terça-feira, 19 de julho de 2022

A Parábola do Semeador

 

Parábola do Semeador



Mateus 13:1-22


 3."O semeador saiu a semear.

4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.
5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.
6. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
7. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
8. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.
9. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! "  
Mateus 13:1-9

Explicação da parábola do Semeador Mateus 13:18-22

18 "Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador:
19 Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
20 Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.
21 Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.
22 Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.
23 E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um".

Questões de interpretação de texto:

1. Quem é o semeador?  O que são as sementes ?

2.O que a terra representa?

3. Que tipo de terra você pretende ser durante nosso curso?

4.  Quais frutos você pretende colher durante nossas aulas?

5.  Preste atenção às expressões " a terra não era profunda " 

" porque não tinham raiz". Explique o seu significado. 

6. V 9. O que significa " quem tem ouvidos para ouvir, ouça!"

7. Qual o significado de "portanto"?

8. No versículo 19, explique o valor da expressão "e não a entende".

9. No v. 21 o que acontece com quem não tem raiz?

10. Dê alguns exemplos " das preocupações desta vida" 

11. Quais as consequências dessas preocupações?

12. Ter riquezas é um problema? Explique

13    Explique o significado da expressão "trinta, sessenta e cem por um".

Estudo da língua

1.     1.Vamos falar sobre verbos ( tempo e modo)

2    2. Em que tempo está a maioria dos verbos? Por quê?

3     3. E o modo do verbo?

4     4. Conjunções são muito importantes na interpretação do texto, pois são recursos linguísticos que garantem a coesão(união) de períodos e parágrafos. 

      Veja alguns exemplos: porque, mas, portanto, todavia

5.5. Além das conjunções, usamos pronomes, advérbios, sinônimos, entre outros recursos a fim de substituir palavras e evitar a repetição desnecessária.No v.4, a palavra dela substitui qual palavra na frase?


8 6.Sentido das palavras no texto. Há palavras que aparecem no texto, várias vezes, com sentido gramatical diferente.No v. 22 a letra a se repete a palavra, a sufocam e tornando-a.O sentido é o mesmo?

7. Reescreva a Parábola do Semeador com suas palavras, sem mudar o sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...