Imperfeito
Mais-que-perfeito
Eu durmo
Tu dormes
Ele dorme
Nós dormimos
Vós dormis
Eles dormem
Dormi
Dormiste
Dormiu
Dormimos
Dormistes
Dormiram

Dormia
Dormias
Dormia
Dormíamos
Dormíeis
Dormiam


Dormira
Dormiras
Dormira
Dormíramos
Dormíreis
Dormiram


São considerados anômalos apenas os verbos (“ser” e "ir)

Conjugação dos verbos ser 
Ser – modo indicativo
Presente
P . Perfeito
P. imperfeito
Mais-que-perf.
Fut, pres.
Fut. Pret.
Eu sou
fui
era
fora
serei
seria
Tu és
foste
eras
foras
serás
serias
Ele é
foi
era
fora
será
seria
Nós somos
fomos
éramos
fôramos
seremos
Seríamos
Vós sois
fostes
éreis
Fôreis
sereis
seríeis
Eles são
foram
eram
foram
serão
seriam

Ser- modo subjuntivo
Presente (que)
Pret. Imperfeito  se)
Futuro ( quando)
Eu seja
fosse
for
Tu sejas
fosses
fores
Ele seja
fosse
for
Nós sejamos
Fôssemos
formos
Vós sejais
Fôsseis
fordes
Eles sejam
Fossem
forem
                               

Imperativo afirmativo
Sê tu
Seja você
Sejamos nós
Sede vós
Sejam vocês

Verbo IR
Verbo IR – modo indicativo
presente
Pret perf.
Pret imprf.
+ que-perf.
Fut. Pres.
Fut. Pret.
vou
fui
ia
fora
irei
iria
vais
foste
ias
foras
irás
irias
vai
foi
ia
fora
irá
iria
vamos
fomos
íamos
Fôramos
iremos
iríamos
ides
fostes
íeis
Fôreis
ireis
iríeis
vão
foram
iam
foram
irão
iriam







Modo subjuntivo
Presente ( que)
Pret. Imperfeito (se)
Futuro (quando)
fosse
for
vás
fosses
fores
fosse
for
vamos
fôssemos
formos
vades
fôsseis
fordes
vão
fossem
forem


IMPERATIVO:

AFIRMATIVO
vai  (tu)
 (você)
vamos (nós)
ide    (vós)
vão (vocês)




 Observação:
O pretérito perfeito do indicativo do ser e do ir são idênticos. a diferença se faz pelo contexto.
Ser( Eu fui um bom garoto)
Ir( Eu fui de avião).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...