sexta-feira, 23 de março de 2012

CONCORDÂNCIA VERBAL - EXERCÍCIOS

CONCORDÂNCIA VERBAL
GV
01-Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal, de acordo com a norma culta.
A)O desperdício de matérias-primas, o estímulo ao consumismo, a obsolescência programada, tudo isso ainda dita as regras. / É preciso que se encontrem novos modelos para resolver os problemas de geração de empregos. / Os mais pobres são os que menos vantagens obtêm com o crescimento do PIB.
B) O desperdício de matérias-primas, o estímulo ao consumismo, a obsolescência programada, tudo isso ainda ditam as regras. / É preciso que se encontre novos modelos para resolver os problemas de geração de empregos. / Os mais pobres são os que menos vantagens obtêm com o crescimento do PIB.
C) O desperdício de matérias-primas, o estímulo ao consumismo, a obsolescência programada, tudo isso ainda dita as regras. / É preciso que se encontrem novos modelos para resolver os problemas de geração de empregos. / Os mais pobres são os que menos vantagens obtém com o crescimento do PIB.
D)O desperdício de matérias-primas, o estímulo ao consumismo, a obsolescência programada, tudo isso ainda ditam as regras. / É preciso que se encontre novos modelos para resolver os problemas de geração de empregos. / Os mais pobres são os que menos vantagens obtém com o crescimento do PIB.
E) O desperdício de matérias-primas, o estímulo ao consumismo, a obsolescência programada, tudo isso ainda ditam as regras. / É preciso que se encontrem novos modelos para resolver os problemas de geração de empregos. / Os mais pobres são os que menos vantagens obtêm com o crescimento do PIB.

2- GV- ECONOMIA /12
Considerando a norma-padrão quanto ao uso ou não do sinal indicativo de crase, à concordância nominal e  verbal e à conjugação de verbo, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
___  uma loja Olhares e saia de óculos___ Já ____   quase 90 anos trabalhando com os menores preços.
Se você ___  outra oferta igual, o produto sai de graça.
A) à … novo … são … ver
B) a … novos … é … ver
C) a … novos … são … vir
D) à … novo … são … vir
E) a … novo … é … vir

3- GV 2012
Assinale a alternativa em que a nova redação dada à frase
— Não havia um negativo, não havia nele uma dúvida... — apresenta concordância verbal de acordo com a norma-padrão do português escrito.
A) Não haviam nele sentimentos negativos nem dúvidas...
B) Não se encontrava nele sentimentos negativos nem dúvidas...
C) Não deviam haver nele sentimentos negativos nem dúvidas...
D) Não podiam existir nele sentimentos negativos nem dúvidas...
E) Não se via nele sentimentos negativos nem dúvidas...

 GV 2011
Instrução: Leia os textos para responder às questões de números 4 e 5.
O físico britânico Stephen Hawking (…) já não duvida que aliens existem. (Planeta, julho de 2010.)
O que se imagina que circula no nosso Congresso agora se torna um fato: deputados assinam projetos sem saber do que se tratam. Depois de desmascarados, nossos representantes cometem, ainda, a ousadia de  mostrarem-se dispostos a cercear o direito de a sociedade se manifestar na “casa do povo”.   (IstoÉ, 14.07.2010.
4- Examinando os trechos não duvida que aliens existem (revista Planeta) e sem saber do que se tratam (revista  IstoÉ), em face da norma-padrão da língua, pode-se afi  rmar que
A) ambos apresentam um desvio de concordância verbal, localizados respectivamente nas palavras existem e  tratam.
B) somente no primeiro é que ocorre um desvio de concordância verbal, representado pela forma existem.
C) apenas no segundo é que se observa um desvio de regência verbal, pelo emprego do termo do que se tratam.
D) ambos exibem um desvio de regência verbal, verifi  cados respectivamente nas expressões não duvida que e  do que se tratam.
E) há tanto desvio de regência, em não duvida que, quanto de concordância, em do que se tratam.
5 - A construção não duvida que aliens existem exige, de acordo com a norma-padrão da língua, o uso de um modo  verbal distinto do utilizado em existem. O modo verbal adequado para essa construção e a forma devidamente flexionada são, respectivamente,
A) imperativo — existissem.                 D) subjuntivo — existirão.
B) subjuntivo — existam.                     E) imperativo — existam.
C) indicativo — existiriam.
- GABARITO
1-A
2-C
3-D
4-E
5-B

2 comentários:

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...