classes de palavras
Exercícios
1. "Ele é o homem, eu sou apenas uma mulher."
Nesses versos, reforçava-se a oposição entre os termos homem e mulher.
a) Identifique os recursos lingüísticos utilizados para provocar esse reforço.
b) Explique por que esses recursos causam tal efeito.
b) Explique por que esses recursos causam tal efeito.
2. A palavra homem aparece duas vezes na frase que segue, com significados diferentes. Explique essa diferença."Suponho que nunca teria visto um homem e não sabia, portanto, o que era o homem." (Machado de Assis)
3. Indique o erro quanto ao emprego do artigo.
a) Em certos momentos, as pessoas as mais corajosas se acovardam.
b) Em certos momentos, as pessoas mais corajosas se acovardam.
c) Em certos momentos, pessoas as mais corajosas se acovardam.
d) Em certos momentos, as mais corajosas pessoas se acovardam.
a) Em certos momentos, as pessoas as mais corajosas se acovardam.
b) Em certos momentos, as pessoas mais corajosas se acovardam.
c) Em certos momentos, pessoas as mais corajosas se acovardam.
d) Em certos momentos, as mais corajosas pessoas se acovardam.
4. Assinale a alternativa em que há erro.
a) Li a noticia no Estado de S. Paulo.
b) li a noticia em O Estado de S. Paulo.
c) Essa notícia, eu a vi em A Gazeta.
d) Vi essa notícia em A Gazeta.
e) Foi em O Estado de S. Paulo que li a notícia.
a) Li a noticia no Estado de S. Paulo.
b) li a noticia em O Estado de S. Paulo.
c) Essa notícia, eu a vi em A Gazeta.
d) Vi essa notícia em A Gazeta.
e) Foi em O Estado de S. Paulo que li a notícia.
5. Em qual das alternativas o artigo definido feminino corresponderia a todos os substantivos?
a) sósia, doente, lança-perfume
b) dó, telefonema, diabete
c) CIã, eclipse, pijama
d) cal, elipse, dinamite
e) champanha, criança, estudante
6.Unicamp
Respostas clique aqui
a) sósia, doente, lança-perfume
b) dó, telefonema, diabete
c) CIã, eclipse, pijama
d) cal, elipse, dinamite
e) champanha, criança, estudante
6.Unicamp
Há notícias que são de interesse público e há notícias que
são de interesse do público. Se a celebridade "x" está saindo com o
ator "y", isso não tem nenhum interesse público. Mas, dependendo de
quem sejam "x" e "y", é de enorme interesse do público, ou
de um certo público (numeroso), pelo menos.
As decisões do Banco Central para conter a inflação têm
óbvio interesse público. Mas quase não despertam interesse, a não ser dos
entendidos.
O jornalismo transita entre essas duas exigências, desafiado
a atender às demandas de uma sociedade ao mesmo tempo massificada e segmentada,
de um leitor que gravita cada vez mais apenas em torno de seus interesses
particulares.
(Fernando Barros e Silva, O jornalista e o assassino. Folha
de São Paulo (versão on line), 18/04/2011. Acessado em 20/12/2011.)
a) A palavra público é empregada no texto ora como
substantivo, ora como adjetivo. Exemplifique cada um desses empregos com
passagens do próprio texto e apresente o critério que você utilizou para fazer
a distinção.
b) Qual é, no texto, a diferença entre o que é chamado de
interesse público e o que é chamado de interesse do público?
7.UNICAMP
A breve tira a seguir fornece um bom exemplo de como o
contexto pode afetar a interpretação e até mesmo a análise gramatical de uma
sequência linguística.
a) Supondo que a fala da moça fosse lida fora do contexto
dessa tira, como você a entenderia?
b) Se a fala da moça fosse considerada uma continuação da
fala do rapaz, poderia ser entendida como uma única palavra, de derivação não
prevista na língua portuguesa. Que palavra seria e o que significaria?
c) As duas leituras possíveis para a fala da moça não estão
em contradição; ao contrário, reforçam-se. O que significará essa fala, se
fizermos simultaneamente as duas leituras?
Respostas clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário