terça-feira, 5 de junho de 2012

VERBOS IRREGULARES

VERBOS IRREGULARES
Verbos irregulares são aqueles que, em algumas formas, apresentam modificações no radical, afastando-se, assim, do modelo da conjugação a que pertencem.
Exemplo:
verbo dormir > radical= dorm-
Na primeira pessoa do singular do presente do indicativo muda para durm-
Eu durmo
O verbo fazer tem seu radical faz-, mas apresenta alterações. Exemplo:
Na conjugação eu faç-o( presente do indicativo)
quando eu fiz-er ( presente do subjuntivo)

MAIS VERBOS IRREGULARES
Observe  a alteração do radical
 Ser( sou, fui, serei)
 Ter( tenho, tive, terei, tiver)
 Haver( hei, houve, haverei, houver)
 Dizer( digo, disse, direi, disser)
 Fazer( faço, fiz, farei, fizer)
Trazer( trago, trouxe, trarei, trouxer)
 Caber( caibo, coube, caberei, couber)
Saber( sei, soube, saberei, souber)
 Ver ( venho, vim, virei, vier)
 Poder ( posso, pude, poderei, puder)
Crer ( creio, cri, crerei)
 Querer ( quero, quis, quererei, quiser)
 Perder( perco, perdi, perderei)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...