Como redigir um texto dissertativo-argumentativo
Esquema básico:
1. Leia atentamente a proposta
2. Pressupostos e argumentos:
- Pressuposto: ponto de partida; é como você trabalha as ideias sobre o tema , isto é, frases que resumem o que você entendeu do tema. É o pressuposto que organiza a argumentação. Vamos supor que seja "causas e consequências do abuso sexual na infância ou adolescência. "
- Argumento: discussão dos pressupostos.
Eis alguns pressupostos possíveis:
1. A maioria dos casos de abuso infantil acontece no âmbito da própria família.
2. É lamentável que muitos casos não sejam denunciados.
Se houver coletânea de apoio, não a copie nem a parafraseie, crie seu próprio texto com base no que você leu sobre o assunto. No início, não se preocupe tanto em ordenar as ideias; isso você fará quando começar o rascunho do seu texto. A estrutura do texto dissertativo é dividida em
I Introdução
Elabore um parágrafo com 2 ou 3 períodos, apenas citando os pressupostos. Exemplo.
Muito se tem falado sobre o abuso sexual na infância ou na adolescência . Esse crime hediondo deixa marcas profundas na criança.Muitas vezes, o ato acontece no seio da própria família ou vizinhança, praticado por tios, primos ou amigos próximos. Além disso, é triste constatar que a maioria dos casos não são denunciados, ficando impune o agressor.
Sua introdução está pronta.
II.Desenvolvimento;
Cada pressuposto deve ser argumentado em apenas um parágrafo no desenvolvimento.Não misture os argumentos, pois isso gera falta de coesão e coerência. Discuta pontos de vista próprios e apresente provas convincentes.
Faça algumas perguntas a si mesmo.
Como isso acontece? Quais as causas e consequências de tal ato?Meu argumento é coerente? Não estou fugindo da proposta? Estou defendendo meu ponto de vista?
Observação
Cada parágrafo do desenvolvimento deve conter:
afirmação, explicação, exemplificação, conclusão ou fechamento.
Antes de mudar de parágrafo, observe se você está usando os conectivos corretos para ligá-los a fim de manter a coesão do texto.
III. Conclusão
Apenas 1 parágrafo para fechar o texto; não adicione uma ideia nova na conclusão.
Se houver proposta de intervenção, veja se ela é pertinente com o conteúdo discutido.
Algumas expressões usadas na conclusão:
Portanto,
Em vista disso...
Dessa forma...
bibliografia consultada:
Valença, Ana:lendo e argumentando/ AnaValença Denise Porto /cardoso, Sonia Maria Machado: coordd. Antonio Carlos Viana, - São Paulo: Scp, 1998ione
Nenhum comentário:
Postar um comentário