domingo, 17 de novembro de 2013

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA



 10 exercícios de análise sintática com gabarito comentado.

1.Na oração: “Foram chamados às pressas todos os vaqueiros da fazenda vizinha”, o núcleo do sujeito é:
a) todos;
b) fazenda;
c) vizinha;
d) vaqueiros;
e) pressas.

2. Assinale a alternativa em que o sujeito está incorretamente classificado:
a) chegaram, de manhã, o mensageiro e o guia (sujeito composto);
b) fala-se muito neste assunto (sujeito indeterminado);
c) vai fazer frio à noite (sujeito inexistente);
d) haverá oportunidade para todos (sujeito inexistente);
e) não existem flores no vaso (sujeito inexistente).

3.Em “Éramos três velhos amigos, na praia quase deserta”, o sujeito desta oração é:
a) subentendido;
b) claro, composto e determinado;
c) indeterminado;
d) inexistente;
e) claro, simples e determinado.

4.Marque a oração em que o termo destacado é sujeito:
a) houve muitas brigas no jogo;
b) Ia haver mortes, se a polícia não interviesse;
c) faz dois anos que há bons espetáculos;
d) existem muitas pessoas desonestas;
e) há muitas pessoas desonestas.

5. Indique a única frase que não tem verbo de ligação:
a) o sol estava muito quente;
b) nossa amizade continua firme;
c) suas palavras pareciam sinceras;
d) ele andava triste;
e) ele andava rapidamente.

6. Considere a frase: “Ele andava triste porque não encontrava a companheira”, os verbos grifados são respectivamente:
a) transitivo direto – de ligação;
b) de ligação – intransitivo;
c) de ligação – transitivo – indireto;
d) transitivo direto – transitivo indireto;
e) de ligação – transitivo direto.

7.Na praça deserta um homem caminhava – o sujeito é:
a) indeterminado;
b) inexistente;
c) simples;
d) oculto por elipse;
e) composto.

8.Na oração: ”Anunciaram grandes novidades” – o sujeito é:
a) simples;
b) composto;
c) indeterminado;
d) elíptico;
e) inexistente.

9. “O toque dos sinos ao cair da noite era trazido lá da cidade pelo vento”. O termo grifado é:
a) sujeito;
b) objeto direto;
c) objeto indireto;
d) complemento nominal;
e) agente da passiva.

10.“Eu andava satisfeito com o mundo e comigo mesmo”, o período é:
a) simples;
b) composto por coordenação;
c) composto por subordinação;
d) composto por coordenação e subordinação;
e) composto de duas orações.

11.Ex-estrela em __________ (ascensão/acensão/assenção) no obscurantista Partido Comunista que governa a China, o então líder Bo Xilai foi condenado na semana passada à prisão perpétua __________ (sob/sobre) acusação de corrupção. Ainda que a classe média chinesa continue a ver “motivação política” na condenação, a prisão perpétua pareceu satisfazer uma nação na qual impera o autoritarismo burocrático no poder.
(IstoÉ, 02.10.2013. Adaptado)
a) Transcreva, dentre os termos em parênteses, aqueles que completam corretamente as lacunas do texto.
b) A expressão prisão perpétua aparece duas vezes no texto. Em cada uma delas, qual a sua função na sintaxe do período?

 GABARITO COMENTADO AQUI

22 comentários:

  1. Olá Fátima;
    Gosto muito do seu Blog. Vejo sempre suas postagens, e, às vezes utilizo alguns dos seus exercícios. Obrigada, e parabéns!
    Dagmar.

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  2. Professora...
    bom dia.

    A seguinte sentença: "Não aperte meu braço".

    À princípio, o pronome possessivo "meu" parece ser um adjunto adnominal, mas, conforme Napoleão Mendes de Almeida, é um objeto indireto, pois reescrevendo a oração, teríamos: "Não me aperte o braço" e esta partícula "me" é um pronome oblíquo na função de objeto indireto - um dativo de interesse no Latim.

    Gostaria, se possível, que esclarecesse o caso.

    Grato
    Riva Lopes

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    1. Riva, trata-se de construções diferentes:
      Em "Não aperte meu braço", temos meu braço com objeto direto do verbo apertar(transitivo direto) braço é núcleo do objeto direto e meu é adjunto adnominal de braço.

      Em "Não aperte-me o braço", braço continua sento objeto direto e o pronome me assume o valor possessivo, pois equivale a meu braço(me seria adjunto adnominal de braço, mesma função que exerceria o pronome meu)
      Outro exemplo.
      Cortaram-me o cabelo ( me= meu)

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  3. Fátima gostei muito do seu blog. Por favor lhe darei um conselho e quero que siga: crie ++++++++++++ blogs pois com isso, você está ficando "famosa" e ajudando d++++++++ a gente.

    Gabriel. 12 anos
    VLW

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  4. Obrigada, Gabriel, veja também http://www.leituraememoria.blogspot.com.br/

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  5. Fátima obrigada você me ajudou muito com essas atividades!

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  6. Fátima muito obrigada você me ajudou muito tenho certeza que agora minhas notas de Lingua Portuguesa irão melhorar!

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  7. Fátima obrigada você me ajudou muito com essas atividades!

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  8. Fátima, meu filho está fazendo o sétimo ano, queria sugestão de uma gramática para que eu possa ajudá-lo. obrigada

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    1. Olá Rozana,gosto desta gramática para o ensino fundamental II http://www.livrariacultura.com.br/p/gramatica-texto-reflexao-e-uso-volume-unico-ensino-fundamental-ii-integrado-30374679

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  9. Willian Cereja e Tereza Cochar Magalhães - Gramatica reflexão e uso. Veja em outras editoras , talvez encontre melhor preço. Um abraço e volte sempre ao Blog.

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  10. Obrigado Realmente Me Ajudou Muito Fátima Agradecido!!

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  11. obrigado, esses exercicios vam me ajudar na prova do concuros que vou prestar.

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  12. olá,tenho 12 anos e fiz esses exercícios e não errei nada,estes exercícios me ajudaram muito.Obrigada

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  13. olá,tenho 12 anos e fiz esses exercícios e não errei nada,estes exercícios me ajudaram muito.Obrigada

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  14. adorei os exercicios eles me ajudaram muito a estudar tem mais de analise sintatica para o setimo ano

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  15. Obrigada, me ajudou muito para estudar, esclareceu várias dúvidas.

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