ORAÇÕES COORDENADAS NÃO EXERCEM FUNÇÃO SINTÁTICA ENTRE SI,POR ISSO CÃO CHAMADAS DE ORAÇÕES INDEPENDENTES.
Obs.: a classificação de uma oração coordenada depende do aspecto lógico-semântico da relação que se estabelece entre as orações, porém, uma oração não depende sintaticamente da outra, isto é, uma não complementa a outra.
As orações coordenadas podem ser assindéticas ou sindéticas.
Tens razão em agir assim, contudo controle-se.
Ricardo gostava de cantar, todavia sua voz não agradava.
Robinho joga muito bem, entretanto o técnico colocou-o na reserva.
Chegamos atrasados, e conseguimos vaga para assistir ao espetáculo.
Observe:
As luzes apagam-se, abrem-se as cortinas e começa o espetáculo.
O período é composto de três orações:
[As luzes apagam-se][ abrem-se as cortinas] e [ começa o espetáculo].
RETOMANDO
Apesar de as orações coordenadas não manterem entre si dependência sintática, existe entre elas uma relação semântica( de sentido. )
As orações coordenadas podem ser assindéticas ou sindéticas.
1. Coordenadas assindéticas: a coordenação é feita por meio da vírgula.
2. Coordenadas sindéticas: a coordenação é feita por meio de uma conjunção.
Classificação das Orações Coordenadas Sindéticas
De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas CLASSIFICAM-SE EM: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
a) Aditivas
Expressam ideia de adição, acréscimo. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência. As conjunções coordenativas aditivas típicas são "e" e "nem" (= e + não). Introduzem as orações coordenadas sindéticas aditivas.
Por Exemplo:
Fizemos várias entrevistas e escolhemos o melhor candidato.
As orações sindéticas aditivas podem também estar ligadas pelas locuções não só... mas (também), tanto...como, e semelhantes. Essas estruturas costumam ser usadas quando se pretende enfatizar o conteúdo da segunda oração. Veja:
Chico Buarque não só canta, mas também (ou como também) compõe muito bem.
Não só provocaram graves problemas, mas (também) abandonaram os projetos de reestruturação social do país.
Obs.: a conjunção "nem" tem o valor da expressão "e não".
Por Exemplo:
Os líderes não compareceram à reunião , nem (= e não) comunicaram o motivo.
b) Adversativas
Exprimem fatos ou conceitos que se opõem ao que se declara na oração coordenada anterior, estabelecendo contraste.
As conjunções mas, porém, contudo, todavia, entretanto e as locuções no entanto, não obstante introduzem as orações coordenadas sindéticas adversativas.
Veja os exemplos:
"O amor é difícil, mas pode luzir em qualquer ponto da cidade." (Ferreira Gullar)
O país é extremamente rico, porém, a má distribuição de renda é evidente diante da miséria do povo.
O país é extremamente rico, porém, a má distribuição de renda é evidente diante da miséria do povo.
Tens razão em agir assim, contudo controle-se.
Ricardo gostava de cantar, todavia sua voz não agradava.
Robinho joga muito bem, entretanto o técnico colocou-o na reserva.
Observação:
A oração coordenada adversativa pode ser introduzida pela conjunção "e". Nesse caso, usamos uma vírgula antes do "e". Exemplo:
c) Alternativas
Expressam ideia de alternância de fatos ou escolha. Normalmente é usada a conjunção "ou". Além dela, empregam-se também os pares: ora...ora, já...já, quer...quer..., seja...seja, etc. Introduzem as orações coordenadas sindéticas alternativas.
Exemplos:
Cale-se ou saia da minha presença.
Ora ri, ora fica emburrada.
Eu me casarei com ele, quer você permita, quer você não permita.
Ora ri, ora fica emburrada.
Eu me casarei com ele, quer você permita, quer você não permita.
d) Conclusivas
Exprimem conclusão ou resultado em relação à oração anterior.
Exemplo de conjunções que introduzem as orações coordenadas conclusivas:
logo, portanto e pois( entre vírgulas). Usa-se ainda: então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, etc.
Exemplos:
Não tenho tempo, portanto não posso dar atenção a fatos sem importância.
A situação é delicada; devemos, pois, agir com cautela.
O time venceu, por isso está classificado.
A ferida cicatrizou logo os curativos foram bem feitos.
A situação é delicada; devemos, pois, agir com cautela.
O time venceu, por isso está classificado.
A ferida cicatrizou logo os curativos foram bem feitos.
e) Explicativas
Indicam uma justificativa ou uma explicação referente ao fato expresso na oração anterior. As conjunções que merecem destaque são: que, porque e pois (obrigatoriamente anteposto ao verbo).
Exemplos:
Preciso sair agora, que já estou atrasada.
Leve um agasalho, porque o tempo está muito frio.
Cumprimente-o, pois hoje é o seu aniversário.
Leve um agasalho, porque o tempo está muito frio.
Cumprimente-o, pois hoje é o seu aniversário.
ORAÇÕES COORDENADAS – EXERCÍCIOS
Questão 1
O período composto por
coordenação é retratado por orações que não mantêm dependência sintática entre
elas, isto é, somente são ligadas pelo uso da conjunção.
Assim sendo, demonstre seu
conhecimento elaborando uma oração para cada modalidade
solicitada:
a- aditiva
b- adversativa
c- alternativa
d- explicativa
e- conclusiva
b- adversativa
c- alternativa
d- explicativa
e- conclusiva
Questão 2
Verifique o código em
evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas
orações a seguir:
A – coordenada aditiva
B – coordenada adversativa
C – coordenada alternativa
D – coordenada explicativa
E – coordenada conclusiva
B – coordenada adversativa
C – coordenada alternativa
D – coordenada explicativa
E – coordenada conclusiva
a- Não fomos ao aniversário,
porém mandamos um presente ( ).
b – Ou tentas te qualificares melhor, ou serás demitido ( ).
c – Conseguimos obter um ótimo resultado, pois nos esforçamos bastante ( ).
d- Leve um guarda-chuva, porque pode chover ( ).
e – Viajamos muito e chegamos exaustos.
f – Não vejo importância neste tema, portanto encerraremos a reunião.
g – Não gosto de sua atitude, todavia não lhe trato mal.
b – Ou tentas te qualificares melhor, ou serás demitido ( ).
c – Conseguimos obter um ótimo resultado, pois nos esforçamos bastante ( ).
d- Leve um guarda-chuva, porque pode chover ( ).
e – Viajamos muito e chegamos exaustos.
f – Não vejo importância neste tema, portanto encerraremos a reunião.
g – Não gosto de sua atitude, todavia não lhe trato mal.
Questão 3
(Marília) Assinale a
alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:
a – Sérgio foi bom filho; logo
será um bom pai.
b – Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c – Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d – Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
e – Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.
b – Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c – Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d – Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
e – Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.
Questão 5
Observe o seguinte excerto
poético e em seguida atente-se para as questões que a ele se referem:
“As
horas passam, os homens caem, a poesia fica” (Emílio Moura)
a – Estamos diante de um
período. Como ele se denomina? E por
quê?
b – As orações que o compõem
são coordenadas sindéticas ou assindéticas? Justifique.
c – Reescreva os versos
introduzindo as conjunções coordenadas que melhor se adequarem à ideia
expressa.
espetacular!!!
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