terça-feira, 13 de março de 2012

GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO UNIFESP

INTERPRETAÇAO DE TEXTO E GRAMÁTICA
UNIFESP
Instrução: As questões de números 01 a 03 baseiam-se no texto a seguir.
O crack vicia para sempre na primeira vez em que seus componentes químicos inundam o cérebro do usuário. A pessoa passa a roubar e matar, se preciso, para satisfazer as demandas psíquicas e físicas impostas
pela abstinência. Famílias inteiras são tragadas pelas assustadoras crises dos viciados, __________ fúria desfaz os laços domésticos mais estáveis, renega as normas básicas da convivência social e anula mesmo a educação mais primorosa.
__________ isso, as autoridades em Brasília sentem-se modernas e libertárias ao atender a anseios dos organizadores das “marchas da maconha”. Tudo a favor da liberdade de expressão, mas sem esquecer que as drogas leves são a porta de entrada para o crack e sua trágica rota sem volta.      (Veja, 22.06.2011. Adaptado.)
 Questão 01
As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por
A) de que a — Sobre
B) que a — Para
C) cuja — Enquanto
D) em que a — Com
E) onde a — Após
 Questão 02
Analisando-se as informações, fi  ca evidente que a argumentação desenvolvida no texto
A) enaltece as decisões tomadas pelas autoridades em Brasília.
B) defende a necessidade de liberação das drogas leves.
C) desvincula a ideia de que se usa o crack depois da maconha.
D) condena a liberdade de expressão e o uso de drogas.
E) questiona o consentimento governamental às marchas da maconha.

Questão 03
Na passagem — … e anula mesmo a educação mais primorosa. — o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por
A) provavelmente.
B) até.
C) propriamente.
D) deveras.
E) eventualmente.
Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 04 e 05.
Quando a grávida usa crack ou cocaína, o bebê costuma nascer hiperexcitado, irritado, choroso. É sinal de que a droga chegou ao cérebro e pode ter provocado alterações de desenvolvimento. Mas o resultado desse contato precoce só pode ser observado anos depois, quando a criança começar sua vida escolar.
(...)
A grande preocupação em relação ao crack e à cocaína é o desenvolvimento futuro da criança. “As drogas alteram a arquitetura cerebral do feto. Elas mudam a formação de sinapses, conexões e circuitos. Ao final, podem provocar alterações cognitivas que prejudicam a vida social e escolar da criança. Sua capacidade de entender conceitos abstratos e fazer associações pode ser comprometida”, diz Ruth Guinsburg, professora de pediatria neonatal da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
(Época, 20.06.2011. Adaptado.)
Questão 04
As informações textuais revelam que o consumo do crack ou da cocaína durante a gravidez é preocupante, porque a criança
A) viverá anos depois de forma excitada, irritada e chorosa.
B) ficará impossibilitada de ter uma vida social e escolar.
C) terá um cérebro incapaz de realizar sinapses, conexões e circuitos.
D) poderá ter a sua capacidade de aprendizagem afetada no futuro.
E) manterá a droga alojada no cérebro, até a chegada da vida escolar.
 Questão 05
As alternativas contêm trechos extraídos da revista Língua Portuguesa, no 79, de abril de 2011. Assinale aquela em que a relação de causa e efeito expressa pelos termos destacados no trecho — Quando a grávida usa crack ou cocaína, o bebê costuma nascer hiperexcitado, irritado, choroso. — também ocorre.
A) Os poetas são os seres iluminados que se cansaram da formalidade das palavras e buscam (re)vesti-las de outras significações…
B) O poeta recria a seu bel-prazer o mundo já tão conhecido pelos outros homens que apenas veem o visível…
C) E quando tudo parece já estar acomodado em seus devidos lugares é que vem, lá do Pantanal Mato-Grossense, um cidadão chamado Manoel de Barros.
D) Ele foi chegando devagar, com a fala mansa, com os versos curtos e com um jeito bem diferente de escrever.
E) Antes que alguém perguntasse quem era ele, ele se apresentou, bem a seu modo.
GABARITO AQUI
GABARITO
1-C
2-E
3-B
4-D
5-A

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