sábado, 5 de novembro de 2022

Dicas de redação 2


 

Como redigir um texto dissertativo-argumentativo

Esquema básico:

1. Leia atentamente a proposta

2. Pressupostos e argumentos:

Pressuposto: ponto de partida; é como você trabalha as ideias sobre o tema , isto é, frases que resumem o que você entendeu do tema. É o pressuposto que organiza a argumentação. Vamos supor que seja "causas e consequências do abuso sexual na infância ou adolescência. "

Argumento: discussão dos pressupostos.

Eis alguns pressupostos possíveis:

1. A maioria dos casos de abuso infantil acontece no âmbito da própria família.

2. É lamentável que muitos casos não sejam denunciados.

Se houver coletânea de apoio, não a copie nem a parafraseie, crie seu próprio texto com base no que você leu sobre o assunto. No início, não se preocupe tanto em ordenar as ideias; isso você fará quando começar o rascunho do seu texto. A estrutura do texto dissertativo é dividida em 

I Introdução

Elabore um parágrafo com 2 ou 3 períodos, apenas citando os pressupostos. Exemplo.

Muito se tem falado sobre o abuso sexual na infância ou na adolescência . Esse crime hediondo deixa marcas profundas na criança.Muitas vezes, o ato acontece no seio da própria família ou vizinhança, praticado por tios, primos ou amigos próximos. Além disso, é triste constatar que a maioria dos casos não são denunciados, ficando impune o agressor. 

Sua introdução está pronta.

II.Desenvolvimento;

 Cada pressuposto deve ser argumentado em apenas um parágrafo no desenvolvimento.Não misture os argumentos, pois isso gera falta de coesão e coerência. Discuta pontos de vista próprios e apresente provas convincentes.

Faça algumas perguntas a si mesmo.

Como isso acontece? Quais as causas e consequências de tal ato?Meu argumento é coerente? Não estou fugindo da proposta? Estou defendendo meu ponto de vista?

Observação

Cada parágrafo do desenvolvimento deve conter:

afirmação, explicação, exemplificação, conclusão ou fechamento.

 Antes de mudar de parágrafo, observe se você está usando os conectivos corretos para ligá-los a fim de manter a coesão do texto.  

III. Conclusão

Apenas 1 parágrafo para fechar o texto; não adicione uma ideia nova na conclusão.

Se houver proposta de intervenção, veja se ela é pertinente com o conteúdo discutido.

Algumas expressões usadas na conclusão:

Portanto,

Em vista disso...

Dessa forma...

bibliografia consultada:

Valença, Ana:lendo e argumentando/ AnaValença Denise Porto /cardoso, Sonia Maria Machado: coordd. Antonio Carlos Viana, - São Paulo: Scp, 1998ione

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...