Todas as opções abaixo estão respaldadas no texto.
Assinale a que contém a ideia central.
a) O transporte público exige medidas técnicas e administrativas, além de cuidado com a paisagem urbana.
b) As pessoas contrárias à instalação da estação do metrô são movidas por preconceito.
c) Os paulistanos constroem o espaço onde vivem de modo a se isolarem das adversidades sociais.
d) As experiências de transporte público de outras cidades poderiam ser adotadas em São Paulo.
e) A instalação de linhas de ônibus e de metrô deve propiciar o desenvolvimento da área em que se encontram.
02 -
O fato de parte de moradores de Higienópolis recusar a instalação de uma nova estação de metrô na avenida Angélica é justificável, uma vez que
a) o isolamento em condomínios fechados é preferível para eles.
b) o poder público não desmentiu a possível degradação do espaço público com a instalação do metrô.
c) a chegada de transporte de massas não traria melhoria para a região.
d) não há público para o uso dessa linha de metrô.
e) eles usam mais seus carros e não necessitam do metrô.
03
Leia os seguintes enunciados:
I. Partindo de um fato noticioso – a reação de
moradores diante da intenção da Prefeitura de São
Paulo em construir uma estação do metrô na avenida
Angélica –, o autor questiona a eficiência do transporte público na cidade.
II. Para o autor, a valorização do transporte coletivo urbano está atrelada a aspectos estruturais e arquitetônicos das estações de metrô e pontos de ônibus.
III. A informação sobre o número de habitantes da cidade de Istambul e a comparação do Brasil com a Turquia permitem que o leitor avalie a possibilidade de iniciativas para a melhoria do transporte coletivo em São Paulo.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I e II.
b) I e III.
c) II.
d) II e III.
e) III.
b) I e III.
c) II.
d) II e III.
e) III.
04
Assinale a opção que NÃO se pode pressupor do texto.
a) O transporte de massas em São Paulo pode degradar a paisagem urbana.
b) Os pontos de ônibus do corredor da Rebouças dificultam o trânsito.
c) Em Istambul, as estações de monotrilho não reduziram os espaços para os carros.
d) Numa cidade de 16 milhões de habitantes em um país emergente não se espera o cuidado com os abrigos, bancos e iluminação.
e) A criação de corredores de ônibus bem asfaltados e servidos por diversas linhas é condição necessária, mas não suficiente.
05
No texto, o segmento que NÃO expressa uma avaliação do autor é
a) [...] à parte o gosto exacerbado dos paulistanos por levantar muros [...] (linhas 8 e 9)
b) [...] a avenida ficou menos tétrica, quase bonita. (linha 28)
c) [...] a imagem do engarrafamento e da bagunça vira um desastre de relações públicas. (linhas 31 e 32)
d) Em Istambul, monotrilhos foram instalados no nível da rua, como os “trams” das cidades alemãs e suíças. (linhas 33 a 35)
e) Se forem como os antigos bondes, ótimo. (linhas 47 e 48)
06
No texto, “gente diferenciada” é equivalente a
a) Brasil real. (linha 10)
b) poder público. (linha 10)
c) relações públicas. (linha 32)
d) motoristas. (linha 40)
e) moradores. (linha 45)
07 Em sentido amplo, a relação de causa e efeito nem sempre é estabelecida por conectores (porque, visto que, já que, pois etc). Outros recursos também são usados para atribuir relação de causa e efeito entre dois ou mais segmentos. Isso ocorre nas opções abaixo, EXCETO em
a) [...] a abertura de uma estação de metrô na avenida Angélica traria “gente diferenciada” ao bairro. (linhas 2 a 4)
b) [...] a escuridão afugenta pessoas à noite [...]. (linhas 22 e 23)
c) A instalação de linhas de monotrilho ou de corredores de ônibus precisa vitaminar uma área [...]. (linhas 25 e 26)
d) Quando as grades da Nove de Julho foram retiradas, a avenida ficou menos tétrica [...]. (linhas 27 e 28)
e) [...] a imagem do engarrafamento e da bagunça vira um desastre de relações públicas. (linhas 31 e 32)
08
A possível instalação de uma estação do metrô na avenida
Angélica e a reação por parte de moradores de Higie -
nópolis gerou muita polêmica e manifestações, que fo -
ram veiculadas na mídia impressa e virtual. Assinale a
opção, cuja manifestação NÃO constitui uma ironia.
a) “Só ando de metrô em Paris, Nova York e Londres”(cartaz que integrava uma manifestação contra a mudança da futura estação do metrô da avenida
Angélica para a avenida Pacaembu).
b) “Nós queremos o metrô sim. Mas ele tem que ser condizente com o nível do bairro. Portanto, exigimos uma ligação direta com Alphaville, Morumbi e Veneza, na Itália.” (frase de um participante de uma manifestação contra a mudança da futura estação do metrô da avenida Angélica para a avenida Pacaembu).
c) “É tão fácil resolver problema, gente: faz uma entrada social e uma de serviço.” (Luísa Tieppo, no Twitter)
d) “Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada...” (moradora de Higienópolis,
em reportagem da Folha, 13/08/2010).
e) “Não se esqueçam dos sacos de lixo. Somos diferen ciados, mas somos limpinhos” (convite virtual divulgado no Facebook para o “Churrascão da Gente Diferenciada”, uma manifestação contra a mudança da futura estação do metrô da avenida Angélica para a avenida Pacaembu).
09
Considere as correlações entre o Texto 1 e a tirinha exposta abaixo.
http:/novacharges.wordpress.com
I. O personagem que fala tem uma postura semelhante à de parte de moradores de Higienópolis em relação às pessoas que representariam a “gente diferenciada”.
II. Os personagens que se encontram fora do carro no segundo quadro corresponderiam à “gente diferenciada” a que se refere parte dos moradores de Higienópolis.
III. No segundo quadro, o carro seria comparável aos muros e fortalezas que separam parte dos moradores de Higienópolis do “Brasil real”.
Estão corretas:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II, apenas.
d) II e III, apenas.
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