FUNÇÕES DA LINGUAGEM
A comunicação se dá por meio das FUNÇÕES DA LINGUAGEM, por isso é tão importante conhecê-las.
Por meio da linguagem, também realizamos diferentes ações: transmitimos informações, persuadimos, mostramos nossos sentimentos, ensinamos, enfim, pela linguagem organizamos nossa vida.
As funções da linguagem estão centradas nos elementos da comunicação.
1. Função referencial ou denotativa
Ocorre quando o emissor tem o objetivo de informar o leitor de algum fato. A função REFERENCIAL está presente nos textos científicos, técnicos ou didáticos, jornalísticos, documentos oficiais e correspondências comerciais. A linguagem referencial é essencialmente objetiva, razão pela qual os verbos são retratados na 3ª pessoa do singular, conferindo-lhe total impessoalidade por parte do emissor.
Cultura na tela
O portal domínio público, biblioteca digital do Ministério da Educação, recebeu 6,2 milhões de acessos em pouco mais de um mês de funcionamento. Nela, o internauta pode ler gratuitamente 699 obras literárias com mais de 70 anos de existência, ou seja, já de domínio público; 166 publicações de ciências sociais e uma de exatas. Há também partituras de Beethoven, pinturas de Van Gogh e de Leonardo da Vinci, como a Monalisa, hinos e músicas clássicas contemporâneas.
Isto É, São Paulo, 29 de dez. de 2005.
2. Função emotiva ou expressiva
Centrada no (eu) com verbos e pronomes na lª pessoa. A função EMOTIVA expressa diretamente as emoções e atitudes do emissor.Pode vir representada por interjeições e adjetivos.
Exemplo:
Não adianta nem tentar
Me esquecer
Durante muito tempo em sua vida
Eu vou viver
(Roberto Carlos & Erasmo Carlos)
Me esquecer
Durante muito tempo em sua vida
Eu vou viver
(Roberto Carlos & Erasmo Carlos)
“Sinto que viver é inevitável. Posso na primavera fica horas sentada fumando, apenas sendo. Ser às vezes sangra. Mas não há como não sangrar pois é no sangue que sinto a primavera. Dói. A primavera me dá coisas. Dá do que viver. E sinto que um dia na primavera é que vou morrer. De amor pungente e coração enfraquecido.”
(Clarice Lispector)
(Clarice Lispector)
3. Função fática
O objetivo do emissor é testar o canal de comunicação, verificar se o receptor está recebendo a mensagem de forma autêntica. É a função usada apenas para manter contato. Exemplo:
Expressões usadas quando estamos ao telefone (Pronto! Alô!?) (Está me ouvindo?).
Ou quando cumprimentamos a pessoas por educação, sem aprofundamento da conversa.
- Oi! Como vai?
- Tudo bem, e você?
- Tudo bem também.
-Legal
-Até mais.
-Tchau
4. Função metalinguística
A linguagem tem função metalinguística quando o uso do código tem por finalidade explicar o próprio código, procurando definir o que não está claro.
Por exemplo:
O que é linguagem?
Linguagem é a capacidade humana de comunicar por meio de uma língua.
Substantivo é a classe que dá nome aos seres em geral.
5. Função poética
5. Função poética
Centrada na elaboração da mensagem. Predominam palavras selecionadas e combinadas de modo a obter-se um efeito especial. Função presente nos poemas e, em alguns casos, na prosa e em anúncios publicitários.
Motivo
Eu canto porque o instante existe
Eu canto porque o instante existe
E a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
6. Função conativa ou de apelo
Centrada no receptor busca mobilizar a atenção deste, produzindo um apelo ou uma ordem. É fundamental da propaganda. Encontra no vocativo e no imperativo sua expressão gramatical mais autêntica. Exemplos:
Antônio, venha cá!
Beba Coca-Cola.
Compre sua passagem na Gol e voe com mais leveza!
Pelo amor de Deus, não faça isso de novo!
Questões:
Gabarito AQUI
Questões:
01. Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje
correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de
desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de
acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós
mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições
para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há
como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o
Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem
doer." (O Estado de São Paulo)
b) O verbo infinitivo
Ser criado,
gerar-se, transformar
O amor em carne e
a carne em amor; nascer
Respirar, e
chorar, e adormecer
E se nutrir para
poder chorar
Para poder
nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e
ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar
e então ouvir
E então sorrir
para poder chorar.
E crescer, e
saber, e ser, e haver
E perder, e
sofrer, e ter horror
De ser e amar, e
se sentir maldito
E esquecer tudo
ao vir um novo amor
E viver esse amor
até morrer
E ir conjugar o
verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde
os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz,
determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da
respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a
parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)
d) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de
louco!
- É!"
e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra
Lights."
f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava
que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele
silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a
tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da
gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava.
Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti
uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela,
olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)
g) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga
significa míope.
- E o que é
míope?
- Míope é o que
vê pouco."
02. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:
"Gastei trinta
dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel
do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em
verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o
touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de
Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam
trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)
03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:
a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm
linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)
b) "O discurso comporta duas partes, pois
necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a
demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a
prova." (Aristóteles)
c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de
um casal que vive feliz com o seu filho até o dia
em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."
d) "Se um dia você for embora
Ria se teu
coração pedir
Chore se teu
coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)
e) "Olá, como vai?
Eu vou indo e
você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou
indo em pegar um lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou
indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)
Texto para as questões 04 e 05
Poética
Que é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(Cassiano Ricardo)
04. Quais as funções da linguagem predominantes no poema
anterior?
05. Aponte os elementos que integram o processo de
comunicação em Poética, de Cassiano Ricardo.
06. (CESUPA - CESAM - COPERVES) Segundo o lingüísta Roman
Jakobson, "dificilmente lograríamos (...) encontrar mensagens verbais que
preenchem uma única função... A estrutura verbal de uma mensagem depende
basicamente da função predominante".
"Meu canto de
morte
Guerreiros, ouvi.
Sou filho das selvas
Nas selvas cresci.
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.
Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante.
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, forte,
Sou filho do Norte
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi."
(Gonçalves Dias)
Indique a função predominante no fragmento acima transcrito,
justificando a indicação.
07. (PUC - SP)
"Com esta
história eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia é um dia roubado da
morte. Eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma
névoa úmida. As palavras são sons transfundidos de sombras que se entrecruzam
desiguais, estalactites, renda, música transfigurada de órgão. Mal ouso clamar
palavras a essa rede vibrante e rica, mórbida e obscura tendo como contrato o
baixo grosso da dor. Alegro com brio. Tentarei tirar ouro do carvão. Sei que
estou adiando a história e que brinco de bola sem bola. O fato é um ato? Juro
que este livro é feito sem palavras. É uma fotografia muda. Este livro é um
silêncio. Este livro é uma pergunta." (Clarice Lispector)
A obra de Clarice
Lispector, além de se apresentar introspectiva, marcada pela sondagem de fluxo
de
consciência (monólogo interior), reflete, também, uma
preocupação com a escritura do texto literário.
Observe o trecho em questão e aponte os elementos que
comprovam tal preocupação.
08. (FATEC) O senão do livro
COMEÇO a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu
não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse
mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. mas o livro é
enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica, vício grave, e
aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa
de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o
estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios,
guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham,
ameaçam o céu, escorregam e caem...
Este trecho revela o estilo de:
a) MANUEL ANTONIO DE ALMEIDA, ao usar uma linguagem
apelativa, direcionada à reflexão
crítica da obra romântica.
b) GRACILIANO RAMOS, ao revelar a quebra da ordem
cronológica da narrativa de suas obras,
como reflexo coerente da instabilidade psicológica e
espacial de suas personagens.
c) MACHADO DE ASSIS, ao questionar o leitor quanto à linha
lógica e impositiva do tempo velho da
obra literária e, ao mesmo tempo, conscientizá-lo de um novo
modo de ler.
d) LIMA BARRETO, ao retratar o estilo incoerente de suas
personagens em seus atos de loucura.
e) CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, ao especular o tempo e a
qualidade de vida do homem
(leitor) em interação com o tempo da narrativa.
01. Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem e justifique sua resposta:
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje
correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de
desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de
acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós
mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições
para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há
como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o
Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem
doer." (O Estado de São Paulo)
b) O verbo infinitivo
Ser criado,
gerar-se, transformar
O amor em carne e
a carne em amor; nascer
Respirar, e
chorar, e adormecer
E se nutrir para
poder chorar
Para poder
nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e
ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar
e então ouvir
E então sorrir
para poder chorar.
E crescer, e
saber, e ser, e haver
E perder, e
sofrer, e ter horror
De ser e amar, e
se sentir maldito
E esquecer tudo
ao vir um novo amor
E viver esse amor
até morrer
E ir conjugar o
verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde
os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz,
determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da
respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a
parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)
d) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de
louco!
- É!"
e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra
Lights."
f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava
que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele
silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a
tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da
gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava.
Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti
uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela,
olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)
g) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga
significa míope.
- E o que é
míope?
- Míope é o que
vê pouco."
02. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:
"Gastei trinta
dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel
do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em
verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o
touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de
Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam
trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)
03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:
a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm
linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)
b) "O discurso comporta duas partes, pois
necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a
demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a
prova." (Aristóteles)
c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de
um casal que vive feliz com o seu filho até o dia
em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."
d) "Se um dia você for embora
Ria se teu
coração pedir
Chore se teu
coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)
e) "Olá, como vai?
Eu vou indo e
você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou
indo em pegar um lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou
indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)
Texto para as questões 04 e 05
Poética
Que é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(Cassiano Ricardo)
04. Quais as funções da linguagem predominantes no poema
anterior?
05. Aponte os elementos que integram o processo de
comunicação em Poética, de Cassiano Ricardo.
07. (CESUPA - CESAM - COPERVES) Segundo o lingüísta Roman
Jakobson, "dificilmente lograríamos (...) encontrar mensagens verbais que
preenchem uma única função... A estrutura verbal de uma mensagem depende
basicamente da função predominante".
"Meu canto de
morte
Guerreiros, ouvi.
Sou filho das selvas
Nas selvas cresci.
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.
Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante.
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, forte,
Sou filho do Norte
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi."
(Gonçalves Dias)
Indique a função predominante no fragmento acima transcrito,
justificando a indicação.
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