| EsPCEx 2011|2012
Português | Redação | Literatura
QUESTÃO 01
Assinale a alternativa correta, em relação ao significado dos termos em negrito e sublinhados.
a) "O conto é bem curto." (qualidade)
b) "Eu até aceitaria seu presente, se não fosse tão caro." (modo)
c) "Até as palavras não ditas possuem uma magia para aliviar a alma." (intensidade)
d) "Até as palavras não ditas possuem uma magia para aliviar a alma." (direção)
e) "Ficarei esperando você, ansiosa, até o amanhecer." (tempo)
QUESTÃO 02
"Nunca escreva um anúncio que você não gostaria que sua família lesse. Você não contaria mentiras para a sua própria esposa. Não conte para minha."
(David Ogitvy)
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego das formas verbais.
a) Caso a autor da frase preferisse usar o pronome tu, as formas verbais corretas seriam, respectivamente, escrevas, gostarias, lesses, contarias, conteis.
b) verbos escreva, contaria e conte estão sendo usados no pretérito perfeito do indicativo.
c) Se autor tivesse escolhido o pronome nós, as formas verbais corretas seriam, respectivamente, escrevemos, gostaríamos, lesses, contaríamos, contamos.
d) Os verbos gostaria e lesse estão sendo usados, respectivamente, no futuro do pretérito do indicativo e no pretérito imperfeito do subjuntivo.
e) Os verbos escreva e conte, se conjugados no imperativo afirmativo, na terceira pessoa do plural, teriam, respectivamente, as seguintes formas: escrevais e conteis.
QUESTÃO 03
Identifique a alternativa correta quanto à classificação das palavras em negrito e sublinhadas, na ordem em que aparecem, presentes no trecho de O Apólogo, de Machado de Assis:
"Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela." [...]
a) conjunção integrante, conjunção integrante, conjunção final.
b) conjunção integrante, conjunção integrante, pronome relativo.
c) conjunção condicional, conjunção causal, conjunção integrante.
d) pronome relativo, conjunção integrante, conjunção integrante.
e) conjunção condicional, pronome relativo, pronome relativo.
QUESTÃO 04
"Quando eu passo no Saara amortalhada...
Ai! dizem: "Lá vai África embuçada
No seu branco albornoz..."
Nem vêem que o deserto é meu sudário,
Que o silêncio campeia solitário
Por sobre o peito meu.
(...)”
No texto, extraído de Vozes d'África, de Castro Alves, encontramos a seguinte figura
de linguagem:
a) Catacrese b) Assíndeto c) Anacoluto d) Polissíndeto e) Prosopopéia
QUESTÃO 05
Leia o trecho abaixo e responda a questão a seguir
"Pobre velha música!
Não sei por que agrado,
Enche-se de lágrimas
Meu olhar parado."
O sujeito de "enche-se", no 3° verso é
a) pobre velha música b) lágrimas c) meu olhar parado d) música e) eu
QUESTÃO 06
Na frase "Se o ____, avisa-me.", a alternativa que completa corretamente a frase é:
a) veres b) vir c) reverdes d) vires e) ver
QUESTÃO 07
Assinale a alternativa em que a passagem do imperativo afirmativo para o imperativo negativo está correta.
a) Sai daqui. / Não saies daqui.
b) Deixai vir a mim as crianças. / Não deixeis vir a mim as crianças.
c) O pão nosso nos dai hoje. / O pão nosso não nos dês hoje.
d) Escreve ao diretor. / Não escreva ao diretor.
e) Apõe a assinatura! / Não aponheis a assinatura!
QUESTÃO 08
Assinale a oração cujo sujeito é inexistente.
a) Houve-se muito bem o rapaz na prova.
b) Havia falado sobre tal assunto.
c) Há de existir uma solução.
d) Não há possibilidade de êxito.
e) Havia-o por louco.
QUESTÃO 09
"Foram-se os deuses, foram-se, em verdade;
Mas das deusas alguma existe, alguma
Que tem teu ar, a tua majestade,
Teu porte e aspecto, que és tu mesma, em suma."
O fragmento acima, quanto à versificação, está classificado corretamente em qual das alternativas?
a) rima alternada; verso livre
b) rima emparelhada; verso branco
c) rima interpolada; verso tradicional
d) rima rara; verso branco
e) rima alternada; verso tradicional
QUESTÃO 10
Em "Não me leves para o mar.", quanto ao sentido, a frase é
a) optativa. b) imprecativa. c) declarativa. d) imperativa. e) exclamativa
QUESTÃO 11
Leia o fragmento a seguir e responda a questão 11.
"Quando saí do tribunal, vim pensando na frase do Lopes, e pareceu-me entendê-la. 'Suje-se gordo!' era como se dissesse que o condenado era mais que ladrão, era um ladrão reles, um ladrão de nada." ASSIS, Machado. Relíquias de Casa Velha.
Em "...vim pensando...", quanto ao aspecto verbal, a expressão é uma perífrase
a) incoativa. b) durativa. c) pontual. d) descontínua. e) conclusiva.
QUESTÃO 12
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
a) cotelaria - majestade - giló - continue - viajem
b) miçanga - dansar - ganço - possues – cafajeste
c) chuchu - pajem - exceção - escárnio - atravéz
d) cachimbo - capixaba - caxumba - coturno – vicissitude
e) esteriótipo - analisar - catalizador - gesso – entopir
QUESTÃO 13
Em "Uns diziam que se matou, outros, que fora para o Acre.", a vírgula em destaque, colocada depois da palavra "outros", foi empregada do mesmo modo na alternativa:
a) "O amor, isto é, o mais forte e sublime dos sentimentos..."
b) “A História, diz Cícero, é a mestra da vida."
c) "O dinheiro, Jaime o trazia escondido nas mangas do paletó."
d) "Eis que, aos poucos, lá para as bandas do oriente, clareia um cantinho do céu."
e) "As mãos eram pequenas e os dedos, finos e delicados."
QUESTÃO 14
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na
seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as
mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem
denominada
a) fática. b) poética. c) emotiva. d) referencial.
e) metalinguística.
QUESTÃO 15
Quanto à estrutura e formação de palavras, assinale a alternativa correta.
a) Perfeição e percurso são palavras cognatas.
b) Em combatente, ocorre derivação parassintética.
c) A palavra pontiagudo é formada por justaposição.
d) Em exportar e êxodo, os prefixos têm sentido correspondente.
e) Em hipótese, o prefixo indica "antes, anterioridade".
QUESTÃO 16
Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas do texto a seguir:
Estar ob_ e_ ivamente ob_ ecado pela beleza dessa mulher tra_ sempre uma sensação de impotência, e_ e_ ão feita quando, em raras vezes, ela olha para mim e sorri.
a) c - ss - c - z - xc – ç b) s - c - c - z - xc - ç
c) s - ss - c - z - xc – ç d) c - ss - c - z - xc - ç
e) s - ss - s - z - xc - ç
QUESTÃO 17
Assinale a única alternativa em que o pronome relativo onde está corretamente empregado.
a) Criou-se uma situação embaraçosa, onde as pessoas não sabiam o que dizer diante da presença do presidente da empresa.
b) O arqueólogo relatou uma crença, onde se acredita que alguns homens possuem o poder de se transformar em jaguares durante a noite.
c) Durante o evento, as pessoas respiravam uma tal felicidade, onde até o mal humorado do chefe contagiava-se.
d) Não gosto de cidades onde faltam aspectos básicos como abastecimento regular de água e de eletricidade.
e) O professor nos apresentou uma condição onde o trabalho não terá sentido.
QUESTÃO 18
"Língua torta: portão menor que porta."
Observando-se a frase acima, de Millôr Fernandes, pode-se inferir que
a) a forma -ão não necessariamente funciona como sufixo aumentativo, como no caso da palavra irmão, por exemplo. Sendo assim, porta e portão são palavras completamente distintas e, portanto, a frase de Millôr Fernandes não faz sentido.
b) a frase está em sentido denotativo e quer mostrar que, ao não dominar bem o próprio idioma, o falante mal consegue passar pelo portão da comunicação e, portanto, menos ainda conseguirá quando a exigência chegar a interpretações mais complexas.
c) a forma portão, por ter o sufixo aumentativo -ão, indica aumento, ou seja, uma porta grande. Como existem portões menores que a forma normal porta, Millôr conclui que, nesse caso, a língua é torta, ou seja, defeituosa.
d) o humorista faz uma brincadeira com o fato de a linguagem vir de dentro para fora na comunicação interpessoal. Sendo assim, para que as palavras entrem no mundo da comunicação, devem passar primeiramente pelo portão, representado pelos dentes, para só então entrarem pela porta, representada pela boca, cuja abertura, enquanto porta, é maior do que a da arcada dentária.
e) o pensador Millôr Fernandes, por trás de uma frase curta e rimada, quer nos levar a imaginar que, quando não se domina a linguagem, a primeira barreira, representada pelo termo portão, precisa ser ultrapassada sem medo, porque, depois dessa entrada dificultosa, todo o resto será mais fácil, já que é comum as portas se abrirem para aqueles que falam bem.
QUESTÃO 19
Leia o trecho abaixo:
"(Isto é talvez ridículo aos ouvidos
De quem, por não saber o que é olhar para as cousas,
Não compreende quem fala delas
Com o modo de falar que reparar para elas ensina.)"
Fernando Pessoa, O Guardador de Rebanhos
A preposição com pode assumir diferentes significados, de acordo com sua função na frase. Assinale a alternativa em que o sentido de com equivale ao do que se verifica no 4° verso da estrofe acima.
a) No princípio de 1869, voltou Vilela da província, onde casara com uma dama formosa e tonta; abandonou a magistratura e veio abrir banca de advogado. (Machado de Assis, A Cartomante)
b) D. António tinha cumprido o seu juramento de vassalo leal; e, com a consciência tranquila por ter feito o seu dever, (...) vivia feliz no seio de sua pequena família. (José de Alencar, O Guarani)
c) Era, porém, preciso assustar os sertões com o monstruoso espantalho de aço, ainda que se pusessem de parte medidas imprescindíveis. (Euclides da Cunha, Os Sertões)
d) E, pois, despediram-se amuados. Fabrício queria ainda demorar-se e mesmo ficar com Augusto, mas Leopoldo e Filipe o levaram consigo, à força. (Joaquim Manuel de Macedo, A Moreninha)
e) Quando o esculto saiu, levantei os tijolos de mármore do meu quarto, e com as mãos cavei aí um túmulo. (Alvares de Azevedo, Noite na Taverna)
QUESTÃO 20
"De sorte que os jagunços os assaltaram, de surpresa, antes da chegada, ao meio-dia, no Angico. Foi mais sério o ataque, ainda que não valesse o nome de combate, que mais tarde lhe deram."
(Euclides da Cunha, Os Sertões)
No trecho acima, a oração adverbial destacada expressa
a) causa. b) consequência. c) proporção. d) finalidade. e) concessão.
QUESTÃO 21
"Ao velho coitado
De penas ralado,
Já cego e quebrado,
Que resta? — Morrer.
Enquanto descreve
O giro tão breve
Da vida que teve,
Deixai-me viver!
Não vil, não ignavo.
Mas forte, mas bravo,
Serei vosso escravo:
Aqui virei ter.
Guerreiros, não coro
Do pranto que choro:
Se a vida deploro,
Também sei morrer."
Sobre os versos acima, é correto afirmar que são de um poema
a) indianista, caracterizado pelas cargas lírica, dramática, épica e pela perfeita utilização dos vários recursos da métrica, da musicalidade e do ritmo.
b) que é exemplo da melhor poesia barroca, quer na forma (decassílabos rimados), quer na temática desenvolvida (os estados contraditórios da condição humana).
c) byroniano, impregnado de egocentrismo, negativismo, pessimismo e dúvida.
d) parnasiano que manifesta uma postura anti-romântica, impassível e impessoal.
e)simbolista, que expressa a purificação, por meio da qual o espírito atinge as regiões etéreas, o espaço infinito.
QUESTÃO 22
Sobre a segunda fase do Modernismo no Brasil, é correto afirmar que:
a) foi marcada pela exaltação da natureza, a volta ao passado histórico, o medievalismo e a criação do herói nacional na figura do índio.
b) se caracterizou pela linguagem rebuscada, culta, extravagante; pela valorização do pormenor mediante jogos de palavras.
c) representou um amadurecimento e um aprofundamento das conquistas da geração de 1922, resultando em uma literatura mais construtiva e mais politizada.
d) se caracterizou por ser uma literatura meramente descritiva e, como tal, sem grande valor literário, possuindo, portanto, somente interesse histórico.
e) seguiu os modelos clássicos greco-latinos e os renascentistas, retomando a mitologia pagã como elemento estético.
Questão 23
Sobre a narrativa de Clarice Lispector, pode-se afirmar que
a) se utiliza do fluxo de consciência, quebrando os limites espaço-temporais que tornam a obra verossímil.
b) mostra a dor e o sofrimento da mulher sertaneja, castigada pela seca e pelo preconceito social e cultural.
c) apresenta em sua obra recursos como o ritmo, aliterações, metáforas e imagens, retomando o movimento concretista.
d) recria a própria língua portuguesa, utilizando-se de termos em desuso, bem como neologismos.
e) foi fortemente marcada pelo Simbolismo do séc. XIX, de cunho documental.
QUESTÃO 24
Sobre a Literatura Brasileira, é correto afirmar que
a) A Moreninha apresenta uma descrição dos costumes do Rio de Janeiro imperial, à semelhança da maioria dos romances românticos urbanos.
b) o artista barroco não só reproduz um fragmento da vida, de acordo com suas inclinações pessoais, mas também o reproduz tal como viu, isto é, desfigurado.
c) Machado de Assis trabalha alguns adjetivos e imagens típicos da idealização da mulher, como bem representa a personagem Virgília.
d) a sátira constitui a parte mais original da prosa de Gregório de Matos ao criticar a sociedade carioca da época.
e) os trovadores portugueses, por sua origem provençal, limitaram-se à mera imitação.
QUESTÃO 25
Assinale a alternativa correta, quanto à Literatura Brasileira.
a) A primeira geração poética do Romantismo está voltada para a expressão dos próprios sentimentos e frustrações.
b) A fase de maturidade de Machado de Assis é essencialmente problematizadora; trata da questão existencialista.
c) Canaã é um romance de tese e integra a literatura dos jesuítas.
d) O Simbolismo é uma afirmação do Naturalismo (linguagem) e do Parnasianismo (estética).
e) O Barroco explora o antropocentrismo, resgatando características renascentistas: culto à forma e linguagem rebuscada.
QUESTÃO 26
Assinale a alternativa correta, quanto à Literatura Brasileira.
a) No final do séc. XIX e início do séc. XX, três tendências literárias caminhavam paralelas: o Romantismo, o Simbolismo e o Pré-Modernismo.
b) Em Os Lusíadas, o herói Bartolomeu Dias canta as glórias daqueles que conquistaram as Índias e edificaram o Império Português no Oriente.
c) No romance naturalista, o narrador não interfere na ação nem faz um julgamento das personagens: ele se limita a uma descrição objetiva da realidade.
d) O Simbolismo, por ser um movimento antilógico e antirracional, valoriza os aspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana.
e) Os escritores brasileiros do Arcadismo se rebelaram contra as rígidas normas da tradição clássica e apresentaram em suas obras aspectos totalmente diferentes daqueles preconizados pelas academias literárias.
QUESTÃO 27
“Reconstruir a cultura brasileira sobre bases nacionais; promover uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminar de vez o nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros" foram propostas defendidas, dentre outros, pelos modernistas da Primeira Fase,
a) Manuel Bandeira e Clarice Lispector.
b) Mário de Andrade e Oswald Andrade.
c) Graça Aranha e Monteiro Lobato.
d) Carlos Drummond de Andrade e Lima Barreto.
e) Euclides da Cunha e Monteiro Lobato.
QUESTÃO 28
Sobre a poesia da Segunda Geração modernista, é correto afirmar que
a) apresenta fortes características regionalistas, assim como a prosa do período.
b) valoriza as formas fixas, como o soneto, em detrimento à liberdade de expressão.
c) preocupa-se fundamentalmente com o sentido da existência humana.
d) apresenta forte tendência nacionalista e de crítica à realidade social brasileira.
e) é essencialmente experimentalista e inovadora quanto a temas e formas de expressão.
QUESTÃO 29
Assinale a alternativa que indica em qual das três partes em que foi dividida a obra Os Sertões pode ser encontrado um elaborado trabalho sobre a etnologia brasileira.
a) A Terra b) O Nordestino c) O Homem d) A Guerra e)A Luta
QUESTÃO 30
Sobre as obras relacionadas na coluna A, assinale a alternativa que completa corretamente a coluna B.
COLUNA A
(1) Senhora
(2) Memórias de um
sargento de
milícias
(3) O Ateneu
(4) Usina
(5) Quincas Borba
COLUNA B
( ) Obra totalmente inovadora para sua época, pode ser considerada o verdadeiro romance de costumes do Romantismo brasileiro, pois abandona a visão da burguesia urbana para retratar o povo em toda a sua simplicidade.
( ) Retrato da sociedade carioca da época do Segundo Reinado, o romance narra a história do relacionamento entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas, levando o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas e nos casamentos da época.
( ) Romance narrado em terceira pessoa, é uma análise da desagregação psicológica e financeira de Rubião, humilde professor do interior de Minas Gerais que recebe uma herança do criador de um sistema filosófico chamado Humanitismo. Rubião morre pobre e louco, acreditando ser Napoleão.
( ) O personagem Sérgio, já adulto, narra seu tempo de aluno em um colégio interno; a narrativa é feita em primeira pessoa, o que permite ao autor entrar no
complexo mundo das revelações que só se fazem à consciência.
( ) O romance retrata a decadência do engenho Santa Rosa, arrancado de suas bases por força do processo industrial, com máquinas de fábrica, com ferramentas enormes, com moendas gigantes, que suplantam a produção artesanal.
a) 2-1-5-4-3 b) 2-1-4-3-5 c) 1-5-2-3-4 d) 2-4-5-2-3 e) 2-1-5-3-4
Redação
A motivação dada, de autoria do filósofo francês Albert Camus, sugere que o candidato disserte sobre a importância da cultura como instrumento de manifestação aliado à liberdade de expressão.
Seria relevante, pois, enfatizar que a cultura é um caráter constitutivo do que se considera “sociedade”.
Vale ressaltar ainda que o conceito de “cultura” deveria ser observado, já que há uma tendência de valorizar-se uma determinada manifestação (considerada de prestígio)
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