quinta-feira, 19 de setembro de 2019

SIMULADO PORTUGUÊS


SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA
 01. QUESTÃO  - Assinale a alternativa em que ocorre um pleonasmo. 

A) “Dirão que as histórias que aqui relato são meras alucinações de contos de fada” 
B) “em sua labuta para adoçar as mazelas do povo” 
C) “trago notícias urgentes de um reino distante” 
D) “o que digo são coisas que tenho visto com os olhos que esta mesma terra um dia há de comer” 
E) “Os habitantes desta terra já tiraram todos os poderes do rei” 

 02. QUESTÃO  - “Os habitantes desta terra já tiraram todos os poderes do rei”.

Assinale a alternativa que expressa, na voz passiva, o conteúdo dessa oração.


A) Todos os poderes do rei já tiraram os habitantes desta terra.
B) Os habitantes desta terra já tiram todos os poderes do rei.
C) Os habitantes desta terra já foram tirados por todos os poderes do rei.
D) Todos os poderes do rei já foram tirados pelos habitantes desta terra.
E) Todos os poderes do rei já são tirados pelos habitantes desta terra.

 03. QUESTÃO  - “Há em Berlim uma casa que nunca fecha.”

No período em que está inserida, a oração destacada tem valor e função, respectivamente, de

A) advérbio e adjunto adverbial.
B) substantivo e sujeito.
C) adjetivo e adjunto adnominal.
D) substantivo e objeto direto.
E) adjetivo e predicativo.

 04. QUESTÃO  - “Ao se dirigirem às urnas os cidadãos reafirmam sua condição de igualdade perante um ato fundamental do Estado.”

Em seu contexto, o verbo destacado, na forma em que foi empregado, indica uma ação

A) usual, reiterada, no passado.
B) habitual, regular.
C) feita no instante em que o enunciado é apresentado.
D) contínua, extensa, no presente.
E) pontual, corriqueira, ordinária e sem importância.

 05. QUESTÃO  - “Tão logo firmado o princípio da igualdade política entre os indivíduos, regimes políticos baseados na tradição, na origem de classe ou na condição de status perderam a legitimidade.”

No período em que está inserida, a oração destacada expressa ideia de:

A) finalidade.
B) condição.
C) tempo.
D) consequência.
E) causa.

 06. QUESTÃO  - O sinal indicativo de crase está adequadamente usado em:

A) Os pesquisadores dedicaram um estudo sobre games à um conjunto de pessoas idosas.
B) Daqui à alguns anos, os pesquisadores pretendem verificar por que os games são viciantes para os jovens.
C) Muitos dos idosos pesquisados obtiveram resultados positivos e passaram à se comportar de nova maneira.
D) A escolha de um determinado game se deveu à preocupação dos pesquisadores com as características que tal jogo apresentava.
E) Os estudos dos efeitos dos jogos eletrônicos sobre os idosos vêm sendo realizados à vários anos.

 07. QUESTÃO  - Nas passagens “totalizando assim seis semestres consecutivos no vermelho”, “mostrou que o desemprego continua a se encorpar” e “A profusão de dados pintando um cenário contraditório”, os termos em destaque significam, respectivamente,

A) posteriores, firmar e relevância.
B) resultantes, fortalecer e disseminação.
C) seguidos, ampliar e abundância.
D) emparelhados, recrudescer e iminência.
E) próximos, amenizar e limitação.

 08. QUESTÃO  - Observe a manchete do site UOL

"O que nos faz imbecis?
Podemos emburrecer ao longo da vida, mas é reversível"
(uol. http://bit.ly/2e08yFs, 14.09.2016)

O processo de formação das palavras “emburrecer” e “reversível” também ocorre, respectivamente, nas palavras destacadas nos seguintes trechos

A) “o desemprego continua a se encorpar” e “Já o índice que mede a produção industrial”.
B) “Trata-se de uma reorganização” e “tornar a economia brasileira mais competitiva”.
C) “O país tenta se recompor” e “A profusão de dados pintando um cenário contraditório”.
D) “mostrou que o desemprego” e “enquanto grande parte da economia brasileira”.
E) “a cada novo dado econômico” e “registrou em julho a quinta alta consecutiva”.

 09 . QUESTÃO  - Assinale a alternativa em que a preposição “de” forma uma expressão indicativa de causa.

A) ... por que Alice viera atrasada e de olhos vermelhos.
B) ... e insistia com os olhos cheios de lágrimas.
C) – Sua gorda! disse Alice de repente, branca de raiva.
D) ... pegou o garfo e enfiou-o no pescoço de Alice.
E) Mas a gorda, mesmo depois de ter feito o gesto...
 10 . QUESTÃO  - Observe o trecho: “Almira continuava a querer saber por que Alice viera atrasada e de olhos vermelhos. Abatida, Alice mal respondia.”

Assinale a alternativa em que as expressões em destaque estão grafadas de acordo com a norma-padrão, respectivamente conforme aquelas observadas no trecho transcrito.

A) Ela perguntou por que não lhe telefonei. Fiquei confuso e constrangido com a pergunta e mal consegui olhar para ela e me explicar com convicção. 


B) Todos estavam realmente felizes por que ela resolvera viajar com o grupo. Estava ansiosa para contar para todos, e, mal chegaram, anunciou sua decisão. 


C) Era preciso saber o por que daquele mal-estar entre os amigos e talvez essa proesa coubesse a mim, que não representava para eles um mau companheiro.


D) Todos pensavam por que o casamento daqueles jorna - listas não tinha dado certo: talvez agora entre eles houvesse só amisade; o amor mal cuidado deixa de frutificar. 


E) Por que tentaram catequisar os índios, se eles eram, de fato, os verdadeiros e únicos donos da terra onde, mal entraram os portugueses, e já começou a exploração?

GABARITO

Um comentário:

  1. vou indicar para os alunos do período integral SP, boa abordagem aqui no blog, recomendo a leitura a todos os professores, execelente post

    ResponderExcluir

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...