quinta-feira, 7 de junho de 2012

VERBOS REGULARES

VERBOS REGULARES
São aqueles que NÃO apresentam alteração no radical. Exemplo:
Verbos de primeira conjugação: terminados em -ar
Cantar- radical CANT-
Cant-o; cant-ava; cant-ei; cant-arei; quando eu cant-ar; se eu cant-asse
Trabalhar - radical TRABALH-
Trabalh-o; trabalh-ava; trabalh-ei; trabalh-arei; se eu trahalh-asse.

Verbos de segunda conjugação: terminados em  -er
Correr - radical CORR-
Corr-o, corr-ia; corr-i, corr-erei, se eu corr-esse.
Perceber - radical PERCEB-
Perceb-o, perceb-ia, perceb-i, percebe-erei, se eu perceb-esse.

Verbos de terceira conjugação:  terminados em -ir
Permitir - radical PERMIT-
permit-o; permit-ia; permit-i; permit-rei; permit-isse
Partir - radical PART-
Part-o; part-ia; part-i; part-irei; part-isse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...