Resolução de prova – Modelo A | EsPCEx 2018
Interpretação de texto e estudo da língua
Após a leitura atenta do texto apresentado, responda
às questões propostas.
Noruega como Modelo de Reabilitação de Criminosos
O Brasil é responsável por uma das mais altas taxas de
reincidência criminal em todo o mundo. No país, a taxa média de reincidência
(amplamente admitida mas nunca comprovada empiricamente) é de mais ou menos
70%, ou seja, 7 em cada 10 criminosos voltam a cometer algum tipo de crime após
saírem da cadeia.
Alguns perguntariam "Por quê?". E eu pergunto:
"Por que não?" O que esperar de um sistema que propõe reabilitar e
reinserir aqueles que cometerem algum tipo de crime, mas nada oferece, para que
essa situação realmente aconteça? Presídios em estado de depredação total,
pouquíssimos programas educacionais e laborais para os detentos, praticamente
nenhum incentivo cultural, e, ainda, uma sinistra cultura (mas que diverte
muitas pessoas) de que bandido bom é bandido morto (a vingança é uma festa,
dizia Nietzsche).
Situação contrária é encontrada na Noruega. Considerada pela
ONU, em 2012, o melhor país para se viver (1° no ranking do IDH) e, de acordo
com levantamento feito pelo Instituto Avante Brasil, o 8º país com a menor taxa
de homicídios no mundo, lá o sistema carcerário chega a reabilitar 80% dos
criminosos, ou seja, apenas 2 em cada 10 presos voltam a cometer crimes; é uma
das menores taxas de reincidência do mundo. Em uma prisão em Bastoy, chamada de
ilha paradisíaca, essa reincidência é de cerca de 16% entre os homicidas,
estupradores e traficantes que por ali passaram. Os EUA chegam a registrar 60%
de reincidência e o Reino Unido, 50%. A média europ eia é 50%.
A Noruega associa as baixas taxas de reincidência ao fato de
ter seu sistema penal pautado na reabilitação e não na punição por vingança ou
retaliação do criminoso. A reabilitação, nesse caso, não é uma opção, ela é
obrigatória. Dessa forma, qualquer criminoso poderá ser condenado à pena máxima
prevista pela legislação do país (21 anos), e, se o indivíduo não comprovar
estar totalmente reabilitado para o convívio social, a pena será prorrogada, em
mais 5 anos, até que sua reintegração seja comprovada.
O presídio é um prédio, em meio a uma floresta, decorado com
grafites e quadros nos corredores, e no qual as celas não possuem grades, mas
sim uma boa cama, banheiro com vaso sanitário, chuveiro, toalhas brancas e
porta, televisão de tela plana, mesa, cadeira e armário, quadro para afixar
papéis e fotos, além de geladeiras. Encontra-se lá uma ampla biblioteca,
ginásio de esportes, campo de futebol, chalés para os presos receberem os
familiares, estúdio de gravação de música e oficinas de trabalho. Nessas
oficinas são oferecidos cursos de formação profissional, cursos educacionais, e
o trabalhador recebe uma pequena remuneração. Para controlar o ócio, oferecer
muitas atividades, de educação, de trabalho e de lazer, é a estratégia.
A prisão é construída em blocos de oito celas cada (alguns
dos presos, como estupradores e pedófilos, ficam em blocos separados). Cada
bloco tem sua cozinha. A comida é fornecida pela prisão, mas é preparada pelos
próprios detentos, que podem comprar alimentos no mercado interno para
abastecer seus refrigeradores.
Todos os responsáveis pelo cuidado dos detentos devem passar
por no mínimo dois anos de preparação para o cargo, em um curso superior, tendo
como obrigação fundamental mostrar respeito a todos que ali estão. Partem do
pressuposto que, ao mostrarem respeito, os outros também aprenderão a
respeitar.
A diferença do sistema de execução penal norueguês em
relação ao sistema da maioria dos países, como o brasileiro, americano, inglês,
é que ele é fundamentado na ideia de que a prisão é a privação da liberdade, e
pautado na reabilitação e não no tratamento cruel e na vingança.
O detento, nesse modelo, é obrigado a mostrar progressos
educacionais, laborais e comportamentais, e, dessa forma, provar que pode ter o
direito de exercer sua liberdade novamente junto à sociedade.
A diferença entre os dois países (Noruega e Brasil) é a
seguinte: enquanto lá os presos saem e praticamente não cometem crimes,
respeitando a população, aqui os presos saem roubando e matando pessoas. Mas
essas são consequências aparentemente colaterais, porque a população manifesta
muito mais prazer no massacre contra o preso produzido dentro dos presídios (a
vingança é uma festa, dizia Nietzsche).
LUIZ FLÁVIO GOMES, jurista, diretor-presidente do Instituto
Avante Brasil e coeditor do Portal atualidadesdodireito.com.br. Estou no
blogdolfg.com.br.
** Colaborou Flávia Mestriner Botelho, socióloga e
pesquisadora do Instituto Avante Brasil.
FONTE: Adaptado de http:
//institutoavantebrasil.com.br/noruega-
Questão 1
Em dois momentos do texto, o redator cita Nietzsche, que
teria afirmado: "a vingança é uma festa". A partir do que se
depreende da leitura, essa "festa" significa
[A] uma notória satisfação das pessoas em geral em relação
às matanças e às condições humilhantes a que são submetidos os presos no
Brasil.
[B] um presídio cujas celas contenham uma cama, vaso
sanitário, chuveiro, toalhas brancas, televisão de tela plana, composto, ainda,
por ampla biblioteca, ginásio de esportes e chalés para os presos receberem
seus familiares.
[C] uma sinistra cultura de nada oferecer para que um
criminoso possa se reabilitar e ser reinserido em uma sociedade que conta com
presídios em estado de depredação total e pouquíssimos programas educacionais
para os detentos.
[D] a situação de ser considerada, a Noruega, o melhor país
para se viver, com a menor taxa de homicídios do mundo, onde o sistema
carcerário chega a reabilitar cerca de 80% dos criminosos.
[E] a atitude dos presos no Brasil que, após o cumprimento
da pena, exercem sua liberdade roubando e matando as pessoas, comprovando que o
sistema poderia ser melhor se aderisse ao adágio "bandido bom é bandido
morto".
QUESTÃO 02
Em "Alguns perguntariam 'Por quê?'. E eu pergunto: 'Por
que não?", as perguntas retóricas constituem:
[A] crítica ao senso comum, por meio do discurso subjetivo.
[B] linguagem apelativa, com intuito de persuadir o leitor.
[C] verossimilhança, por meio do discurso direto.
[D] diálogo entre textos, fazendo alusão ao discurso alheio.
[E] estratégia argumentativa, ponto de partida da análise do
autor.
Quest]ao 3
“(...)uma sinistra cultura de que bandido bom é bandido
morto."
O adjetivo em destaque apresenta, no texto, o significado
de:
[A] errada [B]
maligna [C]desprezível [D] forte [E] correta
QUESTÃO 04
"Mas essas são consequências aparentemente colaterais,
porque a população manifesta muito mais prazer no massacre contra o preso
produzido dentro dos presídios".
Há um trecho, dentro do período destacado acima, que provoca
ambiguidade. Marque-o:
[A] aparentemente colaterais
[B]
produzido dentro dos presídios
[C] contra o preso
[D]
manifesta mais prazer
[E] no massacre
QUESTÃO 05
Assinale o período que contém agente da passiva:
[A] O Brasil é responsável por uma das mais altas taxas de
reincidência criminal em todo o mundo.
[B] Há pouquíssimos programas educacionais e laborais para
os detentos.
[C] A comida é oferecida pela prisão, mas é preparada pelos
próprios detentos.
[D] Situação contrária é encontrada na Noruega.
[E] A reincidência é de cerca de 16% entre os homicidas,
estupradores e traficantes que por ali passaram.
QUESTÃO 06
Assinale a alternativa em que o emprego do verbo
"haver" está correto.
[A] Haverá nove dias que ela visitou os pais.
[B] Brigavam à toa, sem que houvessem motivos.
[C] Criaturas infalíveis nunca houve nem haverão.
[D] Não ligue, caso hajam desavenças entre vocês
.
.
[E] Morávamos ali há quase cinco anos.
QUESTÃO 07
Assinale a alternativa em que o particípio sublinhado está
utilizado de acordo com a norma culta.
[A] O policial tinha pego o bandido.
[B] O condenado foi prendido por dez anos.
[C] A pena fora suspendida pelo juiz.
[D] Foi terrível o juiz ter aceitado aquela denúncia.
[E] O preso tinha ganho a liberdade.
QUESTÃO 08
Assinale a opção que contém um pronome relativo:
[A] O que esperar de um sistema desses?
[B] O sistema nada oferece para que tal situação realmente
aconteça.
[C] Uma cultura sinistra, mas que diverte muitas pessoas.
[D] A pena será prorrogada até que a reintegração dos presos
seja comprovada.
[E] Dessa forma, o detento deve provar que pode ter o direito
de exercer sua liberdade.
Questão 9
No trecho, "Alguns perguntariam "Por quê?". E
eu pergunto: "Por que não?", os verbos grifados estão,
respectivamente, no
[A] Futuro do Pretérito do Indicativo e Presente do
Indicativo.
[B] Futuro do Presente do Indicativo e Pretérito Perfeito do
Indicativo.
[C] Presente do Subjuntivo e Pretérito Imperfeito do
Indicativo.
[D] Pretérito Imperfeito do Indicativo e Presente do
Subjuntivo.
[E] Pretérito Mais-Que-Perfeito do Indicativo e Pretérito
Imperfeito do Subjuntivo.
QUESTÃO 10
Assinale a alternativa que pode substituir corretamente o
trecho sublinhado sem alterar-lhe o sentido:
"... O que esperar de um sistema que propõe reabilitar
e reinserir aqueles que cometerem algum tipo de crime, mas nada oferece, para
que essa situação realmente aconteça."
[A] "..., onde nada oferece ..."
[B] "..., conforme o que oferece ..."
[C] "..., porque nada oferece ..."
[D] "..., a fim de oferecer algo..."
[E] "..., embora nada ofereça ..."
Questão 11
Um mesmo fonema pode ser representado por letras diferentes.
A sequência de palavras que ilustra esse conceito é:
[A] taxa - máxima - afixar
[B] oficina - praça - cela
[C] presídio - lazer - execução
[D] exercício - inexorável - exórdio
[E] preso - sangue – asa
QUESTÃO 12
Assinale a alternativa em que a oração sublinhada é
subordina substantiva predicativa:
[A] A comida é preparada pelos próprios detentos, que podem
comprar alimentos no mercado interno.
[B] Ele é fundamentado na ideia de que a prisão é a privação
da liberdade.
[C] Se o indivíduo não comprovar que está total mente
reabilitado, a pena será prorrogada.
[D] A diferença do sistema de execução penal norueguês em
relação ao brasileiro é que ele é pautado na reabilitação.
[E] Uma sinistra cultura de que bandido bom é bandido morto.
QUESTÃO 13
No período, "Para controlar o ócio, oferecer muitas
atividades, de educação, de trabalho e de lazer, é a estratégia", as duas
orações destacadas são subordinadas reduzidas de infinitivo e classificam-se,
respectivamente, como
[A] substantiva apositiva e substantiva subjetiva.
[B] adverbial final e substantiva subjetiva.
[C] adverbial final e substantiva completiva nominal.
[D] substantiva objetiva indireta e adverbial consecutiva.
[E] adverbial consecutiva e substantiva apositiva.
QUESTÃO 14
Assinale a alternativa em que o emprego da vírgula é
opcional.
[A] "Partem do pressuposto que, ao mostrarem respeito,
os outros também aprenderão a respeitar.
[B] "O detento é obrigado a mostrar progressos, para
provar que pode ser reincluído na sociedade
[C] "Os EUA chegam a registrar 60% de reincidência, o
Reino Unido, 50%."
[D] "Para controlar o ócio, oferecer muitas atividades
de educação é a estratégia."
[E] "Cada bloco contém uma cozinha, comida fornecida
pela prisão e preparada pelos presos."
QUESTÃO 15
Em "A população manifesta muito mais prazer no massacre
contra o preso ", o termo destacado tem a função de:
[A] Adjunto Adnominal
[B] Agente da Passiva
[C] Objeto Direto
[D] Objeto Indireto
[E] Complemento Nominal
QUESTÃO 16
A ideia de explicação está presente em apenas uma das
orações sublinhadas, nas alternativas abaixo.
[A] "... detentos, que podem comprar alimentos no
mercado interno para abastecer seus refrigeradores."
[B] "Partem do pressuposto que, ao mostrarem respeito,
os outros também aprenderão a respeitar. ”
[C] "... é de cerca de 16% entre os homicidas,
estupradores e traficantes que por ali passaram."
[D] "..., tendo como obrigação fundamental mostrar
respeito a todos que ali estão."
[E] "..., reinserir aqueles que cometerem algum tipo de
crime...”
Resoluções comentadas AQUI
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