Parábola do Semeador
Mateus 13:1-22
3."O semeador saiu a semear.
4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.
6. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
7. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
8. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.
9. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! " Mateus 13:1-9
Explicação da parábola do Semeador Mateus 13:18-22
18 "Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador:
19 Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
20 Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.
21 Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.
22 Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.
23 E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um".
Questões de interpretação de texto:
1. Quem é o semeador? O que são as sementes ?
2.O que a terra representa?
3. Que tipo de terra você pretende ser durante nosso curso?
4. Quais frutos você pretende colher durante nossas aulas?
5. Preste atenção às expressões " a terra não era profunda "
" porque não tinham raiz". Explique o seu significado.
6. V 9. O que significa " quem tem ouvidos para ouvir, ouça!"
7. Qual o significado de "portanto"?
8. No versículo 19, explique o valor da expressão "e não a entende".
9. No v. 21 o que acontece com quem não tem raiz?
10. Dê alguns exemplos " das preocupações desta vida"
11. Quais as consequências dessas preocupações?
12. Ter riquezas é um problema? Explique
13 Explique o significado da expressão "trinta, sessenta e cem por um".
Estudo da língua
1. 1.Vamos falar sobre verbos ( tempo e modo)
2 2. Em que tempo está a maioria dos verbos? Por quê?
3 3. E o modo do verbo?
4 4. Conjunções são muito importantes na interpretação do texto, pois são recursos linguísticos que garantem a coesão(união) de períodos e parágrafos.
Veja alguns exemplos: porque, mas, portanto, todavia
5.5. Além das conjunções, usamos pronomes, advérbios, sinônimos, entre outros recursos a fim de substituir palavras e evitar a repetição desnecessária.No v.4, a palavra dela substitui qual palavra na frase?
8 6.Sentido das palavras no texto. Há palavras que aparecem no texto, várias vezes, com sentido gramatical diferente.No v. 22 a letra a se repete a palavra, a sufocam e tornando-a.O sentido é o mesmo?
7. Reescreva a Parábola do Semeador com suas palavras, sem mudar o sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário